Avançar para conteúdo principal

Estudantes que pretendem se preparar para alguma prova, seja ela da escola ou vestibulares, devem saber da importância de organizar e planejar o que será estudado. Por isso, entender como fazer um roteiro de estudos é fundamental.

Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar sobre o roteiro e o passo a passo para você aprender a fazer o seu. Confira!

O que é um roteiro de estudo 

Diante da quantidade de conteúdos cobrados em exames e processos seletivos, é necessário planejar quais matérias serão estudadas em determinados períodos de tempo. Pois, caso isso não seja feito, você corre o risco de não dar conta de estudar tudo o que precisa até o dia da prova.

Para auxiliá-lo nesse sentido, o roteiro de estudo é uma excelente alternativa. Ele serve como um calendário, em que você pode mapear todas as suas demandas estudantis e dividi-las nos meses, dias e horários que achar mais adequado para a sua rotina. 

Entender como fazer um roteiro de estudo, além de dar uma visão geral da quantidade de conteúdos que precisam ser vistos, comparado com o tempo disponível para estudá-los até a data da prova; também te proporciona uma maior organização, foco e otimização do processo de aprendizagem. 

Agora, bora ver o passo a passo da sua elaboração?

Como fazer um roteiro de estudo 

Entender como fazer um roteiro de estudos com certeza te ajudará a fazer sua rotina de aprendizagem render muito mais, assim como aumentar a sua qualidade. Além disso, o planejamento e organização te ajudarão a ter uma visão mais clara do que é necessário para alcançar seus objetivos acadêmicos. 

1. Tenha uma rotina definida

O primeiro passo para criar um roteiro de estudo eficaz, é estabelecer e conhecer a sua rotina. Isto é, definir horários fixos para serem destinados aos estudos, outro para o lazer, para realizar exercícios etc.

Veja só, se a cada dia a sua rotina for diferente, ou seja, em um dia você estuda pela manhã, em outro à tarde e no dia seguinte de madrugada, por exemplo, sem horários bem estabelecidos, será mais difícil criar um roteiro de estudo e ainda mais cumpri-lo.

Então, a primeira dica é: defina em quais períodos do dia você vai se dedicar aos estudos e também por quantas horas você irá fazer essa tarefa. Isso te ajudará a saber como e quantas matérias serão estudadas, quantas pausas serão necessárias etc. 

2. Organize as disciplinas a serem estudadas

Também é muito importante ter uma noção geral do que deve ser estudado. Dessa forma, consultar o edital do vestibular para saber o que será cobrado e folhear os materiais didáticos para entender a sequência dos assuntos que serão tratados, são formas de ter uma ideia do todo. 

Ao fazer isso, liste todas as matérias, seus conteúdos e, por fim, os assuntos específicos que cada uma delas abrange. Por exemplo:

  • Matéria: Redação
  • Conteúdos: Texto dissertativo-argumentativo;
  • Assuntos específicos: tema, argumentos, proposta de intervenção etc. 

Com isso, você poderá a dividir os horários certos para as matérias, definindo o conteúdo e assunto específico para estudar. 

3. Escolha onde irá fazer o roteiro de estudo 

O roteiro de estudos pode ser estruturado em uma planilha no computador, em uma agenda física, um planner ou calendário. Seja qual for o meio, ele precisa te auxiliar na organização, para você colocar horários, dias da semana, grifar os pontos mais importantes etc. 

Como o roteiro de estudo é personalizado, ou seja, deve ser feito conforme as suas necessidades, você pode escolher o mecanismo que mais se familiarizar, certo? 

4. Esteja atento a sua realidade 

Com a rotina estabelecida, conteúdos listados e a escolha de onde será feito o roteiro de estudo, chegou a hora de distribuir as matérias nos dias e horários mais favoráveis. Porém, nesta etapa, é muito importante ser muito realista e conhecer suas próprias limitações.

Isto é, não saia colocando longas horas de estudos em apenas um dia ou vários assuntos para serem estudados em pouco tempo, pois os planos traçados no roteiro podem acabar não sendo cumpridos e gerar ansiedade e frustração.

Por isso, saiba qual é a sua realidade, seus pontos fortes e fracos, e distribua a quantidade de conteúdos a serem estudados em horários adequados. Veja algumas dicas:

  • reserve mais tempo para os assuntos que tiver mais dificuldade;
  • coloque a quantidade de matérias a serem estudadas conforme a sua disponibilidade de tempo;
  • entenda que a aprendizagem é um processo, por isso, não tente estudar tudo de uma vez só;
  • caso sinta dificuldade em algum assunto, reserve outro horário para estudá-lo novamente e quantas vezes for necessário. 

Lembre-se, não queira extrapolar e colocar metas irreais em seu roteiro de estudo. 

5. Reserve um tempo para descansar

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, reservar horários para o descanso e o lazer são importantíssimos para auxiliar no cumprimento de todas as obrigações, sejam acadêmicas, profissionais ou pessoais.

Isso se dá pelo fato de que, um corpo e uma mente cansada diminuem a qualidade de nossas ações, como a capacidade de se concentrar, a habilidade de memorização e a produtividade. Por esse motivo, reservar tempos livres para fazer diferentes programações é uma ótima alternativa.

Inclusive os momentos de entretenimento podem ser proveitosos para os estudos, como por exemplo, assistir a séries, filmes ou documentário. Esse é um excelente meio de ampliar o repertório sociocultural, assim como ler um bom livro para aprimorar o vocabulário

6. Reajuste o roteiro conforme necessário 

Por fim, lembre-se que o roteiro de estudo deve sempre ajudar a otimizar e melhorar seu aprendizado. Por isso, caso seja necessário fazer alterações na rotina ou testar novos formatos, é indicado fazer adaptações conforme necessário.

Mudar a ordem das matérias, dar prioridades a alguns assuntos mais recorrentes ou simplesmente implementar um método de estudo novo, são ajustes que podem ser feitos.

E aí, curtiu aprender como fazer um roteiro de estudo? Aproveite e conte pra gente como você vai fazer o seu! Até mais!

Este artigo foi produzido pela equipe da Imaginie.

Deixe um comentário