Avançar para conteúdo principal

Quantos incentivos você tem para entrar em uma faculdade? Além de toda a sua família perguntando qual curso você vai fazer, existem outros motivos muito mais importantes para você pesquisar como conseguir bolsa de estudos em faculdades particulares e dar os primeiros passos rumo à universidade.

Aprender sobre uma área, começar uma carreira, entrar na vida universitária e conhecer novos colegas são razões que precisam ser levadas em consideração. Mas, mesmo com todos os motivos, ainda aparecem alguns empecilhos. Um deles é:

  • “De onde eu vou tirar toda essa grana pra pagar a mensalidade de Engenharia?”

Os cursos de ensino superior costumam ser bem caros, e isso pode atrapalhar os planos de todo mundo que quer entrar na faculdade. Saber como conseguir bolsa de estudos em faculdades particulares é o ponto inicial para não deixar a mensalidade atrapalhar o sonho da graduação.

A gente te mostra agora cinco formas de entrar na faculdade com bolsas de estudo que podem chegar até 100% de desconto! Já pensou em estudar de graça em universidades particulares? Então confere aí como.

Leia também: Três engenharias estão entre as carreiras mais procuradas do Brasil

Prouni

Se você é um dos milhões de brasileiros que fez ou vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já deve conhecer o Prouni, o Programa Universidade para Todos. Esse é o programa do Governo Federal que dá acesso às principais faculdades particulares do Brasil por meio de bolsas de estudo.

Para concorrer às vagas oferecidas no Prouni, você deve ter feito o Enem do ano anterior à abertura do processo seletivo. Por exemplo, apenas quem fez o Enem 2021 poderá se candidatar ao Prouni 2022.

O programa é uma forma que os alunos têm de estudar de graça em faculdades particulares. Isso porque ele oferece bolsas parciais, de 50% na mensalidade, e bolsas integrais, que dão 100% de desconto na mensalidade.

Mas há algumas condições para isso. A primeira já dissemos, que é ter feito o Enem no ano anterior. A segunda é sobre o desempenho na prova. Apenas quem tirou pelo menos 450 pontos no exame e não zerou na redação pode se candidatar às vagas do Prouni.

Os outros critérios são socioeconômicos. O Prouni é dedicado a pessoas com baixa renda familiar. Só podem participar desse processo seletivo estudantes que têm renda familiar menor que três salários mínimos e que tenham estudado em escola pública no ensino médio.

Leia também: Conheça as faculdades de Engenharia mais difíceis de entrar pelo Enem

Outros programas governamentais

O Prouni é um programa do Governo Federal. Mas você pode buscar bolsas oferecidas pelo governo do seu estado. A dica que podemos te dar é buscar na Secretaria Estadual de Educação do estado onde mora para saber mais sobre algum programa existente e quais são os critérios para inscrição.

Desconto direto com as faculdades

Já decidiu onde estudar? Se você já sabe qual é a faculdade que pretende fazer a sua graduação, você deve procurar maneiras de conseguir descontos nas mensalidades com a própria instituição.

Muitas universidades oferecem bolsas de estudo a partir do processo seletivo exclusivo da faculdade. De acordo com o desempenho, a porcentagem do desconto pode variar, e quanto melhor o aluno for na prova, mais altas são as chances de conseguir uma bolsa.

Algumas faculdades ainda contam com bolsas integrais para os alunos que tirarem as melhores notas nos vestibulares. Se você for estudioso e se destacar na prova, pode conseguir fazer a faculdade dos seus sonhos de graça.

Veja também: Conheça as melhores faculdades de Engenharia do Brasil

Plataformas de bolsas de estudo

Também existem diversas empresas brasileiras que fazem parcerias com milhares de faculdades espalhadas por todo país. A partir dessas parcerias, essas plataformas disponibilizam bolsas de estudo para faculdades particulares em praticamente qualquer curso.

Elas também são importantes fomentadoras do cenário da educação brasileira, já que muitas vagas que ficariam vazias nas salas de aula das instituições são preenchidas pelos estudantes bolsistas. Conheça algumas das principais plataformas:

Quero Bolsa

A plataforma Quero Bolsa conta com mais de 1 milhão de vagas disponíveis em milhares de faculdades de todo o Brasil. As parcerias com as instituições acabam oferecendo bolsas de estudo de até 75% nas mensalidades até o final do curso.

Educa Mais Brasil

Com mais de 15 anos de atuação, o Educa Mais Brasil tem parcerias com mais de 20 mil escolas e faculdades espalhadas pelo Brasil. Com isso, o programa privado oferece bolsas de estudo de até 70% nos principais cursos de graduação do país.

PraValer

O PraValer, na verdade, é uma plataforma de financiamento estudantil privado. O portal conta com parcerias de mais de 500 instituições de todo o país que subsidiam uma parte ou o valor integral dos juros dos parcelamentos feitos pelos estudantes na graduação, que podem em 12 meses o valor de cada 6 meses de curso.

Neora

Outra plataforma bastante conhecida é a Neora. Essa conta com mais de meio milhão de cursos com bolsas de estudo em faculdades particulares parceiras. Os descontos nas mensalidades também duram até o momento que o aluno se forma na graduação.

Organizações sem fins lucrativos

Algumas fundações e organizações sem fins lucrativos também oferecem bolsas de estudo para públicos de diferentes perfis. Algumas das mais famosas no Brasil são a Fundação Estudar, que há mais de 30 anos oferece bolsas de estudo por mérito em algumas das principais universidades do Brasil e do mundo, e a Educafro, que trabalha na inclusão de estudantes negros com bolsas em universidades parceiras.

Agora que você já sabe como conseguir bolsa de estudos em faculdades particulares, precisa conhecer o Responde Aí. Se você quer fazer um curso na área de Exatas, a plataforma vai ser a sua melhor amiga durante todo o curso, do primeiro ao último semestre.

Deixe um comentário