Avançar para conteúdo principal

Você entrou na faculdade dos seus sonhos! Realizou aquele desejo pessoal de fazer o curso que te guiará para a profissão que deseja exercer futuramente. Deixou toda a família orgulhosa!

Ao longo dos anos seguintes, estudou tudo o que podia, foi bem nas provas, surpreendeu os professores com ótimos trabalhos. Agora, só falta a monografia final para colocar as mãos no tão desejado diploma e, finalmente…

Espera um momento! Parece que ficou faltando alguma coisa! O que seria?

Horas complementares?! Mas o que é isso?! Como é que você não deu atenção a elas? O que fazer agora?!

Calma! É claro que este é um cenário fictício!

Mas o objetivo é mostrar que as horas complementares são parte integrante do currículo acadêmico e devem ser encaradas desde o início da graduação com a mesma seriedade que qualquer outra disciplina. 

Caso não haja comprovação de que elas foram realizadas, não é possível se formar!

Por isso, vamos mostrar neste artigo o que são horas complementares e qual é a sua importância. Você também vai conhecer as melhores formas de consegui-las, de uma maneira que, efetivamente, agreguem conteúdo e conhecimento à sua jornada universitária.

Vem com a gente!

O que são horas complementares e qual é a sua importância?

Horas complementares é a denominação informal de Atividades Complementares (ACC). Trata-se de um recurso educacional extracurricular obrigatório a todos os cursos de bacharelado presenciais, conforme determinação do Ministério da Educação (MEC).

Um dos principais objetivos das horas complementares é incentivar os alunos a expandir o aprendizado relacionado ao seu curso de graduação.

Para isso, devem participar de atividades internas e externas à instituição de ensino, a fim de acumularem novos conhecimentos e experiências, ampliando sua visão e percepção sobre a área de estudo.

Por essa razão, as ACC devem ser encaradas pelos estudantes como uma oportunidade valiosa de crescimento, que não deve ser negligenciada ou menosprezada.

As horas complementares acontecem em paralelo às aulas do curso de graduação, podendo ser obtidas de várias maneiras diferentes.

Dependendo da atividade complementar realizada, os alunos usufruem de uma série de benefícios importantes para a sua formação profissional e pessoal, tais como:

  • ter contato com profissionais que já estão no mercado;
  • vivenciar a realidade diária da profissão no próprio ambiente trabalho;
  • desenvolver novas competências técnicas e habilidades comportamentais;
  • obter conhecimentos teóricos complementares, além daqueles vistos em sala de aula;
  • enriquecer a bagagem cultural.

Que tipo de horas complementares existem?

Basicamente, existem dois tipos de atividades complementares:

Horas Complementares Internas

Acontecem dentro da universidade, sendo supervisionadas por um dos coordenadores do curso. Iniciação científica, monitorias e pesquisas são exemplos de atividades internas.

Horas Complementares Externas

São realizadas fora do ambiente acadêmico. É o caso de cursos livres online, estágios, congressos, seminários, palestras, visitas a instituições culturais, intercâmbio no exterior, curso de idiomas, trabalho voluntário etc.

Como conseguir horas complementares?

Existem diversas formas de conseguir horas complementares.

Vamos conhecer algumas das principais atividades aceitas pelos cursos de graduação e que estão entre aquelas que mais ganhos proporcionam aos estudantes em termos de novos conhecimentos e de experiências.

Confira!

  1. Estágios

Os estágios são uma das maneiras mais eficientes de começar a ganhar experiência profissional, oferecendo ao estudante contato direto com o ambiente de trabalho.

  1. Congressos, palestras e seminários

A participação nesse tipo de evento é outra excelente maneira de conseguir horas complementares.

Apresentados por profissionais experientes e, muitas vezes, renomados em sua área de atuação, são eventos inspiradores e com grande carga educacional.

Ao mesmo tempo, o contato com outros profissionais possibilita ao aluno crescer o seu networking.

  1. Iniciação científica

Participar dessa modalidade de pesquisa acadêmica no ambiente universitário é outra forma de conseguir horas complementares.

Alunos que pretendem atuar na área acadêmica encontram nesse tipo de atividade uma excelente forma de compreender melhor e vivenciar a dinâmica do método científico.

