Avançar para conteúdo principal

Entre as diferentes áreas de atuação dos engenheiros está a Engenharia de Minas. Os alunos que têm interesse em ciências exatas e temas como geologia e clima podem buscar conhecer mais sobre essa engenharia e o que ela estuda. 

Além dos requisitos básicos como interesse em física, matemática e gestão de recursos, é preciso entender exatamente o que um engenheiro de minas faz. Em linhas gerais, o mercado de trabalho envolve o uso de conhecimentos de química e física para criar, gerir e potencializar os recursos naturais da Terra.

Ao contrário de um engenheiro civil, que fica responsável por obras de construção, ou de engenheiros de produção industrial, o engenheiro de minas atua exclusivamente em relação à mineração.

O que um engenheiro de minas faz no dia-a-dia?

Esse profissional é responsável por localizar, quantificar e analisar minérios encontrados em minas. Depois de encontrar uma reserva de minérios, o engenheiro precisa checar a qualidade dos materiais e a utilidade que eles terão se minerados. A partir daí, é necessário encontrar a melhor forma de extraí-los, preservando a integridade do local e o aproveitamento de recursos. 

Além disso, por ser um profissional de engenharia, ele também é responsável por organizar e garantir as condições de extração, priorizando questões como segurança do trabalho e gestão de materiais. Para isso, escolhe os equipamentos, executa o planejamento e maneja a equipe alocada.

Geralmente, os recursos minerais estão localizados em regiões remotas ou distantes de grandes centros urbanos. Por isso, a logística é uma parte fundamental da extração, sendo parte da função do engenheiro mantê-la em dia e adequada às condições da área.

Mapa colorido das jazidas de minérios em território nacional

Mapa de minérios no Brasil (IBGE)

O que a engenharia de minas estuda?

Para estudar engenharia de minas, o aluno deve gostar de ciências exatas e ciências da natureza. A grade curricular envolve disciplinas como Topografia, Mecânica das Rochas, Elementos de Máquinas, Desenho de Mina, Geologia, Hidrogeologia, Métodos de Lavra, Processamento Mineral, Aspectos Econômicos da Mineração, Projeto de Usinas, Sustentabilidade, Metalurgia, etc. 

Também envolve projetos de pesquisa e estágio supervisionados, além de TCC e oportunidade de realizar disciplinas optativas. Na USP, por exemplo, o aluno pode pesquisar eixos como Engenharia Ambiental, Tratamento de Minérios, Higiene e Segurança da Mineração, entre outros. Já na UFOP, é possível estudar Lavra de Minas, enquanto a UFMG oferece especialização em Engenharia de Recursos Minerais.

Vale lembrar que, por ser um curso de engenharia, o aluno deve participar de disciplinas do ciclo básico, como Cálculo I, Geometria Analítica e Álgebra Linear, Física I, Química, Desenho, Algoritmos e Programação, Introdução à Engenharia, Cálculo II, Métodos Numéricos, Física II, Mecânica, Introdução à Engenharia Ambiental e Estatística.

Durante o período de dois anos, o aluno deve obter a base de conhecimentos necessária para atuar profissionalmente.

Onde estudar engenharia de Minas?

De acordo com o diretório do MEC, existem mais de 30 cursos de Engenharia de Minas pelo Brasil. Eles são oferecidos como graduação tanto por IESs privadas quanto federais e estaduais, visando ampliar e qualificar a área da mineração.

O curso é da modalidade bacharelado e tem duração de cerca de cinco anos, em período integral. Vale lembrar que as matérias base do início do curso são pré-requisitos para outras disciplinas, exigindo o bom rendimento acadêmico para acompanhamento das aulas específicas.

Por ser um curso bastante especializado, ele exige também alta carga de atividades práticas, como projetos em que os alunos se envolvem diretamente, estágios supervisionados e TCC.

As principais instituições de ensino que oferecem essa formação, de acordo com o MEC, são:

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Universidades Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Universidade Federal do Ceará (UFC)

Para estudar engenharia de minas é necessário obter nota no Enem, em média, acima de 681 pontos, variando de acordo com cada instituição. O aluno também deve ter proximidade com diferentes áreas de conteúdo, como química e geologia, já que isso faz parte do que o engenheiro de minas faz.

Como é o mercado de trabalho da engenharia de minas?

Quem está procurando mais detalhes sobre a formação, além de saber mais sobre o curso e o que a engenharia de minas estuda, também precisa entender como funciona o mervado de trabalho.

Além de atuar na prática, localizando, gerindo e implantando locais de mineração, ele faz trabalhos para outras indústrias. É o caso, por exemplo, da indústria química, que busca profissionais qualificados na utilização e preservação de materiais.

A indústria de petróleo e gás, muito importante para a economia, também recruta engenheiros de minas. Isso porque essa profissão tem como habilidades a preservação ambiental, o controle de qualidade e a criação de rotinas, o que otimiza os processos custosos da extração de petróleo e gás natural.

Na área do agronegócio, o engenheiro de minas também faz parte de projetos de inovação: é ele que trabalha no desenvolvimento e na implantação de estratégias menos poluentes e mais práticas de trabalhar a terra, como fertilizantes e remédios.

Além disso, como é uma área da engenharia com menos visibilidade, há espaço para destaque no mercado de profissionais bem qualificados. Depois da graduação, ainda é possível investir em uma pós da área, oferecidas em instituições como USP e UFOP.

Ficou interessado no curso de engenharia de minas e o que estuda? Conheça o Responde Aí, plataforma que auxilia alunos de exatas do ciclo básico ao TCC, tornando as disciplinas mais acessíveis!

Deixe um comentário