Avançar para conteúdo principal

Você provavelmente já ouviu que saber inglês é essencial para qualquer coisa hoje em dia — e é verdade. Seja na televisão, seja na internet, ou até mesmo em expressões cotidianas, o inglês se tornou parte inseparável da nossa realidade.

Para quem deseja fazer um curso de graduação, conseguir um emprego com mais facilidade, viajar o mundo ou simplesmente entender o que diz aquela letra de música famosa, o inglês é importantíssimo. E isso não acontece só porque os Estados Unidos são uma grande potência; tem a ver também com a nossa relação com a cultura americana ao longo dos anos, e com o modo como ela se misturou com a nossa.

No entanto, nem todo mundo pode arcar com os custos de um cursinho de inglês. Por isso, existem diferentes maneiras de aprender o idioma. E, para te ajudar nesse processo, a equipe do Responde Aí reuniu tudo o que você precisa saber antes de estudar inglês, além de dicas para estudar inglês sozinho.

Para saber mais, continue lendo este conteúdo!

O que você deve saber antes de estudar inglês?

O inglês e o português são línguas muito diferentes, com origens e sonoridades distintas. Por isso, para quem deseja estudar inglês sozinho, o processo pode parecer um pouco complicado

No entanto, existem algumas coisas que nós podemos ter em mente para nos preparar e torná-lo mais simples. Ou seja: com algumas dicas e alguns segredos, é possível tornar todo o aprendizado mais transparente e dinâmico. Abaixo, separamos algumas dessas dicas. Confira!

Leia também: O que é o TCC e como fazer? Veja como estruturar sua pesquisa

1. Não vai ser um processo simples

Dizer que estudar inglês sozinho não será um processo simples é diferente de dizer que inglês é uma língua difícil. Pode ser que você sinta uma grande familiaridade com o idioma e tenha até facilidade para aprendê-lo, mas o processo de aprendizagem sempre chega em um ponto um pouco mais complexo.

Por isso, tenha em mente que talvez não seja uma trajetória fácil e sem desafios — e tudo bem. O importante não é aprender inglês em um dia, nem já começar com a fluência de um nativo. Na verdade, o essencial é que você se divirta e aprenda no seu ritmo, de forma efetiva.

2. A vergonha vai te atrapalhar

Quando estamos aprendendo uma nova língua, é muito comum que a vergonha apareça e tome conta de nós. Principalmente nas aulas de conversação ou quando precisamos falar com outras pessoas, muita gente fica travada e acaba desistindo de aprender.

No entanto, você não pode deixar que este seja um fator limitante. Sim, é um pouco esquisito não saber direito o que dizer, ou falar as palavras da maneira incorreta. Mas esse é um processo. Então, se a vergonha for mais forte que a sua vontade de estudar inglês, você não vai conseguir terminá-lo.

3. Para aprender uma língua nova, é preciso cometer erros

Imagine um bebê aprendendo a falar. Ele provavelmente usa expressões que não fazem muito sentido, pronuncia as palavras de um jeito diferente ou se confunde com a ordem da frase, não é mesmo?

Quando começamos a estudar inglês, nós também somos bebês aprendendo a falar. Ou seja: os erros vão fazer parte do nosso trajeto, e eles são importantíssimos para que a gente aprenda de verdade. Afinal, é só quando cometemos erros que podemos ser corrigidos e entender melhor o uso de cada palavra, a pronúncia de cada som.

Por isso, abrace esses momentos e não tenha medo deles. Errar é parte do processo de aprendizagem de uma nova língua, e mostra que você está avançando. 

Você também pode se interessar: Como fazer um resumo de texto? Veja o passo a passo

Estudante segue dicas para estudar inglês sozinho. Ele assiste a uma videoaula online enquanto faz anotações em um caderno.

10 dicas para estudar inglês sozinho

Agora que você já entendeu que o processo para saber inglês não acontece da noite para o dia, é hora de colocar a mão na massa e começar a aprender de verdade. E, se você não pode pagar um cursinho e decidiu estudar inglês sozinho, aqui vão algumas dicas para otimizar esse processo e fazer com que ele seja mais eficiente. Confira!

  1. Planeje os seus estudos: criar cronogramas de conteúdos é uma ótima maneira de avançar na matéria aos poucos e de modo organizado.
  2. Estude todos os dias: nem que seja por apenas 15 minutos, criar esse hábito vai te ajudar a avançar mais rápido e melhor.
  3. Converse em inglês: mesmo se for sozinho, treinar a sua fala em inglês é muito importante. Por isso, faça perguntas, crie histórias, finja que recebeu um prêmio…
  4. Assista, ouça e leia coisas em inglês: é importante se habituar a ouvir e ler o idioma sem legendas em português ou tradução. Foque no contexto! No começo pode ser difícil, mas, depois, você vai se habituar.
  5. Aposte em videogames e jogos: para treinar o seu vocabulário de maneira divertida, os jogos são uma ótima opção!
  6. Preste atenção nos usos de inglês do seu cotidiano: no trabalho ou na faculdade, não é raro nos depararmos com expressões em inglês. Da próxima vez que você receber um feedback ou entregar um paper, fique atento a esses usos!
  7. Participe de discussões em fóruns: os fóruns são ambientes divertidos para treinar a sua escrita e comunicação, além de fazer alguns amigos com gostos similares.
  8. Use aplicativos: eles ajudam a treinar a gramática, a pronúncia e a leitura. Um dos mais famosos é o Duolingo.
  9. Procure por exercícios e desafios online: na hora de aprender inglês, a internet é uma importante aliada, e oferece muitos materiais gratuitos de qualidade.
  10. Mantenha-se motivado: como em todo processo, é natural que você desanime. No entanto, lembre-se dos seus motivos para querer estudar inglês sozinho e mantenha os seus objetivos em mente!

Confira: Como aprender cálculo? 10 dicas para estudar

Qual o melhor horário para estudar inglês?

A verdade é que não existe um horário ideal para estudar inglês. Para quem quer aprender inglês sozinho, o melhor horário é sempre aquele em que você:

  • Não está muito cansado;
  • Está motivado para começar a estudar.

Para algumas pessoas, esse momento pode ser logo de manhã, antes de começar outras atividades do dia. Para outras, pode ser o fim da tarde, depois do trabalho ou da faculdade. 

Ou seja: o estudo deve se adaptar à sua rotina e ser encaixado nela de maneira natural. Portanto, pense no seu dia a dia e defina um horário que parece adequado para aprender. 

Agora que você já aprendeu o que deve saber antes de estudar inglês, aproveite para conhecer o Responde Aí! A nossa plataforma tem como objetivo simplificar a vida dos estudantes de exatas e conta com diversos materiais para ajudar nos seus estudos.

Deixe um comentário