Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

As soluções de compostos que contém o íon C u 2 + em água são azuis devido à presença do íon complexo C u H 2 O 6 2 + . Este íon absorve na região do visível? Sugira uma explicação.

Consulte a Técnica principal 2, que segue estes exercícios.

Passo 1

Bom galera, nossa Técnica Principal 2 nos ensina um pouco sobre o por quê de um composto apresentar coloração.

Para um composto ser colorido, ele deve absorver luz na região visível, ou seja, em radiações eletromagnéticas com comprimentos de onda (λ) entre 400 a 700 nm. A cor visualizada é a transmitida, que é a cor complementar da absorvida.

Para que o composto seja azul ele deve absorver no comprimento de onda de 580-650 nm, então o nosso íon complexado está absorvendo na região do visível.

E o que isso quer dizer? Que nestes compostos nós temos a energia sendo absorvida para promover uma excitação dos elétrons de um orbital ligante π até um antiligante π * . Quando a diferença de energia entre estes dois orbitais é pequena essa transição ocorre na região do visível.

Resposta

A diferença de energia entre estes dois orbitais, ligante e antiligante, é pequena o que possibilita a absorção da cor na região do visível.

Exercícios de Livros Relacionados

O semicírculo com diâmetro P Q está sobre um triangulo isósceles P Q R para formar uma região com um formato de sorvete, conforme mostra a figura. Se A ( θ ) for a área do semicírc...
46. Determine as forças no elemento G C da treliça e indique que se ele está sob tração ou compressão.
Calcule o centroide da área a seguir em termos das variáveis dos raios:
Considere o trilho de uma estrada de ferro reta e horizontal com um vagão ferroviário de 50000kg se deslocando ao longo da linha férrea a uma velocidade constante de 15m/s. Determi...
Uma correia feita de material isolante, com 50   c m de largura, se move a uma velocidade de 30   m / s . A carga que a correia transporta até um aparelho de laboratório correspond...
Se A for uma matriz m × n e se o sistema linear A x = b for consistente com qualquer vetor b em R m , o que pode ser dito sobre a imagem de T A : R n → R m ?
(Requer cálculo) Seja V o espaço vetorial das funções reais com derivadas continuas de todas as ordens no intervalo   - ∞ ,   ∞ e W = F ( - ∞ ,   ∞ ) o espaço vetorial de todas as ...
Calcule a integral. ∫ z 3 e z   d z
Seja E uma matriz elementar 2 × 2 fixada. Decida se a fórmula T A = E A define um operador linear injetor de M 2 × 2 . