1.

A duração da carga das baterias recarregáveis de notebooks de uma certa marca pode ser encarada como uma variável aleatória com distribuição Normal de média 180 minutos e desvio padrão de 40 minutos. Existe uma falsificação do mesmo produto quase perfeita, mas nesse caso a duração da carga da bateria é uma variável aleatória com distribuição Normal de média 150 minutos e o mesmo desvio padrão anterior. Um montador de notebooks recebe 25 baterias dessa marca. Entretanto, ele tem dúvidas quanto à precedência das baterias. Como ele poderia decidir se as baterias são originais ou falsificadas? Fixe α = 0,05 .

Resolução
2.

O Recursos Humanos de uma dada companhia afirma que o salário médio de uma dada região é de R $   1.200,00 . Para testar esta hipótese, retirou-se uma amostra de 100 trabalhadores desta região e obteve-se um salário médio de R $   1.156,00 e desvio padrão de R $   89,00 . Determinar se a hipótese é aceitável a um nível de significância de 5 % .

Resolução
3.

Pretende-se realizar um teste de hipótese de H 0 :   μ ≥ 10 versus H 1 :   μ < 10 com n = 25 ,

σ x = 3 e α = 0,1 .

  1. Aponte a estatística de teste e o critério de decisão (ou seja, as regiões de rejeição e de aceitação) a serem usados.
  2. Diga, no contexto de teste de hipóteses, o que são: o e r r o   I e o e r r o   I I . Determine a P e r r o   d e   t i p o   I I para μ = 8,5 .
  3. Que decisão deve ser tomada se x = 8,2 nesta amostra com 25 elementos.
Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas