Avançar para conteúdo principal

Iniciar no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil, mas não podemos negar que quem possui capacitações técnicas possuem muito mais chance de ocupar uma vaga de trabalho.

Os cursos técnicos são uma excelente porta de entrada para o mercado, isso porque em sua formação o foco é formar profissionais capacitados com aulas práticas durante todo o curso.

Quer entender melhor o que é e como funciona um curso técnico? Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é um curso técnico

O curso técnico é uma formação que está no nível entre o Ensino Médio e o Ensino Superior que dura, em média dois anos, é regularizada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e bastante valorizada pelos empregadores.

O principal foco do ensino técnico é formar profissionais capacitados para ingressar rápido no mercado de trabalho. O curso técnico pode ser feito, inclusive, durante o Ensino Médio, podendo ser integrado ou não.

Vamos entender melhor como isso funciona mais adiante.

O que é um curso técnico de nível médio?

O curso técnico de nível médio é a formação realizada junto com o Ensino Médio, ou seja, o aluno pode cursar o Ensino Médio normalmente, mas junto com o colegial irá cursar disciplinas técnicas para a sua formação no curso que escolher.

Para essa habilitação existem duas opções: o técnico integrado e o técnico externo.

O técnico integrado pode ser realizado a partir do 1º ano do ensino médio e junto com a formação o aluno terá aulas do curso técnico que escolheu. Ao final, o estudante recebe o certificado de conclusão do ensino médio e o certificado de conclusão do curso técnico.

Já o técnico externo, como o próprio nome sugere, pode ser feito separado do ensino médio e o aluno deve estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído. 

De toda a forma, o curso técnico é uma ótima opção para quem busca se capacitar e entrar mais rapidamente no mercado de trabalho.

Como funciona um curso técnico?

Durante todo o curso técnico, o estudante estará frente a frente com a profissão escolhida, com aulas práticas e muito expositivas. Isso faz com que o aluno saia do técnico muito mais capacitado para disputar grandes oportunidades no mercado de trabalho.

Grande parte dos estudantes de ensino técnico conseguem emprego antes mesmo de concluírem o curso, graças ao sistema prático que esta formação proporciona.

Os cursos técnicos duram, em média, dois anos, mas isso pode variar de acordo com o curso escolhido. Além disso, o aluno precisa estar cursando o ensino médio ou já ter concluído.

Quais são os cursos técnicos que existem?

De acordo com o MEC, hoje existem 185 possibilidades de cursos técnicos, divididos em 12 eixos tecnológicos:

  1. Ambiente, Saúde e Segurança
  2. Apoio Educacional
  3. Controle e Processos Industriais
  4. Gestão e Negócios
  5. Hospitalidade e Lazer
  6. Informação e Comunicação
  7. Infraestrutura
  8. Militar
  9. Produção Alimentícia
  10. Produção Cultural e Design
  11. Produção Industrial
  12. Recursos Naturais

Dentro dos cursos técnicos mais procurados pelos estudantes, podemos destacar:

  • Técnico em Enfermagem
  • Técnico em Administração
  • Técnico em Segurança do Trabalho
  • Técnico em Marketing
  • Técnico em Logística
  • Técnico em Radiologia
  • Técnico em Mecânica
  • Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Cursos técnicos na área da saúde

O mercado de trabalho tem alta procura pelos técnicos na área da saúde, isso porque as oportunidades são muitas, sejam dentro de hospitais, clínicas ou postos de saúde. 

Com a alta empregabilidade para os cursos técnicos na área da saúde, o técnico poderá atuar em diferentes áreas, desempenhando funções essenciais dentro do âmbito hospitalar e clínico. 

Dentro os cursos técnicos com maior índice de empregabilidade na área da saúde, destacamos:

Técnico em Enfermagem

O curso técnico em Enfermagem é uma formação que pode ser feita em até 18 meses e é um dos profissionais mais buscados da área da saúde. Grande parte da rotina do técnico em Enfermagem é oferecer apoio aos enfermeiros durante os cuidados com os pacientes.

Técnico em Radiologia

O técnico em Radiologia é responsável por preparar os pacientes para tirar radiografias, manusear os equipamentos e garantir a entrega do diagnóstico pela imagem. Esse profissional tem uma média salarial de R$1800 por mês, mais o adicional de periculosidade da área. 

Técnico em Farmácia

O curso técnico em Farmácia capacita os estudantes a trabalharem em hospitais, farmácias, laboratórios e clínicas, a fim de manipular e controlar medicamentos, indicar a dosagem correta, entre outras atividades sempre monitoradas pelo farmacêutico responsável.

Técnico em Estética

A área de Estética é uma das que mais crescem no Brasil, e o mercado de trabalho também acompanha este crescimento. O técnico em Estética é responsável por trazer beleza e bem-estar aos clientes, utilizando técnicas de limpeza de pele, drenagens, massagens entre outras funções.

O Técnico em Estética pode trabalhar em clínicas, spas, salões de beleza ou até mesmo ter o seu próprio negócio.

Mercado de trabalho para quem faz curso técnico

Quem faz curso técnico garante um diferencial no currículo e o capacita para o mercado de trabalho que, hoje, tem grande demanda por esses profissionais. Além disso, como comentamos, o curso técnico tem foco na prática e no que o mercado mais valoriza, por isso, as chances são muitas!

O curso técnico, além de facilitar a entrada no mercado de trabalho, o aluno chega no ensino superior com uma bagagem muito mais rica e completa do que se saísse do ensino médio e fosse direto ao Ensino Superior.

Dessa forma, procurar por um curso técnico é uma ótima forma de sair à frente no mercado de trabalho e conquistar aquela vaga dos sonhos!

Conteúdo produzido pelo site Proz Educação

Deixe um comentário