Avançar para conteúdo principal

É comum que alunos com afinidade em matérias como matemática, física ou química tenham planos concretos de seguir na área de exatas durante a graduação. No entanto, dentre tantos cursos disponíveis, como saber qual é o mais indicado para o seu perfil?

Foi pensando nisso que o Responde Aí elaborou este conteúdo, explicando quais os melhores cursos para fazer em diferentes cenários. Você encontrará as grades curriculares, a proposta do curso, possíveis áreas de atuação e exemplos de universidade onde cursá-los.

Por isso, se você procura os melhores cursos superiores da atualidade, mas ainda não sabe qual é o ideal para você, continue lendo e confira!

1. Engenharia Civil

A Engenharia Civil é um dos cursos de exatas mais tradicionais do mercado, e também é uma das engenharias mais procuradas no mercado de trabalho. Dentre as principais áreas de atuação da Engenharia Civil, estão a Construção Civil e o Cálculo Estrutural. 

A grade de Engenharia Civil conta com matérias como Cálculo, Probabilidade e Estatística, Álgebra Linear e Física. Além disso, há disciplinas relacionadas a construção, materiais e solo.

Para quem busca estudar Engenharia Civil, também elaboramos uma tabela com as notas do Enade das melhores faculdades para se fazer. Confira:

 

Faculdade Conceito Enade (contínuo) Conceito Enade (faixa)
Universidade Federal do Paraná (UFPR) 5 5
Universidade Federal do Ceará (UFC) 490 5
Faculdade Norte Capixaba de São Mateus (MULTIVIX São Mateus) 484 5

Vale lembrar que nem todas as universidades participam do Enade todos os anos, o que pode influenciar os dados da tabela. Esses números são de 2019 e estão disponíveis no site oficial do MEC.

2. Engenharia de Materiais

A Engenharia de Materiais é uma das faculdades de Engenharia mais focadas na produção de novos produtos e na otimização do tempo industrial. A sua área de atuação inclui siderúrgicas, metalúrgicas, fábricas de plástico e muito mais.

Dentre as disciplinas estudadas ao longo da graduação, destacam-se as componentes do Ciclo Básico de Engenharia — Cálculo, Física, Probabilidade e Estatística etc. — e matérias como Organização Industrial, Fratura dos Materiais e outras.

Para quem busca as melhores faculdades de Engenharia de Materiais para se fazer, listamos as que obtiveram maior nota no Enade. Confira:

Faculdade Conceito Enade (contínuo) Conceito Enade (faixa)
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) 395 5
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 394 4
Universidade de Sorocaba (Uniso) 378 4

3. Engenharia Química

A Engenharia Química é uma das áreas da Engenharia com maior crescimento e com um bom salário inicial. O engenheiro químico trabalha principalmente com a classificação de riscos e perigos à segurança. 

As disciplinas da Engenharia Química não diferem muito das de outras engenharias, graças ao ciclo básico, que cobre matérias como Cálculo, Física, Probabilidade e Estatística e Lógica. No entanto, há também uma maior preocupação com matérias específicas, como Bioquímica e Ciência dos Materiais.

Para quem deseja saber onde estudar Engenharia Química, algumas das melhores universidades são a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Instituto Militar de Engenharia (IME).

4. Desenvolvimento de Sistemas

Alunos de exatas com interesse na área de Informática também podem desejar trabalhar com o Desenvolvimento de Sistemas, curso focado na criação de softwares de informação. 

A área de atuação de um profissional de Desenvolvimento de Sistemas é bastante ampla. Ela inclui desde o desenvolvimento de softwares até a administração de banco de dados, e ainda tem aplicações nas áreas de negócio e estratégia.

Dentre as disciplinas estudadas na graduação, destacam-se as matérias de Programação, Matemática Computacional, Estrutura de Dados e Tecnologias para Internet.

Para quem está buscando as melhores graduações na área de Desenvolvimento de Sistemas, estas são as universidades com o melhor conceito Enade:

Faculdade Conceito Enade (contínuo) Conceito Enade (faixa)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) 492 5
Faculdades Integradas Vianna Junior (FIVJ) 472 5
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) 446 5

Dois estudantes das melhores graduações de exatas da atualidade estudam gráficos. Também é possível ver dois computadores.

5. Economia

A graduação em Economia vem ganhando o interesse dos jovens principalmente devido a sua aplicabilidade no mundo dos investimentos e dos negócios. No entanto, um profissional de economia também pode trabalhar com estudos de mercado, bancos e até no planejamento empresarial.

Dentre as matérias da graduação, destacam-se a História da Economia, Micro e Macroeconomia, Econometria e Estatística. Além disso, os estudantes também podem focar em disciplinas de economia aplicada.

As melhores universidades para se fazer, de acordo com o Enade, são:

Faculdade Conceito Enade (contínuo) Conceito Enade (faixa)
Escola de Economia de São Paulo 500 5
Faculdade Ibmec 497 5
Universidade Federal de Minas Gerais 493 5

6. Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo também é um dos melhores cursos superiores atualmente, e a faculdade tende a ser buscada por alunos de exatas. Uma dúvida comum, porém, é quem ganha mais: engenheiro ou arquiteto. No entanto, suas atuações são bem diferentes.

Dentre as matérias vistas por um estudante de Arquitetura e Urbanismo, destacam-se as de Desenho Artístico e Técnico, Gestão de Projetos e Planejamento Urbano.

As melhores faculdades para se fazer são, de acordo com o Enade:

Faculdade Conceito Enade (contínuo) Conceito Enade (faixa)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo 491 5
Universidade Federal de Goiás 476 5
Universidade Federal do Paraná 474 5

7. Tecnologia da Informação

O curso de Tecnologia da Informação vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho atualmente, graças a sua aplicabilidade vasta. A área de TI engloba uma série de diferentes atividades, desde a programação de softwares até a análise de informações.

Dentre as disciplinas mais comumente estudadas na graduação, estão as matérias de Projeto e Gestão, Matemática Financeira, Modelagem de Dados e Sistemas Operacionais. Também é possível focar em matérias ligadas ao Direito ou a Negócios.

Rankeadas a partir do conceito Enade, as melhores faculdades para se fazer são:

Faculdade Conceito Enade (contínuo) Conceito Enade (faixa)
Faculdade de Tecnologia de Campinas (FATEC Campinas) 500 5
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) 457 5
Faculdade Ruy Barbosa Wyden (FRB Wyden) 446 5

Se você já pensou em fazer algum curso de exatas, não deixe de conhecer o Responde Aí. Nossa plataforma é focada em ajudar alunos de graduação de exatas a entender melhor as matérias da faculdade.

Deixe um comentário