Avançar para conteúdo principal

Quando pensamos em engenharia, normalmente o que vem na cabeça são cálculos e matemática, não é? Mas você já imaginou uma engenharia que lida com a área da saúde? Esse é o caso da Engenharia Clínica. Se você se interessa por engenharia e por saúde, continue lendo que eu vamos te ajudar a entender o que é Engenharia Clínica.

Quando pensamos no funcionamento de qualquer hospital, pensamos que não podem faltar enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem. Entretanto, hoje em dia, existe outra coisa que afeta muito o funcionamento dos centros médicos: os aparelhos e máquinas utilizados pelos profissionais da saúde. 

Os centros cirúrgicos, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), os prontos socorros e todas as áreas que compõem os hospitais estão cada vez mais tecnológicos, com equipamentos modernos e de última geração. 

A Engenharia Clínica é uma descendente direta de Engenharia Biomédica. Ela foi criada para trazer maior assertividade, agilidade e segurança nos procedimentos de saúde e cirúrgicos. É, hoje, fundamental para todo o processo hospitalar, desde a construção de hospitais até a manutenção.

Mas isso é assunto para outro tópico. Então, vamos entender melhor o que é Engenharia Clínica.

O que é Engenharia Clínica e o que faz esse engenheiro?

Como já dissemos, o trabalho do engenheiro clínico é extenso. O primeiro momento em que ele pode atuar é já nas fases iniciais de obras de um hospital, auxiliando no planejamento e pré-instalação dos equipamentos. Ele também ajuda na organização dos espaços, mensurando espaços físicos e viabilizando os melhores lugares para fazer as instalações elétricas, hidráulicas e outras.

Além disso, a Engenharia Clínica faz diversas outras atividades, como:

  • inspecionar a segurança hospitalar e o cumprimento de normas;
  • assessorar os administradores hospitalares na aquisição de novas tecnologias;
  • e manutenção, calibração e troca de peças do maquinário. 

A gestão de materiais, tecnologias e insumos é tão importante para o funcionamento dos centros de saúde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) liberou em 2010 a resolução nº 2, que recomenda que toda equipe possua, em seu quadro, um profissional com nível superior responsável por essa função. Nesse caso, o engenheiro clínico é o mais indicado. 

Onde estudar Engenharia Clínica?

A Engenharia Clínica é uma especialidade derivada da Engenharia Biomédica. Ela foi criada recentemente e está inserida dentro da grade curricular da Engenharia Biomédica através de disciplinas específicas. No entanto, devido ao alto grau de especificidade desse profissional, hoje já é possível encontrar alguns cursos de pós-graduação e MBA que complementam a graduação do engenheiro biomédico.

Por isso, o ideal é que você primeiro faça a graduação de Engenharia Biomédica para, então, fazer a especialidade em Engenharia Clínica.

Quais as melhores faculdades de Engenharia Biomédica?

O Ministério da Educação (MEC) indica que hoje existem mais de 30 universidades que possuem o curso de Engenharia Biomédica pelo país. 

Listamos abaixo os melhores cursos de acordo com o critério do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Ele avalia as instituições de acordo com índices como infraestrutura, corpo docente e diversos outros recursos oferecidos pelas universidades que participam da prova do Enade.

Universidade

CPC Contínuo

CPC Faixa

Universidade Federal De São Paulo (Unifesp) 3,75 4
Universidade Federal De Pernambuco (UFPE) 3,5 4
Universidade Franciscana (UFN) 3,27 4
Fundação Universidade Federal Do ABC (UFABC) 3,21 4
Universidade Federal De Uberlândia (UFU) 3,18 4
Universidade Do Vale Do Paraíba (Univap) 3,16 4
Universidade Federal Do Pará (UFPA) 3,13 4
Pontifícia Universidade Católica De São Paulo (PUC SP) 3,1 4
Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte (UFRN) 2,86 3
Instituto Nacional De Telecomunicações (Inatel) 2,85 3
Centro Universitário Funorte 2,63 3
Universidade Fumec 2,49 3

Grade curricular de Engenharia Biomédica

Como quase todas as engenharias, o curso de Engenharia Biomédica dura cerca de 10 semestres, divididos em ciclo básico e disciplinas específicas.

Além das matérias básicas, como Cálculo, Álgebra e Física, as disciplinas específicas são voltadas para o ambiente hospitalar e a gestão.

Por isso, o engenheiro biomédico irá estudar Gestão de Projetos, Empreendedorismo, além, é claro, de matérias como Biofísica, Biomecânica, Segurança Biológica, Informática Médica, Fisiologia Humana e Engenharia Clínica.

Se você está começando a cursar engenharia ou pretende entrar logo na faculdade, é hora de conhecer o Responde Aí disponibiliza. Se você está com alguma dificuldade, a plataforma pode ser a melhor amiga de todo estudante de Exatas durante a faculdade.

Os exercícios e livros resolvidos e aulas com uma linguagem simples e direta ajudam alunos do início do ciclo básico até o final do curso.

Deixe um comentário