  1. Monitorias

Você sabia que uma das maneiras mais eficazes de aprender é ensinando? Ao tornar-se um monitor em seu curso de graduação, o aluno auxilia outros estudantes, expande seu conhecimento e, de quebra, conquista suas horas complementares.

  1. Eventos estudantis

Aqui, o leque de opções é bastante variado. A participação comprovada em workshops, simpósios, oficinas e semanas acadêmicas é aceita pela faculdade como horas complementares realizadas. O mesmo vale para dissertações e defesa de teses.

  1. Intercâmbio

Ter a oportunidade de estudar em outro país para aprender o idioma local e conhecer uma nova cultura também rende ao aluno horas complementares que podem ser utilizadas para cumprir a exigência de ACC de sua faculdade.

Vale destacar que o mesmo vale para cursos de idiomas feitos aqui mesmo no Brasil.

  1. Eventos culturais

Atividades extracurriculares envolvendo a cultura também servem para comprovar horas complementares, desde que estejam relacionadas à área do curso.

Assim, confira junto à secretaria acadêmica se visitas a museus ou idas ao teatro podem ser utilizadas a título de ACC.

  1. Trabalho voluntário

Esse tipo de atividade é excelente para o crescimento pessoal e o desenvolvimento de comportamentos importantes, como empatia, solidariedade e senso de cidadania.

Mas, além disso, tem “efeitos colaterais” interessantes, como chamar a atenção de futuros empregadores e, no curto prazo, servir como horas complementares.

  1. Cursos livres online

Essa modalidade de curso oferece ao aluno a oportunidade de alcançar novos conhecimentos relacionados à sua área de formação, ou mesmo de aprofundar o que já sabe a respeito de determinado tema.

Da mesma forma, proporciona praticidade e comodidade, uma vez que o estudante pode acompanhar o conteúdo de maneira remota, imprimindo o seu ritmo pessoal aos estudos.

Ao final, o certificado de conclusão servirá para demonstrar o conhecimento acumulado, devendo ser utilizado como comprovante da realização das horas complementares na secretaria do curso acadêmico.

Aproveite e conheça: 11 opções de cursos gratuitos com certificado para horas complementares.

Estudante de engenharia faz curso online com certificado gratuito de atividades complementares

Por que escolher cursos livres online para conseguir horas complementares?

A pandemia acelerou um processo que já vinha se consolidando anteriormente: o crescimento da procura pelo Ensino à Distância como forma de obter novos conhecimentos e desenvolver habilidades técnicas e comportamentais.

Atualmente, a boa qualidade pedagógica e educacional dos cursos online é reconhecida em larga escala por especialistas e também por aqueles que consomem esse tipo de conteúdo.

Dessa forma, os cursos livres online surgem como uma ótima alternativa para os alunos de graduação que precisam conseguir e comprovar horas complementares em seus cursos acadêmicos.

Entre os benefícios oferecidos por essa modalidade de ensino, vale a pena destacar:

  1. Horários flexíveis, pois o aluno define o momento em que irá assistir às aulas.
  2. Acesso seguro a conteúdos atualizados, podendo esclarecer dúvidas online.
  3. Garantia da mesma credibilidade que os cursos presenciais.

O Realizzare Cursos, parceiro do Responde Aí, oferece dezenas de cursos livres online, a maioria de forma gratuita, em diversas áreas do conhecimento.

São conteúdos elaborados por especialistas e profissionais que atuam em segmentos como Educação, Informática, Administração, Saúde, Direito e Marketing, entre outras.

Todos eles podem ser utilizados para conseguir horas complementares.

Para efeito de comprovação na secretaria acadêmica, basta apresentar o Certificado Digital de Conclusão do curso realizado. A certificação pode ser solicitada ao Realizzare mediante o pagamento de uma pequena taxa de emissão.

Não fique fora dessa! Conheça os cursos gratuitos disponíveis na plataforma, invista no seu conhecimento e garanta o cumprimento da carga de Atividades Complementares que a sua faculdade exige!

Seu futuro profissional agradece!

E aí, gostou do conteúdo?

Agora que você já entendeu o que são e como conseguir horas complementares, não perca tempo e conheça a plataforma do Responde Aí

Nosso objetivo é auxiliar os alunos de exatas em suas principais dúvidas, aumentando o seu desempenho escolar.

Conteúdo produzido pelo site Realizzare Cursos

Deixe um comentário