Avançar para conteúdo principal

Se você tem interesse na área de tecnologia, provavelmente já ouviu falar sobre linguagens de programação. Elas são as responsáveis por dar forma ao código, e cada uma segue o seu próprio conjunto de regras.

E, dentre as linguagens mais conhecidas e recomendadas para quem está aprendendo a programar, uma que recebe muito destaque é a Python. Mas o que é, afinal, programação em Python? E por que essa linguagem recebe tanta atenção dos programadores?

Para te ajudar a responder esta e outras perguntas, a equipe do Responde Aí elaborou este texto. Aqui, vamos te dizer o que é programação em Python, o que é possível fazer com ela, onde programar e muito mais. Confira!

O que é programação em Python?

A linguagem de programação Python foi criada em 1991 e tinha como principal objetivo ser uma linguagem simples. Com o seu desenvolvimento ao longo dos anos, ela se tornou não só uma linguagem de fácil compreensão, mas também uma linguagem capaz de desenvolver softwares refinados.

A sua principal característica é ser uma linguagem legível. Isso significa que o Python não costuma usar muitos marcadores de texto, marcações ou palavras especiais ao longo do código, para efetuar os comandos. Assim, ela é visualmente mais fácil de ser compreendida.

Além disso, são características da programação em Python:

  • Ser uma linguagem portátil, o que significa que ela funciona em diferentes sistemas operacionais;
  • Ser um software livre, isto é, permitir que colaboradores possam modificar o seu código-fonte e compartilhar essas alterações, o que contribui para que a linguagem continue se aperfeiçoando;
  • Ter ampla usabilidade, servindo para a construção dos mais diferentes tipos de programa;
  • Ser moldável, ou seja, permitir que os desenvolvedores acessem e criem bibliotecas e funções específicas.

Por essas razões, Python é uma ótima linguagem para quem está aprendendo a programar. Além de não ser tão complexa, a sua aplicabilidade é bastante ampla, o que aumenta as chances de a pessoa desenvolvedora trabalhar na área de informática.

Por que aprender Python?

Talvez você já saiba que o Python é uma das linguagens mais recomendadas para quem está aprendendo a programar. Mas por que aprender Python é tão importante?

Em primeiro lugar, porque o Python tem uma curva de aprendizagem muito baixa, graças à sua alta legibilidade e à facilidade de compreensão que ela proporciona. Assim, para quem deseja ingressar na área de programação, essa é uma ótima primeira linguagem, que pode também proporcionar mais facilidade no aprendizado de outras.

Além disso, essa é uma das linguagens de programação mais requisitadas pelo mercado de trabalho. Isso se deve ao fato de que ela pode ser usada em diferentes sistemas e para criar diversos tipos de software, o que faz com que o Python seja muito procurado por todo tipo de empresas.

Por fim, o Python é usado em uma série de áreas que vem crescendo cada vez mais, como Big Data, Machine Learning e Data Science. Assim, essa linguagem ganha cada vez mais importância no cenário atual de tecnologia, e os desenvolvedores que a aprendem têm mais chance de se destacar no mercado de trabalho.

Leia também: 4 características pessoais para ser um desenvolvedor de sites

O que é possível fazer com Python?

O Python é uma das linguagens mais conhecidas da programação. Mas para quê ela serve? O que é possível fazer quando você programa em Python? A equipe do Responde Aí reuniu as principais aplicabilidades dessa linguagem. Confira!

1. Análise e visualização de dados

O Python é uma linguagem com uma alta aplicabilidade em sistemas numéricos. Por isso, é muito usado para o trabalho com dados. Ao tornar a sua visualização mais fácil, o Python auxilia na tomada de decisão baseada em dados e, consequentemente, aumenta a assertividade de uma empresa.

2. Machine Learning

O Machine Learning é uma aplicabilidade da Inteligência Artificial a partir da qual as máquinas são programadas para aprender “sozinhas”. É o que orienta, por exemplo, as recomendações de títulos semelhantes em streamings. O Python é muito usado para Machine Learning porque tem uma ampla biblioteca, o que torna o aprendizado mais fácil e mais rápido. 

3. Desenvolvimento de aplicativos

O Python também é uma das principais linguagens usadas para o desenvolvimento mobile, outra importante área do setor de tecnologia. Isso acontece porque a linguagem possui uma API de Banco de Dados, o que possibilita uma fácil conexão com bases de dados amplas.

Também é muito fácil acrescentar funcionalidades de outras bibliotecas ao Python. E, por ser uma linguagem que requer pouco esforço — graças à alta legibilidade —, ela é muito útil para criar protótipos de projetos amplos, o que facilita o desenvolvimento de aplicativos.

4. Desenvolvimento de jogos

Por fim, o Python conta com uma biblioteca feita para aplicações multimídias, a Pygame, que usa a biblioteca SDL como base. Isso faz com que o Python seja uma das melhores linguagens de programação para o desenvolvimento de jogos. Vale lembrar que a Pygames roda em praticamente todas as plataformas.

Equipe de programadores discutem o que é possível fazer com Python. Vemos o código e dois homens falam sobre as aplicações.

Onde programar em Python?

Se você quer saber onde programar em Python para poder aprender essa linguagem, confira 3 ferramentas gratuitas que vão te ajudar!

1. IDLE

O IDLE é um ambiente de programação integrado à linguagem Python. Ele tem um editor de textos multi-janela que destaca a sintaxe da linguagem e autocomplete, que poupa o tempo do programador.

2. PyCharm

O PyCharm também é um ambiente de programação integrado ao Python. Além de ser multiplataforma — ou seja, utilizável em diferentes sistemas operacionais —, ele oferece suporte a frameworks web. 

3. Sublime Text 2

O Sublime Text 2 é um ambiente de programação integrado ao Python muito leve. Além disso, possui uma série de aplicações que auxiliam o programador ao longo do desenvolvimento do código.

O que significa // no Python?

O símbolo // no Python é usado para marcar uma linha de comentários. Isso significa que, na leitura do código, tudo o que vem depois de // em uma linha não é lido e “rodado” pela programação.

Essa prática é muito útil quando vários desenvolvedores atuam no mesmo código, ou quando é preciso deixar lembretes e recados de ações em determinados pontos. Ela também torna mais fácil a localização de uma parte específica do código.

Agora que você já sabe o que é programação em Python, aproveite para conhecer o Responde Aí. Nossa plataforma tem como objetivo simplificar a vida dos estudantes de exatas!

Deixe um comentário