Avançar para conteúdo principal

Os artigos acadêmicos são uma produção textual com os principais resultados de uma pesquisa acadêmica, além de um compilado de informações reunidas a partir da leitura de trabalhos dos mais diversos autores. Normalmente, são publicados em revistas científicas, quando o estudante ou pesquisador precisa escrever um artigo científico.

O artigo científico pode ser caracterizado como um texto cuja essência é científica, e por isso, o seu conteúdo é construído de forma totalmente original, a partir de uma pesquisa mais estendida, como um trabalho de conclusão de curso, uma monografia, um relatório de pesquisa, uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado.

Precisamos ter certos cuidados durante esse processo para não cair na prática de plágio. Ele é uma forma sistematizada de produção do conhecimento e possui várias regras de escrita. Saiba como construir o seu artigo científico!

Qual a importância do artigo acadêmico?

Ele é uma parte de muito prestígio na graduação e a maneira ideal de um estudante enriquecer ainda mais a sua formação, além de ser importantíssimo para a disseminação e democratização do conhecimento científico. 

Os artigos acadêmicos também colocam toda a comunidade acadêmica “na mesma página”, já que pesquisadores de diversos locais do Brasil e do mundo saberão o que está sendo feito e pensado em relação a determinado assunto por seguirem um padrão.

Esses documentos estimulam a produção de novas pesquisas, colocando à prova resultados anteriores ou expandindo as descobertas encontradas.

Diferença entre artigo acadêmico e artigo científico

Um dos tipos de trabalhos acadêmicos é o artigo científico, porém existem também outros formatos de artigos acadêmicos, como os artigos de revisão e os arquivos originais.

Os artigos científicos são aqueles que seguem um protocolo específico e restrito, são responsáveis pela maior parte da criação de conhecimento e tecnologia, ainda que sejam muito focados em repetições de processos e adaptações de ideias de outras pessoas.

Já os artigos de revisão são aqueles que têm por função provar ou discordar do que foi originalmente descrito em outro artigo. Ou seja, ele repete a mesma experiência anterior para verificar se os resultados serão os mesmos.

Já os artigos originais são aqueles que demonstram temas e abordagens inéditas, explorando e expandindo as fronteiras do conhecimento humano.

Como escrever um artigo acadêmico?

  • Pense em um bom tema, que seja bastante específico e relevante na sua área de estudo e pesquisa.
  • Reúna uma boa biografia e faça a revisão de literatura com os principais tópicos e ideias de cada autor.
  • Organize essas ideias construindo um esqueleto..
  • Tenha ética durante a escrita, busque sempre se basear em dados reais e comprovados cientificamente.
  • Siga as normas ABNT.
  • Revise cuidadosamente.

A importância de sustentar uma ideia com artigos acadêmicos

Se uma afirmação em um trabalho não é sustentada, essa ideia não pode ser citada por outras pessoas, sobretudo academicamente. Artigos acadêmicos não combinam com suposições!

Nesses trabalhos, é necessário citar hipóteses, mas testá-las e trazer resultados ao leitor. Assim, eles finalmente deixarão de ser encarados como meros comentários e passarão a ser considerados e investigados por outros pesquisadores. 

Qual é a função social do artigo acadêmico?

Esse tipo de trabalho começou a ter destaque e ser solicitado de maneira mais abrangente por algumas instituições, pois ele vem substituindo no nível de graduação e pós-graduação as monografias e trabalhos de conclusão tradicionais.

Essa substituição está relacionada às próprias demandas da nossa sociedade, afinal, precisamos combater as fake news com conhecimento seguro e de qualidade.

Os artigos acadêmicos entregam de maneira rápida, segura e eficaz o conhecimento necessário para a transformação dos seres humanos e a sociedade.

 Quais elementos um artigo acadêmico deve ter?

  • Título: na hora de escolher o título, escolha algumas palavras-chaves que resumem o que o artigo pretende apresentar.
  • Autores: não esqueça que o nome dos autores devem estar presentes no artigo sempre que você citar suas ideias, seguindo os padrões da ABNT.
  • Abstract: antes de apresentar o conteúdo do artigo, escreva um resumo com poucas palavras explicando a proposta do trabalho, ele pode ser escrito em português ou em inglês (abstract).
  • Palavra-chave: as palavras-chave que forem indicadas após o resumo devem ser separadas por ponto e vírgula ( “;”). Escola de 3 a 5 palavras-chave que tenham maior similaridade com o tema;
  • Conteúdo: assim como um texto, esse artigo precisa ter começo, meio e fim, por isso, comece fazendo uma introdução, em seguida descreva a metodologia utilizada, desenvolvimento e, por fim, apresente os dados coletados, análises, argumentos e os resultados.
  • Referências: é obrigatório citar as fontes que você utilizou para desenvolver o artigo. Elas devem estar listadas no formato ABNT.

Algumas universidades possuem modelos prontos e padronizados de artigo científico. Não deixe de olhar no site da instituição na qual você estuda!

Principais normas da ABNT para artigos acadêmicos

  • Fontes: tamanho 12, no formato Arial e Times New Roman. Notas do rodapé, citações, paginação e legenda de imagens deverão ser menores.
  • Margens: esquerda e superior de 3 cm, e direita e inferior de 2 cm.
  • Espaçamento: deverá ser de 1,5, exceto em citações, notas de rodapé, referências e legendas das ilustrações e tabelas – nesses casos será espaçamento simples.
  • Elementos pré-textuais: serão aqueles apresentados antes do conteúdo do artigo e consistem em título, subtítulo (se houver), nome do(s) autor(es), resumo e palavras-chave. O resumo não poderá ultrapassar 250 palavras.
  • Diferente das monografias, as referências em artigos científicos não precisam constar em folha exclusiva, somente após a conclusão do trabalho ou em notas de rodapé.
  • Elementos pós-textuais opcionais: são aqueles que ficam a critério do autor e são formados por notas explicativas, glossário, apêndices e anexos. As notas explicativas precisam ser apresentadas em notas de rodapé ao longo do texto, e o glossário deverá ser organizado em ordem alfabética.

Gostou das dicas? Caso você queira melhorar a escrita, especialmente se estiver se preparando para Enem, vestibulares e concursos, conte com a plataforma do Redação Online, a mais completa em correção de redações no Brasil! Garanta já o seu plano!

Conteúdo produzido pelo site Redação Online

Deixe um comentário