Avançar para conteúdo principal

É, chegou sua hora de fazer o vestibular e você está querendo cursar Engenharia Química? Nesse momento, diversas dúvidas ficam martelando na nossa cabeça.

Estou fazendo a escolha certa? Onde tem Engenharia Química? Quais as melhores faculdades? Quanto tempo vou levar pra me formar? O que vou estudar no curso?

Se você está com alguma dessas dúvidas (ou todas elas), fique tranquilo, isso é mais normal do que pode parecer. Você não está sozinho nessa, e todo mundo que entra na faculdade já passou por esse momento. Hoje, vou te ajudar a responder.

A primeira pergunta é a mais difícil de responder. Eu tenho uma boa e uma má notícia pra você. A má é que a única pessoa que pode responder isso é você mesmo. A boa é que respondendo às outras perguntas você vai ter muito mais claro na sua cabeça se cursar Engenharia Química é a escolha certa para você.

Então, vem comigo e descubra onde tem Engenharia Química, quais as melhores faculdades e veja tudo o que você precisa saber para fazer a sua escolha.

O que é Engenharia Química?

Em resumo: a pessoa que cursa Engenharia Química termina a faculdade com o título de bacharel e está pronto para trabalhar em indústrias e empresas que realizam transformações físico-químicas em matéria-prima.

As transformações físicas são aquelas que não criam novas substâncias (por exemplo quando há mudanças de estado, como vaporização, solidificação e condensação) e as transformações químicas são as que transformam a matéria-prima em outra substância (por exemplo quando queimamos o açúcar, madeira ou folha de papel).

Quando formado em Engenharia Química, você estará habilitado para idealizar, projetar, desenvolver, aperfeiçoar e gerenciar processos industriais que estejam relacionados a transformações químicas, físicas, biológicas, etc.

O engenheiro químico trabalha visando sempre a inovação de produtos. O profissional pode atuar na área de pesquisa ou de gerenciamento de projetos, além de muitas outras funções em indústrias e grandes empresas.

Leia também: Conheça as faculdades de Engenharia mais difíceis de entrar pelo Enem

Onde estudar Engenharia Química?

Essa é uma pergunta relativamente fácil de responder, mas que possui diversas variáveis. Tudo depende da região onde você mora, se você tem disponibilidade para mudar de cidade, se prefere um curso presencial ou a distância (EaD), procura um curso de período integral, matutino, noturno, entre outras circunstâncias.

Uma rápida consulta no site do Ministério da Educação (MEC) mostra que existem milhares de faculdades de engenharia por todo o Brasil. Para Engenharia Química, são mais de 250 faculdades. Então, você não precisa se preocupar tanto em saber onde tem Engenharia Química, já que as faculdades que oferecem o curso estão espalhadas pelos quatro cantos do país.

Além disso, algumas instituições possuem a opção de realizar o curso na modalidade EaD.

Leia também: Conheça as melhores faculdades de Engenharia do Brasil

Quais as melhores faculdades de Engenharia Química?

Mas, para decidir onde estudar Engenharia Química, também é importante saber quais são as melhores faculdades que oferecem a graduação.

O MEC também classifica a qualidade de cada curso registrado no país. O órgão usa o Conceito Preliminar de Curso para avaliar infraestrutura, corpo docente e outros recursos das universidades. Para te ajudar na decisão de onde estudar Engenharia Química, selecionamos as faculdades com maior índice no CPC. Vamos a elas.

Universidade

CPC Contínuo

CPC Faixa

Universidade Do Estado De Santa Catarina (Udesc) 436 5
Instituto Militar De Engenharia (IME) 435 5
Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Rio Grande Do Sul (IFRS) 430 5
Universidade Tecnológica Federal Do Paraná (UTFPR) 412 5
Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Sul De Minas Gerais 398 5
Universidade Federal De Lavras (UFLA) 398 5
Universidade Estadual De Campinas (Unicamp) 390 4
Faculdade Pitágoras De Ipatinga (FPI) 378 4
Universidade Do Vale Do Rio Dos Sinos (Unisinos) 374 4
Faculdade Pitágoras De Linhares 370 4
Universidade Federal Do Sul E Sudeste Do Pará (Unifesspa) 365 4
Universidade Federal Da Integração Latino-americana (Unila) 363 4
Universidade Federal De Minas Gerais (UFMG) 361 4
Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho (Unesp) 361 4
Universidade Federal De Santa Catarina (UFSC) 356 4
Universidade Do Oeste De Santa Catarina (Unoesc) 354 4
Universidade Federal Do Triângulo Mineiro (UFTM) 353 4
Universidade Federal Fluminense (UFF) 350 4
Universidade Federal De Sergipe (UFS) 348 4
Universidade Federal Rural Do Semi-árido (UFERSA) 348 4
Universidade Do Estado Do Rio De Janeiro (UERJ) 346 4
Universidade Federal De Viçosa (UFV) 341 4
Universidade De Santa Cruz Do Sul (Unisc) 341 4
Centro Universitário Facvest (UniFacvest) 340 4
Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul (UFRGS) 338 4
Centro Universitário Da Fundação Educacional Inaciana Pe Sabóia De Medeiros (FEI) 338 4
Universidade Federal De São Carlos (UFSCar) 338 4
Universidade Do Vale Do Taquari (Univates) 337 4
Universidade Federal De Santa Maria (UFSM) 337 4
Centro Universitário Facens (UniFACENS) 336 4

Grade curricular de Engenharia Química

É importante você saber que um engenheiro químico é, antes de tudo, um engenheiro. Então, você precisará estudar todo o ciclo básico comum aos cursos de engenharia. Matérias como Cálculo e Física são obrigatórias. Além disso, Termodinâmica, Estatística e Química (muita Química!) fazem parte da grade curricular.

Outras disciplinas relacionadas a gerenciamento de projetos e empreendedorismo também são oferecidas ao longo do curso.

Mas, como o próprio nome do curso já revela, as matérias relacionadas à Química são realmente o carro chefe do curso. Química Orgânica, Tratamento de Resíduos Industriais, Termodinâmica Química, Química Aplicada e muitas outras.

Uma dica que eu posso te dar é: visite o site da faculdade que você quer cursar e procure lá a grade curricular referente ao curso. A maior parte das disciplinas é igual para todas as faculdades, pois elas seguem as orientações do MEC, mas pode haver algumas variações entre um curso e outro. Por isso, não deixe de conferir a grade específica das instituições que você tem interesse em estudar.

Quanto tempo pra se formar no curso?

O tempo de graduação de um engenheiro químico é de, em média, 5 anos, ou 10 semestres. Mas isso pode variar de faculdade para faculdade, ou até mesmo mudar dentro de uma mesma faculdade.

Por exemplo, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece cursos de Engenharia Química nos períodos integral ou noturno. O curso integral é estruturado para durar 10 semestres (5 anos), enquanto o noturno é estruturado para ser feito em 12 semestres (6 anos).

Por isso, a melhor coisa que você pode fazer é entrar no site da faculdade e se inteirar do funcionamento daquela instituição.

Deixe um comentário