Avançar para conteúdo principal

Se tem uma coisa que costuma deixar os estudantes de graduação com o cabelo em pé no final do curso é o TCC. O trabalho costuma exigir bastante dos alunos, além de competir com diversas outras tarefas para quem está próximo de se formar.

Mas calma! O TCC não se trata de nenhum bicho de sete cabeças e, com um bom planejamento, essa etapa pode ser bastante prazerosa para o estudante.

Para melhor demonstrar o que é o TCC e como fazer, confira esse texto. Aqui você verá sua importância, obrigatoriedade, estrutura e alguns tipos de trabalhos acadêmicos.

O que é TCC?

TCC é a sigla que corresponde ao Trabalho de Conclusão de Curso. Como o nome já demonstra, se trata de uma atividade realizada pelo aluno antes de se formar, para demonstrar um pouco do que viu durante a graduação e em sua pesquisa.

Com o TCC o aluno deverá, com o auxílio de um orientador, desenvolver um trabalho em cima de um tema bem delimitado. É aqui que você deverá mostrar suas habilidades de pesquisa e escrita, além de defender a relevância do assunto escolhido.

O TCC é obrigatório?

O Ministério da Educação (MEC) não determina que o TCC seja obrigatório, sendo deixado como conteúdo curricular opcional para as instituições. Entretanto, pelo seu valor e história, quase toda faculdade tem TCC de forma obrigatória para se graduar.

Por não ser uma determinação do MEC, cada instituição de ensino superior (IES) pode apresentar um formato diferente para a confecção e apresentação do TCC. Fique ligado e confira em sua faculdade qual o tipo de trabalho e as normas que você deve seguir.

Leia também: O que é Kanban e como funciona? Conheça o método para estudos

Quais são os tipos de TCC?

Como já visto, a não obrigatoriedade deixa o trabalho sem um padrão nacional. De acordo com cada universidade, existirá modelos diferentes de como estruturar o TCC. Os três modelos principais veremos a seguir:

Projeto prático

Como o nome já indica, neste modelo de TCC o estudante deverá realizar uma atividade prática, saindo do estudo teórico, que é mais comum nas graduações. Também chamado de projeto experimental, o aluno irá trabalhar com uma hipótese na prática.

Esse tipo de TCC é mais utilizado em graduações onde a prática é tão presente quanto a teoria, dando maior preparação para o mercado de trabalho. As principais cursos que o utiliza são:

  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Cinema;
  • Design;
  • Fotografia;
  • Jornalismo.

Artigo acadêmico

No artigo acadêmico, deve ser escolhido um tema bem delimitado, fazendo uma rica pesquisa com um forte embasamento teórico e transcrevendo suas análises em um espaço de 20 a 30 folhas. Neste modelo de TCC, será avaliado se o aluno realmente tem domínio do tema, assim como a qualidade das referências bibliográficas escolhidas.

O artigo acadêmico é bem parecido com a monografia, contudo, sua estrutura é a seguinte:

  • resumo;
  • introdução; 
  • embasamento teórico;
  • desenvolvimento; 
  • análise; 
  • considerações finais.

Estudante completamente feliz segurando seu diploma, que foi conquistado após a finalização de sua monografia.

Monografia

Deixamos para o final o principal formato de TCC, até para o detalharmos melhor nos tópicos que virão a seguir. A monografia tem uma metodologia bem próxima do artigo, diferenciando principalmente na sua extensão e em sua estrutura.

Ao se deparar com a monografia, o estudante terá que aprofundar bem em um tema, com uma boa pesquisa e auxílio de um orientador que conheça daquilo que será visto. Em geral, é recomendado que o trabalho apresente entre 30 e 60 páginas, para não ser muito raso e nem exceder o que deve ser apresentado.

Leia também: Veja a lista de livros resolvidos do Responde Aí para estudar exatas

Qual a estrutura de uma monografia?

Como estruturar o TCC quando ele se tratar de uma monografia? Essa pergunta deve ser respondida seguindo as orientações definidas pela ABNT, em sua NBR 14.724.

Para dar uma simplificada, a monografia deve contar, obrigatoriamente com os seguintes componentes:

  1. Capa;
  2. Folha de rosto;
  3. Folha de aprovação;
  4. Resumo;
  5. Sumário;
  6. Introdução
  7. Desenvolvimento;
  8. Conclusão;
  9. Referências.

Além destes, algumas partes opcionais podem ser incluídas no TCC, como dedicatória, agradecimentos, lista de tabelas, lista de ilustrações e anexo. Os componentes mais importantes da monografia serão trabalhados em seguida.

Introdução

A introdução deve trazer, de forma geral, o que será visto dentro daquele trabalho, sem concluir nada e preferencialmente com verbos no futuro. Seu conteúdo deve corresponder a, em média, 6% das páginas escritas, passando por:

  • tema;
  • problemas;
  • objetivos;
  • hipóteses.

Desenvolvimento

Aqui está o trabalho propriamente dito, por isso ao aluno se deparar em como elaborar o desenvolvimento do TCC, alguns cuidados devem ser tomados. A escrita deve manter coesão, coerência e clareza, com o uso de termos impessoais.

Conclusão

É o término do TCC, onde o estudante deverá mostrar se suas hipóteses foram confirmadas ou não. É importante que o discente traga suas considerações sobre os principais aspectos que foram vistos durante sua pesquisa. Aqui, os verbos devem ser usados no passado, já que de certa forma você estará fazendo uma retrospectiva do que foi abordado.

Quais as principais normas da ABNT devem ser observadas?

De forma geral, a norma que rege a monografia já foi apresentada aqui, a NBR 14.724, que possui o título Informação e documentação — Trabalhos acadêmicos — Apresentação. Nesta norma, serão informados diversos termos, a estrutura e a correta formatação de um TCC.

Existem regras gerais para os seguintes itens:

  • Formato;
  • Espaçamento;
  • Paginação;
  • Numeração progressiva;
  • Citações;
  • Siglas;
  • Equações e fórmulas;
  • Ilustrações;
  • Tabelas.

Além desta norma, é importante se atentar em outras duas que também são extremamente importantes para a confecção de qualquer trabalho acadêmico: a NBR 6.023 e a 10.520. A primeira indica as regras para a realização das referências bibliográficas, enquanto a outra traz determinações para se realizar as citações.

Leia também: Conheça as melhores faculdades de Exatas para estudar em 2022

Qual a diferença entre monografia, dissertação e tese?

Além da monografia, outros trabalhos acadêmicos são bem conhecidos e extremamente importantes para a formação do estudante. Para conhecer melhor as diferenças entre monografia dissertação e tese, cheque o quadro a seguir:

Monografia Dissertação Tese
Uso Graduação e pós-graduação lato sensu Mestrado Doutorado
Tema Não precisa ser original Não precisa ser original Originalidade
Abordagem Reflexão do assunto Perspectiva inovadora Contribuição inédita e aprofundada
Tamanho 30 a 60 100 a 170 mais de 350

Se você quer acessar outros materiais que te ajudarão no curso, que tal conhecer o Responde aí? A plataforma traz uma forma simplificada para explicar as matérias de exatas, com a linguagem do estudante.

Deixe um comentário