Avançar para conteúdo principal

Os cursos de Engenharia são uns dos mais buscados por alunos prestes a ingressar no Ensino Superior. E, além disso, este é um dos mercados com mais necessidade de novos profissionais.

Por isso, é comum que alunos com afinidade nas disciplinas de exatas se perguntem como funciona a faculdade de Engenharia — e também como é a atuação e o mercado de trabalho para o engenheiro.

Pensando nisso, o Responde Aí elaborou este conteúdo. Aqui, vamos responder todas as suas principais dúvidas sobre a faculdade e a carreira de Engenharia. Confira!

Como funciona a faculdade de Engenharia?

Os cursos de Engenharia têm duração média de 5 anos. Embora possa ser oferecido em diferentes modalidades (presencial, semipresencial e a distância), a dedicação exigida tende a ser em tempo integral.

Abaixo, separamos algumas das principais dúvidas em relação ao funcionamento da faculdade de Engenharia. Continue lendo para saber mais!

Quais são as diferenças entre modalidades de ensino na Engenharia?

Por ser um curso muito tradicional, uma questão frequente dos futuros alunos é se as diferentes modalidades do curso impactam na qualidade do ensino. E a verdade é que tanto a Engenharia EAD quanto a Engenharia semipresencial valem a pena se a instituição está preocupada com o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos.

Algumas diferenças entre o ensino semipresencial, o ensino a distância e o ensino presencial são:

  • O controle do aluno sobre os horários de aula e estudo, mais flexível nas modalidades híbrida e EaD;
  • A necessidade de um equipamento onde assistir as aulas;
  • O acesso a plataformas de ensino virtual, que pode não existir na modalidade presencial;
  • O tipo de avaliação;
  • A troca com os alunos e professores, que costuma ocorrer por meio de fóruns nas modalidades semipresencial e EaD.

Também é comum que haja dúvida sobre a qualidade das faculdades particulares. No entanto, o mesmo se aplica para elas. A Engenharia em faculdade particular vale a pena quando a Instituição de Ensino Superior tem como foco o aprendizado do estudante. 

Vale pontuar, inclusive, que várias faculdades particulares formam alunos para o mercado de trabalho, de modo que a sua validade não deve ser questionada.

O tempo em que apenas as universidades públicas formavam bons profissionais já passou. Se você tem o sonho de estudar em uma universidade federal, tudo bem! Mas se essa realidade não é possível, não se preocupe: a faculdade particular não vai ser pior por isso.

Qual é a grade curricular da Engenharia?

A grade curricular de Engenharia varia de acordo com a especialidade que o aluno escolhe. Existem diversos cursos de Engenharia no Brasil, e cada um deles contará com matérias específicas para aquela atuação.

Ainda assim, os alunos de Engenharia são frequentemente submetidos ao chamado Ciclo Básico da Engenharia. Ele tem duração média de 4 períodos, ou seja, 2 anos, e é nele que são estudadas as disciplinas básicas e comuns para todos os cursos.

Algumas dessas matérias são:

  • Cálculo I, II, III e IV;
  • Física I, II, III e IV;
  • Geometria Analítica;
  • Probabilidade e Estatística;
  • Lógica;
  • Álgebra Linear;
  • Algoritmos.

Algumas faculdades podem incluir, ainda, disciplinas como Química, Desenho Geométrico e Matemática Aplicada. Além disso, cada curso de Engenharia também contará com as suas matérias próprias e introdutórias ao longo dos 2 primeiros anos de estudo.

Leia também: As faculdades de Engenharia mais difíceis de entrar pelo Enem

Estudante da modalidade EAD de Engenharia trabalha em um projeto de disciplina do Ciclo Básico de Engenharia no seu computador.

Como é o campo de atuação da Engenharia?

Por existirem inúmeras especializações na Engenharia, o campo de atuação dessa carreira também é muito amplo. E a tendência é que se torne cada vez maior, diante das inovações tecnológicas que vêm acontecendo, no país e no mundo.

Um estudante de Engenharia pode atuar em diferentes setores, como:

  • Setor químico e farmacêutico;
  • Setor de saúde;
  • Setor militar;
  • Setor industrial;
  • Setor de alimentos;
  • Setor de tecnologia e inovação;
  • Setor ambiental.

Além disso, dentro de cada uma dessas áreas, o estudante de Engenharia pode atuar em diferentes frentes. 

Por exemplo: um Engenheiro Civil pode tanto trabalhar nas obras, quanto ser um fiscal de obras de outros engenheiros. Já um Engenheiro Ambiental pode optar se prefere trabalhar com tecnologia ou gestão.

Ou seja: se você quer fazer uma faculdade de Engenharia, as possibilidades de mercado de trabalho são muito grandes. Basta explorar qual delas te atrai!

Como é o mercado de trabalho da Engenharia?

Além de possibilitar a atuação em diferentes setores, o mercado de trabalho da Engenharia também está em constante crescimento. Isso se deve tanto à atuação multidisciplinar dos alunos de Engenharia, quanto à necessidade desses profissionais para projetos em geral.

Algumas Engenharias são mais procuradas no mercado de trabalho do que outras. E, consequentemente, também tem uma melhor remuneração. É o caso, por exemplo, da Engenharia Química.

No entanto, mesmo os cursos de Engenharia mais tradicionais, como a Engenharia Civil ou a Engenharia Mecânica, também continuam encontrando diferentes vagas. Ou seja: o mercado ainda está aquecido para esses novos profissionais.

Como ingressar no mercado de trabalho de Engenharia?

Para ingressar no mercado de trabalho, um importante diferencial é vir de uma universidade com bom ensino. Estudantes que frequentam as melhores universidades de Engenharia têm mais chance de receberem boas propostas depois de formados.

Outro diferencial importante é ter participado de uma empresa júnior na faculdade. Essas empresas oferecem um maior conhecimento prático aos alunos, além de prepará-los para situações reais do mercado de trabalho e permitir que eles atuem para pequenas empresas.

Desse modo, os alunos já chegam ao mercado de trabalho com alguma experiência e bagagem, o que os destaca competitivamente.

Além disso, é importante que o aluno tenha um perfil com as seguintes características:

  • Capacidade de liderança;
  • Comunicação clara, direta e não agressiva;
  • Criatividade;
  • Gestão de projetos;
  • Curiosidade;
  • Raciocínio lógico;
  • Capacidade para lidar com dados e informações numéricas.

Agora que você já sabe como funciona a faculdade de Engenharia, não perca a chance de conhecer o Responde Aí! Nossa plataforma de ensino tem como objetivo principal descomplicar a vida dos estudantes de exatas, garantindo acesso a materiais e aulas de qualidade. 

Deixe um comentário