Avançar para conteúdo principal

Se tem um momento complicado na nossa vida, é quando temos que optar por uma escolha de profissão para a vida. Essa decisão é extremamente complicada e deve ser tomada com vários cuidados. Afinal, é necessário ser feliz e bem valorizado no trabalho que desempenhamos.

Ao pensarmos em carreiras de sucesso, com certeza poderemos falar sobre os cargos de TI mais bem pagos e as funções desempenhadas junto à tecnologia e à internet. Afinal, as melhores áreas da informática são bem valorizadas e continuam em crescimento.

Se analisarmos este momento em que estamos, ainda lidando com um resquício do isolamento social devido ao coronavírus, veremos o quanto as soluções digitais foram importantes para todo o mundo. Mas afinal, qual área da informática dá mais dinheiro?

Aqui veremos as melhores áreas da informática, com uma descrição do que faz e a média de salário. Continue conosco e encontre o seu futuro aqui!

Leia também: Saiba o que é Engenharia de Computação e descubra essa profissão

1 – Administrador de banco de dados

Com toda certeza, se tem um emprego que pode garantir os maiores salários da área de TI é o administrador de banco de dados. Afinal, em 2022, toda empresa já percebeu que para um negócio prosperar é preciso valorizar e saber trabalhar com as informações.

Também conhecido como, do inglês, Data Base Administrator (DBA), esse profissional é o grande responsável por cuidar dos dados que uma empresa possui. Ele deve pensar nos cuidados que devem ser tomados ao acessar e utilizar as informações de clientes, parceiros, visitantes, funcionários, etc.

A média salarial é muito boa, confira agora o que indica alguns sites de emprego:

2 – Especialista em Cloud Computing

Uma das áreas da tecnologia que vem crescendo bastante é a do armazenamento em nuvem. Essa comodidade, que usa a internet para armazenar arquivos e permite seu acesso em diferentes dispositivos, possibilitou um dos cargos de TI mais bem pagos.

Apesar desta tecnologia ainda ser, de certa forma nova, já existem profissionais especializados. É importante estudar bastante para se destacar e encontrar seu espaço na nuvem.

Essa é de fato uma das melhores áreas da informática, contando com as seguintes médias de remuneração:

  • R$ 10.425,00, com os dados da glassdoor;
  • R$ 9.373,35, para um cargo pleno numa empresa de médio porte, segundo o Educa Mais Brasil;

3 – Engenheiro de Software

Como se trata de um engenheiro, aqui estamos falando de um profissional capacitado para a construção de programas, sites e aplicativos móveis. Ele irá projetar, analisar, criar, dar manutenção em diversos tipos de softwares.

O desenvolvimento de sistemas é uma área que segue crescendo, afinal, as empresas estão sempre em busca de manter um site e um aplicativo próprio, se destacando no mercado.

Esse é um dos cargos de TI mais bem pagos, com média de:

4 – Business intelligence

Quem trabalha com business intelligence, também conhecido como BI, deve ter a capacidade de fazer o máximo de tarefas possíveis com os dados de um negócio. Ele se especializa em trabalhar com as informações da empresa, fazendo análises completas e acertadas.

Aqui serão produzidos estudos, relatórios, planos de ação e estratégias que utilizam os dados como fonte para alavancar um negócio. Se uma empresa espera o crescimento, com certeza ela irá contar com profissionais de business intelligence.

Sua remuneração média é de:

Leia também: Conheça as melhores faculdades de Exatas para estudar em 2022

5 – Programador mobile

Se tem um dispositivo que está crescendo, com certeza são os smartphones, que dá a programação mobile um espaço nas melhores áreas da informática. Hoje em dia é impossível imaginar nossas vidas sem os celulares, sendo muitas vezes uma alternativa ou acessório até para trabalhar.

O programador mobile é um desenvolvedor que se especializa em construir aplicativos para esse aparelhos. Ele deve ter um bom estudo para saber trabalhar com os diferentes dispositivos e sistemas operacionais.

Algumas médias salariais são:

6 – Segurança da Informação

O trabalho com os dados é muito gratificante, entretanto, é preciso tomar diversos cuidados. Afinal, este trabalho lida com informações das pessoas, que é um direito fundamental de cada um.

Ao trabalhar com a segurança da informação, você irá utilizar protocolos para manter os dados seguros, assim como assegurar a autenticidade, integridade e legitimidade destes. É importante que o profissional conheça também as normas previstas na LGPD, que regula o uso dos dados no Brasil.

Contando com bons salários, temos as seguintes médias:

7 – Cientista de Dados

Um cientista de dados também trabalha com as informações que enriquecem a atuação de uma empresa, fazendo coleta, tratamento, análise e organização dos dados. Ele irá entender bastante de números, fórmulas e programação.

Esse tem sido um dos cargos de TI mais bem pagos, afinal, o big data está crescendo e sua aplicação com qualidade se torna cada vez mais necessária.

Com um dos maiores salários da área de TI, conta com os valores:

Leia também: Você sabe o que é Engenharia de Controle e Automação?

8 – Arquiteto da Informação

Ao falarmos de arquitetura da informação, temos uma ideia próxima do engenheiro de software, só que aqui estamos diante do desenvolvimento das interfaces gráficas. Este trabalho de deixar os sites e aplicativos mais compreensíveis, atrativos e interativos é fundamental para trazer uma boa experiência para o cliente.

Veja agora a média salarial:

Vemos uma mulher com um smartphone na mão, com notebook, folhas e um carrinho na sua mesa, este último demonstra que ela está realizando compras online.

9 – Especialista em e-commerce

Se você pensa em qual área da informática dá mais dinheiro, pode começar a considerar o e-commerce. É impossível imaginar nossas vidas, atualmente, se as compras online. Roupas, alimentação, dispositivos tecnológicos, remédios e mais uma infinidade de produtos são hoje comercializados de forma online.

Essa é, provavelmente, a área que foi mais importante para a economia durante os piores momentos do covid-19. Ficou claro que as compras virtuais são uma verdadeira tendência e devem crescer ainda mais no futuro.

Para você ver que essa é uma das melhores áreas da informática, confira os valores:

Qualquer que seja a área escolhida, é preciso focar e fazer uma boa graduação. Para te ajudar nessa, que tal conhecer o Responde Aí e uma didática de fato acessível e com a língua dos estudantes?

Deixe um comentário