Avançar para conteúdo principal

Esse é um artigo do Responde Aí falando um pouco sobre mulheres engenheiras. Numa profissão predominantemente masculina, é importante discutir e falar sobre o papel das mulheres.

Para isso, vamos falar sobre Edith Clarke, pioneira a ser contratada como Engenheira Elétrica e também primeira professora de engenharia elétrica do mundo!

História de Edith Clarke

Nascida em 10 de Fevereiro de 1883, Edith Clarke nasceu em Maryland, nos Estados Unidos. Órfã aos 12 anos, estudou em um internato e, ao fazer 18 anos e receber a herança dos pais, decidiu continuar os estudos e se formou Bacharel em Matemática e Astronomia em 1908, então com 25 anos.

Atuou como professora de Matemática e Física mas, não satisfeita com o trabalho, decidiu cursar Engenharia Civil em 1911, fazendo, mais uma vez, um caminho bem diferente das mulheres da sua época.

Naquela época era comum que mulheres, com uma base matemática forte, trabalhassem fazendo cálculos para pesquisadores ou empresas (lembre-se que, naqueles tempos, não existiam computadores). Esse foi o destino de Edith, que começou a trabalhar na AT&T, empresa americana de telecomunicações (na época, Telefones e Telégrafos) e começou a ter contato com os conceitos de circuitos elétricos e linhas de transmissão.

Fascinada por isso, decidiu tomar uma decisão e abandonou Engenharia Civil, indo fazer Engenharia Elétrica no MIT, se graduando em 1918 e depois fazendo mais um ano de mestrado, se tornando a 1ª mulher a se formar em Engenharia Elétrica no MIT.

Aulas na Turquia

Desde que se formara, Edith tentou trabalhar em empresas como engenheira mas, como era algo incomum para a época, acabou aceitando novamente uma posição coordenando um time que fazia cálculos. Extremamente frustrada, resolveu aceitar uma posição de professora na Universidade de Istambul, para dar aulas de Física e Elétrica, o que faria mais sentido para uma mulher na época.

Depois de um ano dando aulas na Turquia, finalmente recebeu o convite que tanto queria e pode voltar para os Estados Unidos, mas dessa vez, contrata como Engenheira Elétrica na GE

Falando de Istambul, que fica na Turquia, outras cidades legais são Ancara (Latitude: 39°55′11″ N Longitude: 32°51′15″ E), Antália (Latitude: 36°54′29″ N Longitude: 30°41′44″ E)  e Adana (Latitude: 37°00′06″ N Longitude: 35°19′44″ E), que quando olhadas no mapa podem ter uma forma bem específica. Seria essa a chave? 🙊

Ainda não, porque uma das dificuldades que Edith teve ao dar Aulas na Turquia foi com o idioma. Já tentou traduzir os nomes da matemática? 🙊

Por que a Edith Clarke é importante para a engenharia?

Depois que começou a atuar como Engenheira, a carreira de Edith Clarke foi de extrema importância para a profissão no geral.

Alguns feitos importantes de sua carreiras são:

Calculadora de Clarke

Calculadora utilizada para resolver problemas de linhas de transmissão de energia. A Calculadora de Clarke foi de muita importância pois as equações de corrente, tensão e impedância na linha eram possíveis de resolver em até 10 vezes mais rápido.

Transformada de Clarke (Transformação Alpha-Beta)

Essa é mais para a galera de Engenharia Elétrica, mas a Edith Clarke criou a Transformada de Clarke, uma transformação matemática que simplifica a análise de Circuitos de três fases. 

Com a transformada de clara você reduz a ordem de um sistema de coordenadas de vetores. Para você chegar em um sistema trifásico equilibrado,com a transformada você reduz a ordem desse sistema para apenas duas dimensões, fazendo com que um dos componentes da transformação assuma o valor zero.

Com essa transformação é possível determinar o tempo de chaveamento de cada semicondutor. Esse tempo só ocorre com a decomposição de vetores no espaço αβ0 (que você gera com a transformada de Clarke).

Dezenas de artigos publicados pela AIEE (Instituto Americano de Engenheiros Elétricos)

Foi a primeira mulher a ser publicada pela AIEE e chegou a inclusive ganhar um prêmio em 1943 referente a um de seus artigos!

Escreveu um livro de referência para a área

Em 1943 ela também escreveu um livro em dois volumes, Circuit Analysis of A-C Power Systems, um livro que foi bastante utilizado pelos estudantes de Engenharia Elétrica nas faculdades norte-americanas durante as décadas seguintes.

O Final da Carreira

Edith faleceu no ano de 1959, aos 76 anos, e três anos depois de se aposentar. Até o fim de sua carreira, continuou sendo engenheira elétrica na GE e continuou produzindo ciência e ensinando.

https://page.respondeai.com.br/4d21a-finalfinal

O seu papel, na história da Engenharia, não é só pioneiro na hora de simplificar fórmulas e conceitos complexos para facilitar a aplicação prática, mas também como uma mulher de vanguarda que venceu preconceitos e conseguiu, assim, mudar a história da Engenharia.

Deixe um comentário