Avançar para conteúdo principal

Algumas matérias pegam muito para os alunos, ainda mais quando pensamos em Enem e provas de diversos concursos e vestibulares. Dentro dessas disciplinas, uma é especialmente complicada para muitos, vindo sempre na cabeça uma pergunta: como resolver problemas de matemática?

A chave para quem está lidando com interpretação de problemas matemáticos é, com certeza, a atenção. Em geral, as questões possuem uma grande quantidade de informações e de operações que devem ser realizadas, cabendo ao estudante manter o foco para identificar o que se pede e não cometer erros bobos.

É importante lembrar de outro detalhe: na resolução de matemática, por ser uma ciência exata, é difícil considerar acerto que não seja na questão inteira. Em outras matérias, o aluno pode ganhar metade dos pontos por não errar tudo do que se pede; aqui, isso se torna bem complicado.

Mas relaxe, nossa intenção é que você termine esse texto sabendo como resolver problemas de matemática e, é claro, tendo 100% de acerto. Boa leitura!

10 dicas sobre como resolver problemas de matemática!

Indo direto ao assunto, já iremos falar das importantes dicas que facilitam para o aluno a resolução de matemática. Obviamente, saber como interpretar uma questão não irá fazer milagres, sendo fundamental que você tenha os conhecimentos prévios para realizar cada operação.

Aqui, você verá, principalmente, as etapas que ajudam o estudante a compreender o que é pedido e a se organizar para chegar ao resultado correto. Veja agora as 10 dicas sobre como resolver problemas de matemática:

  1. Leia com calma e atenção

É preciso realmente começar do início, mesmo que seja óbvio, a leitura é o primeiro passo. Você deve estar concentrado e fazer uma leitura completa da questão, tentando assimilar, neste primeiro contato com o texto, o máximo de informações possível.

É interessante priorizar a leitura para resolver problemas matemáticos, não fazendo nenhuma anotação nesse início. Lembre-se: antes de chegar na matemática, lidar com a língua portuguesa e a interpretação de textos é fundamental.

  1. Atenção no enunciado para saber o que é pedido!

Já leu a questão toda? Então releia agora o enunciado, mantendo o foco no que é pedido na questão. Pode parecer bobagem, mas, muitas vezes, os estudantes se perdem neste processo de como resolver problemas matemáticos por não entenderem o que está sendo de fato cobrado.

  1. Divida o enunciado

Às vezes pode ser cansativo voltar na questão em vários momentos, mas geralmente é necessário e dá uma grande diferença. Agora, é importante voltar a leitura dividindo a questão em partes, dando maior atenção para cada informação.

Algumas questões são excessivamente extensas, cobrando muito do aluno e não deixando espaço para uma leitura dinâmica. É também importante estabelecer divisões para ver se a pergunta pede só uma coisa ou se possui mais de um item.

  1. Saiba o que é dado na questão e o que deve ser descoberto

Com o problema já dividido, ficará bem mais fácil de desenvolver esse passo. Aqui, você irá compreender quais são as informações que já foram dadas na questão e quais deverão ser descobertas.

Mas é necessário prestar atenção em dois pontos! O primeiro é que muito do que é dado no problema não virá exatamente da forma como poderá ser utilizado. Por exemplo, pode ser dito que a idade de fulano é a metade da de sicrano, que já foi exposta na questão. O segundo ponto para prestar atenção é que nem sempre o dado descoberto se trata da resposta final, ele pode ser só uma etapa para chegar à solução.

Quadro negro, completamente cheio de números e fórmulas, indicando geometria, química, linguagem binária, etc.
  1. Identifique as pegadinhas!

Tá aqui uma coisa que a gente costuma esquecer, ainda mais quando se trata de provas com muitas questões e tempo limitado. Quando se trata de vestibulares e concursos, além da matemática, os examinadores também estarão analisando sua interpretação de texto, verificando se você realmente está atencioso ao que é informado.

É importante desconfiar de questões muito fáceis, que não exigem muito do estudante. Além disso, fique atento às unidades de medida e sua conversão.

  1. Conheça as fórmulas principais

Nem tudo é questão de ter atenção no texto e entender o que é pedido. Para resolver problemas de matemática, você precisa contar, também, com o conhecimento. Saber as fórmulas é algo central na matéria, ainda mais quando se trata de uma prova com um tema específico.

Se a prova já indicar a fórmula que será utilizada para resolver uma equação, ótimo. Entretanto, não dá para contar com isso, e estar preparado é sempre a melhor saída.

  1. Saiba qual operação realizar

Mais uma dica importante quando pensamos em como resolver problemas de matemática que muitos não dão importância é conhecer qual operação deve ser realizada. Por incrível que pareça, o texto pode te enganar e fazer com que você se perca no que deve ser feito e, também, na ordem que deve ser feito.

Lembre-se a ordem em que cada operação deve ser realizada, além dos dados que devem ser obtidos inicialmente para depois chegar em outros. Além disso, pense também em algumas palavras que te ajudam a entender o texto, como “por” indicar uma divisão, “de” pode tratar de uma multiplicação ou porcentagem, etc.

  1. Resolva o problema por partes

Dependendo da extensão da questão, se torna inviável solucioná-la inteiramente de uma única vez. Aproveite que seu texto já está dividido e resolva o problema por partes, seguindo a sequência correta.

  1. Refaça o exercício 

Tem dúvida se a resolução está correta? Refaça a questão. Tem certeza de que acertou a pergunta? Refaça a questão!

Rever o exercício é a melhor forma de perceber se algum detalhe fugiu dos seus olhos, além de encontrar erros comuns na matemática, como escrever algum número errado, esquecer um zero, mudar a casa da vírgula, etc. Entretanto, refazer o problema só pode ser feito de forma minuciosa se você tiver tempo.

  1. Estude!

Com certeza, a melhor dica sobre como resolver problemas de matemática é essa: estude! Só conhecendo o conteúdo é que você irá resolver uma questão, afinal, não adianta ter concentração e interpretação de texto se você não souber como trabalhar em cima do que é pedido.

Quer mais uma dica sobre como estudar matemática? Que tal conhecer o Responde Aí, onde além dessa disciplina, você verá também os principais conteúdos das Ciências Exatas?

Deixe um comentário