Avançar para conteúdo principal

A educação está sempre se modificando e se reinventando para poder acompanhar as necessidades de seu tempo. 20 anos atrás, seria impossível imaginar todos os cursos, metodologias e modelos de ensino que são costumeiros hoje.

Dentro dessas novidades, você provavelmente se deparou com uma pergunta: como estudar EaD? A Educação a Distância é uma modalidade de ensino na qual o estudante assiste às aulas de forma online, sem precisar estar no mesmo local que o professor e demais colegas.

Por mais que tenha acontecido uma expansão do Ead na pandemia de Covid-19, o processo de adaptação tem sido difícil para muitos estudantes. Nesse texto pretendemos te ajudar nisso com 8 dicas para estudar EaD e as vantagens dessa modalidade de ensino. 

No final, você verá que essa é mais uma oportunidade de se aperfeiçoar e alcançar uma educação de qualidade! Boa leitura e bons estudos.

Leia também: Como funciona a aula semipresencial? Conheça essa modalidade

8 dicas para estudar EaD

Ao mesmo tempo que o EaD apresenta diversas facilidades, você também irá se deparar com algumas dificuldades. Tudo é uma questão de adaptação e, para fazer isso da melhor forma possível, trazemos as 8 dicas a seguir. Conheça-as:

  • Estabeleça uma rotina

Não tem como, no EaD é preciso que o aluno se foque ainda mais para conseguir acompanhar as aulas. Em aulas assíncronas, em que o conteúdo fica gravado e pode ser assistido a qualquer momento, fica ainda mais necessário se preparar para não perder o conteúdo.

Neste sentido, é ideal que o estudante estabeleça uma rotina de estudos, determinando o horário em que se dedicará às aulas. A faculdade precisa ser um hábito cotidiano, para que o aluno se acostume com o volume de conteúdos que serão vistos, principalmente de forma autônoma.

  • Tenha um lugar organizado para os estudos

Para conseguir estudar com tranquilidade, nada melhor do que manter um lugar organizado para estudar. Afinal, como estudar EaD sem ter um espaço confortável para isso?

O ideal é ter um lugar próprio para os estudos, onde o estudante possa se dedicar apenas para aquilo. Se o local que você tem disponível é o seu quarto, é fundamental inserir uma mesa em que caiba seus materiais e uma cadeira confortável, além de jamais assistir as aulas deitado na cama! Saiba mais sobre remédios para tendinite.

  • Elenque suas prioridades

Uma das principais dicas para estudar EaD que o aluno precisa saber é que muito de seu estudo será de forma autônoma e flexível, ou seja, com muito mais liberdade. Isso tem um lado positivo, entretanto, também pode atrapalhar em muitos casos.

Se você é responsável por determinar quando e o que irá estudar, se torna obrigatório se organizar quanto a ordem de cada coisa. É preciso priorizar a realização de cada uma de suas obrigações, como assistir às aulas, fazer os trabalhos e estudar para as provas. Para isso, verifique sempre os prazos e utilize uma agenda para encaixar os seus deveres.

A imagem mostra uma estudante olhando informações em seu celular e anotando na agenda. A organização é fundamental no EaD.

Leia também: Veja como fazer um roteiro de estudo com este passo a passo

  • Conheça o Ambiente Virtual de Aprendizagem

Se nas aulas presenciais você precisa conhecer o campus, no EaD é imprescindível conhecer o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É nesse espaço que você irá assistir às suas aulas, localizar seus materiais de estudo, tirar dúvidas com seus professores e tutores, conversar com os colegas, etc.

Sabendo utilizar o AVA, o estudante facilita bastante o seu dia, não perdendo tempo tentando se localizar. Provavelmente, você deve ter acesso a um vídeo que apresenta esse espaço e, além disso, a melhor forma de conhecê-lo é passando um tempo ali experimentando seus recursos, você encontrará diversas formas de como estudar EaD.

  • Tire suas dúvidas

Apesar da flexibilidade e da autonomia serem conceitos básicos do EaD, o estudante precisa compreender que não está sozinho. Além da presença já conhecida do professor, o aluno conta também com um tutor, que deve facilitar o cotidiano das aulas online. Mesmo estudando sozinho, é fundamental anotar cada dúvida que você tenha para que ela seja posteriormente esclarecida. 

Se a aula for síncrona, ou seja, ao vivo, é interessante perguntar ao professor durante ela, até mesmo para ajudar os colegas que possuam o mesmo questionamento. No caso de conteúdo gravado, deve-se enviar mensagem para o tutor sempre que for necessário algum tipo de esclarecimento.

  • Tome cuidado com a procrastinação

Outro problema de estudar com muita liberdade quanto ao horário é o de deixar as coisas para a última da hora, a famosa procrastinação. É sempre perigoso postergar o momento de realizar suas atividades, afinal, elas com certeza irão acumular até ficar impossível de cumprir todas.

Para combater a procrastinação, nada melhor que motivação e concentração. Você precisa manter as dicas anteriores, de criar uma rotina e um planejamento. Além disso, escolha momentos de lazer para ter em suas horas livres, que só poderão sair do papel se você estiver em dia com os estudos.

Leia também: Vale a pena fazer faculdade EaD? Veja prós e contras

  • Utilize a tecnologia a seu favor

Os alunos só têm a ganhar com a cibercultura da Educação 4.0. Se você já está assistindo à aula de forma virtual, não tem por que não aproveitar outros recursos. Um dos principais motivos que mostram que o EaD vale a pena é a inclusão da tecnologia, que traz novas possibilidades para a IES, para os professores e também para os alunos.

Além de aproveitar aquilo que já está presente no AVA, o aluno pode ir atrás de mais! Com poucos cliques, você pode encontrar vídeos, podcasts e até jogos que ajudam na absorção das disciplinas. Atualmente, a tecnologia está ainda mais evoluída; além de recursos que ajudarão na sua organização, já é possível contar com realidade virtual e aumentada para os estudos.

  • Descubra seu método de estudo

Não tem jeito, cada um aprende melhor de uma forma. Seja quanto ao horário, ao material de estudo, à periodicidade e quantidade de tempo destacada para isso, você terá suas particularidades, que poderão não se aplicar para os colegas.

O EaD vale a pena exatamente por possibilitar uma maior personalização do ensino, não há por que não trabalhar de seu próprio modo. Para se dar bem, descubra como as aulas funcionam melhor para você, aproveite os dias mais tranquilos para experimentar novas formas de estudo, analisando horários, lugares, metodologias, recursos, etc.

Caso você tenha interesse em implementar uma plataforma EaD, entre em contato com a consultoria do nosso parceiro Criativa EaD!

Deixe um comentário