Avançar para conteúdo principal

Muito se discute se os e-books algum dia substituirão os livros físicos. A resposta depende do contexto em que são aplicadas as duas modalidades. No quesito da leitura por prazer, como hobby, dificilmente haverá uma substituição, devido ao fato de que os leitores mais aficionados gostam de exibir suas obras finalizadas em estantes, e muitas delas são verdadeiras obras de arte, com capas estilizadas e/ou mesmo edições especiais.

Já para o uso acadêmico ou escolar o cenário muda. Para uma formação acadêmica de ponta, muitas vezes, são necessários livros específicos. Pode acontecer de determinados livros já não serem mais produzidos ou terem um alto custo, e é aí que entra o e-book. Nele, diversos títulos estão disponíveis para compra de suas versões digitais, que, por sinal, são bem mais acessíveis que suas versões impressas.

No entanto, muitas pessoas não se adaptam ao uso de e-books. Então, para superar alguns desses inconvenientes, separamos algumas dicas de como se adaptar ao e-book para estudar. Confira:

Deixe seu dispositivo adaptado para a leitura ser mais confortável

Nem todos possuem um e-book reader; afinal, eles ainda são relativamente caros no mercado, então muitas pessoas optam por ler seus e-books em smartphones ou computadores pessoais.

O problema de ler por longos períodos nessas telas é que, normalmente, elas são muito brilhantes e com contraste muito forte. Para ler de forma confortável por muitas horas, o ideal é diminuir o brilho e aumentar o contraste; assim, os olhos não ficam cansados e também são evitadas dores de cabeça.

Vale lembrar que deve ser evitado utilizar os aparelhos com a cabeça voltada para baixo, para não forçar o pescoço.

Utilize todas as ferramentas disponíveis

A grande vantagem de utilizar um e-book é o fato de poder fazer a leitura em um dispositivo com acesso à internet e a outras ferramentas, seja no computador, smartphone ou reader para e-books. Se surgir alguma dúvida sobre determinada palavra, é só dar um clique e abrir um dicionário online. Não se lembra sobre determinado acontecimento? Muitos e-books são preparados com links para sites externos, que direcionam para datas e acontecimentos relacionados ao livro em questão.

Utilizar essas ferramentas torna o estudo mais rápido e mais dinâmico, e, dependendo da situação, é possível emendar assuntos diferentes e tornar o aprendizado mais fluido.

Utilize uma plataforma para organizar, comprar e baixar os e-books

Uma forma de organizar os livros digitais é utilizar programas próprios para gerenciamento dos arquivos. As grandes redes que comercializam e-books possuem aplicativos feitos para essa finalidade. Instituições de ensino e sites de aulas particulares online também possuem grandes acervos de títulos acadêmicos que ficam à disposição dos alunos, tanto para aulas presenciais quanto para EAD. Esses acervos podem conter títulos que não são facilmente encontrados em lojas ou que são muito caros.

Normalmente, esses programas também permitem que o usuário compartilhe os títulos em que está interessado ou sua lista de livros comprados para comparar ou indicar para outras pessoas, e alguns até mesmo permitem dar nota e escrever sua opinião sobre determinado livro.

Conteúdo produzido pelo site Conversion

Deixe um comentário