Avançar para conteúdo principal

Além de decidir qual universidade cursar, é muito importante que os alunos prestes a ingressar no Ensino Superior pensem também sobre a modalidade de ensino que mais se adequa ao seu perfil. Isso porque diferentes alunos podem se adaptar melhor a diferentes tipos de aulas.

Dentre as opções, a modalidade semipresencial com frequência se destaca como uma incógnita. Afinal, como funciona a aula semipresencial? Como o curso é pensado? E qual a diferença entre aula semipresencial e aula EAD?

Para responder a estas e outras dúvidas, a equipe do Responde Aí elaborou este texto. Continue lendo para saber mais!

O que é um curso semipresencial?

Um curso semipresencial é aquele formado tanto por aulas presenciais, quanto por aulas online. Assim, os estudantes só precisam comparecer à Instituição de Ensino Superior em alguns horários e dias da semana.

Esse tipo de ensino tem como objetivo ser uma espécie de “meio do caminho” entre os cursos 100% presenciais e os cursos online. Dentre os seus benefícios, o principal é proporcionar a praticidade do ensino EAD ao mesmo tempo em que oferece o contato entre alunos e professores do ensino presencial.

Ao fazer com que parte das disciplinas aconteça em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, o curso semipresencial garante que todos os alunos terão condições de acompanhar o conteúdo teórico de uma matéria e adaptar os estudos ao seu dia a dia. 

Além disso, esses estudantes poderão conhecer seus professores, marcar horários, interagir com outros alunos e participar de aulas práticas. Nesse sentido, é como se tivessem “o melhor dos dois mundos”, reunidos em uma única modalidade de ensino.

Como é a modalidade semipresencial?

A modalidade semipresencial exige que os alunos de uma disciplina só estejam na faculdade para estudá-la algumas vezes por semana. O restante do tempo é constituído por aulas online, seja através de gravações, seja por meio de materiais disponibilizados em um Ambiente Virtual de Aprendizagem.

A modalidade semipresencial conta com algumas vantagens. A seguir, falamos um pouco mais sobre cada uma delas. 

1. É adaptável à rotina dos estudantes.

Imagine que você é um jovem que precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Com a faculdade na modalidade presencial, essa tarefa pode ser bastante complicada. No entanto, em um curso semipresencial, é possível adaptar os horários de estudo aos horários de trabalho.

Por isso, esta é uma modalidade que permite a conciliação entre duas atividades — característica cada vez mais procurada pelos estudantes.

2. Gera economia de dinheiro e de tempo

Precisar ir para a universidade todos os dias pode ser bastante custoso para alguns alunos. Isso porque nem todos moram próximos ao seu campus, e o trajeto, além de ser demorado, pode exigir o uso de mais de um transporte.

Com a faculdade semipresencial, esse gasto é reduzido. Afinal, como os encontros só acontecem algumas vezes por mês, não é diariamente que o aluno precisa se deslocar. Com isso, ele economiza o dinheiro da passagem e da permanência na universidade, e também pode usar o tempo para se dedicar a outras atividades.

3. É mais acessível para estudantes mais velhos

Uma vantagem pouco mencionada da modalidade semipresencial é que ela pode ser especialmente acessível para estudantes mais velhos, que têm pouca habilidade com o ambiente virtual.

Ao promover encontros com outros alunos e professores, esses estudantes podem tirar dúvidas e se familiarizar um pouco mais com as disciplinas. E, em casa, eles também não precisam aprender a usar diversos recursos tecnológicos, bastando saber como navegar pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem escolhido pela instituição.

Como é a faculdade semipresencial?

De modo geral, a faculdade semipresencial segue regras específicas. Isso porque, como ela se divide em duas modalidades, é necessário garantir que os alunos estão sendo avaliados da mesma maneira.

Abaixo, apresentamos algumas características específicas da faculdade semipresencial. Confira:

  • A presença é obrigatória nas aulas presenciais, para garantir que os alunos terão a parte prática dos conteúdos;
  • A quantidade de aulas presenciais é variável, a depender do curso e da disciplina;
  • Os professores das aulas online são os mesmos que dão aulas para as turmas presenciais, ou seja, não há diferença de ensino;
  • As aulas presenciais podem acontecer de diferentes maneiras, como em laboratórios, em salas de aula, em auditórios ou mesmo em aulas de campo;
  • O aluno pode usar todas as dependências do campus, ainda que a sua modalidade seja semipresencial, o que garante acesso a bibliotecas e salas de estudo, por exemplo;
  • As plataformas de ensino são, em geral, pensadas para ser acessadas de qualquer lugar, o que possibilita um estudo mais adequado às diferentes realidades dos estudantes.

Vários alunos de uma faculdade semipresencial se reúnem para uma aula. Eles aproveitam a oportunidade de trabalhar em grupo.

Qual a diferença entre aula semipresencial e EAD?

É muito comum que alunos no processo de decidir a modalidade de ensino mais adequada para o seu perfil se perguntem qual a diferença entre aula semipresencial e EAD. E a verdade é que a principal diferença é o fato de que as aulas semipresenciais proporcionam a união da teoria e da prática.

O ensino EAD é tão qualificado quanto o ensino semipresencial, e as aulas tendem a seguir modelos semelhantes, seja a partir de práticas de ensino, seja no que diz respeito ao conteúdo. Além disso, ambos promovem maior adaptação entre estudo e trabalho e podem ajudar os alunos a economizar tempo e dinheiro.

No entanto, a modalidade de Ensino a Distância não dá ao estudante a possibilidade de participar de aulas presenciais. A aula semipresencial, por sua vez, tem essa vantagem como uma das suas principais características.

E essa relação entre o que é aprendido na teoria, em casa, e na prática, na universidade, é importante porque:

  • aprimora o conhecimento dos estudantes;
  • reforça os laços entre professores e alunos, garantindo melhor aprendizagem;
  • cria um ambiente mais propício para tirar dúvidas e fazer debates;
  • promove um conhecimento mais profundo sobre os temas estudados.

Assim, se a sua rotina permitir o ensino na modalidade semipresencial, invista nela! Especialmente para cursos em que o debate é parte importante do aprendizado, as aulas presenciais podem ser bastante benéficas para a sua formação.

Um comentário

Deixe um comentário