Avançar para conteúdo principal

O mercado tem se mostrado bem desafiador para todos. Seja para conquistar um bom emprego, ou para uma empresa se manter e se destacar, é preciso se preparar. Apesar de existir muitas oportunidades, elas têm se tornado cada vez mais disputadas, pedindo o melhor dos profissionais.

Para sair na frente, é preciso se qualificar e ter as habilidades certas para o trabalho. Se tornou fundamental estudar metodologias comprovadamente de sucesso para se capacitar. Mas o que faz um Green Belt?

Para falar um pouco mais deste certificado — e também da metodologia Lean Six Sigma — apresentamos este texto. Aqui você conhecerá o que é e como tirar a certificação Green Belt.

Continue conosco e faça uma boa leitura!

O que é Green Belt?

Green Belt é um profissional, treinado com a metodologia Six Sigma, que é responsável em uma empresa para estar à frente dos projetos estratégicos que buscam traçar melhorias em sua área de atuação. Como tem uma importância ímpar no negócio, eles costumam ser analistas, coordenadores, engenheiros ou supervisores.

Em geral, um Green Belt destina 50% de seu horário de trabalho para desenvolver essas melhorias contínuas no ambiente corporativo. Para dar ainda mais resultados, é costumeiro que o Green Belt atue diretamente em sua área de formação.

O Green Belt está na metade do caminho quando falamos dos profissionais em Six Sigma. Tanto quanto por nível hierárquico, tanto por conhecimento, existem dois profissionais abaixo e dois acima dele. São eles:

  • White Belt;
  • Yellow Belt;
  • Black Belt; e 
  • Master Black Belt.

Para se tornar um Green Belt é necessário realizar um curso embasado em Lean Six Sigma. Mas afinal, que metodologia é essa?

O que é Lean Six Sigma?

Como já vimos, aqui está a teoria capaz de tornar o profissional em um grande responsável pelas melhorias de uma empresa. Mas o que é um Green Belt Six Sigma?

O Green Belt nada mais é do que a pessoa que estudou e conquistou seu certificado com a metodologia Lean Six Sigma, que une a filosofia Lean com o método Six Sigma. Enquanto o primeiro foca na diminuição de desperdícios, o segundo trabalha com a redução da variabilidade dos processos.

Colocando Lean e Six Sigma para trabalhar em conjunto, não tem erro! Os processos dentro de um negócio se tornam mais rápidos e acertados, valorizando seus funcionários e maximizando os bons resultados.

Vamos ver agora um pouco mais de cada um destes conceitos.

Leia também: O que é Kanban e como funciona? Conheça o método para estudos

O que é a metodologia Lean?

Conhecido como Lean Manufacturing — em português, Manufatura Enxuta —, este método revolucionou a produção em escala mundial, trazendo novos conceitos para evitar o desperdício. Ele trabalha com um conceito simples de que a empresa se torna mais eficiente ao evitar as perdas desnecessárias.

Seu surgimento se deu no Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Era em um contexto no qual o país precisou investir em produção em grande escala, afinal, era preciso superar as mazelas geradas com os conflitos e com duas bombas atômicas que destruíram Hiroshima e Nagasaki.

O Lean indica 7 grupos de desperdícios que devem ser evitados. São eles:

  1. defeitos;
  2. espera;
  3. inventário; 
  4. movimentação; 
  5. processamento excessivo; 
  6. produção excessiva; e
  7. transporte.

Por fim, temos também os 5 princípios da metodologia Lean. Conheça-os:

  1. Valor;
  2. Fluxo de Valor;
  3. Fluxo Contínuo;
  4. Produção Puxada; e
  5. Perfeição.

Leia também: 7 coisas que todo estudante de engenharia deveria saber

Por sua vez, o que é a metodologia Six Sigma?

A metodologia Six Sigma surge apenas na década de 80, como uma evolução natural dos processos de qualidade que já existiam desde o final do século 18. Ela foi pensada para unir o melhor da melhoria contínua nas empresas com um controle de qualidade.

Aqui, a qualidade pode ser entendida como entregar o que o seu cliente deseja. Para se chegar a esse ponto, é preciso observar algumas especificidades, como:

  • custo da produção;
  • estabilidade; e
  • padronização do processo.

A grande chave para aperfeiçoar estes processos está na padronização, afinal, é ela que possui a capacidade de estabelecer um trabalho de alto nível com a redução dos erros. 

A metodologia utiliza o sistema DMAIC, que passa por 5 etapas durante um processo. Veja cada um deles:

  1. Definição: é escolhido o que se deve fazer e qual o resultado esperado com a metodologia.
  2. Medição: é o momento de obter as informações que darão base para o projeto.
  3. Análise: compreender a situação da empresa, identificando de onde vem seus problemas.
  4. Melhoria (improve): sugerir soluções para os problemas, dando novas alternativas ao trabalho.
  5. Controle: verificar os resultados e garantir seu sucesso.

Cada sigma é uma medida em que os defeitos nos processos vão diminuindo. Para chegar em 6 é preciso ter menos de 0,001% de erro! Veja na tabela a seguir:

Nível de qualidade Defeitos por milhão % de conformidade
1 Sigma 691.463 30,85%
1,5 Sigma 500.000 50%
2 Sigma 308.537 69,15%
3 Sigma 66.807 93,32%
4 Sigma 6.020 99,38%
5 Sigma 233 99,97%
6 Sigma 3,4 99,99966%

Leia também: Gestão da tecnologia da informação vale a pena? Conheça o curso

Um homem (Green Belt) conversa com dois colegas. É mostrada uma engrenagem e um símbolo do infinito, que indica que o processo é contínuo.

Como tirar certificação Green Belt?

Para ter um certificado Green Belt, é fundamental trabalhar com dois pilares da aprendizagem: teoria e prática. É necessário que o profissional faça um curso para aprender todos os conceitos e processos, além de aplicar um projeto de melhoria em sua empresa.

Como não há, no Brasil, um órgão que regulamente o que é necessário para se tornar um especialista Green Belt, é utilizado, como referência, o processo da American Society for Quality (ASQ). Ou seja, em geral, a aplicação do certificado é baseada em um modelo internacional.

As instituições compreenderam que é preciso realizar um curso e também um projeto dentro das empresas. Neste segundo, o plano de melhoria contínua, que deve ser extremamente documentado, deverá ser aprovado após seu fim pelo líder, para então ser certificado o responsável.

Quais os benefícios de ser Green Belt?

Ter um novo certificado, que vem acompanhado de diversas habilidades que enriquecem seu trabalho já é o suficiente para investir em um acréscimo para sua carreira. Além disso, ser Green Belt também oferece outros pontos positivos para você. Confira alguns:

  • Maior média salarial;
  • Capacidade de liderar projetos e equipes;
  • Conquista de habilidades corporativas;
  • Ganho de maior empregabilidade;
  • Melhor compreensão dos processo de uma empresa;
  • Maior eficiência em cada projeto que participar, etc.

Para se tornar um Green Belt, é fundamental focar também na graduação. Conheça o Responde Aí e veja uma metodologia que irá simplificar as matérias do seu curso!

Deixe um comentário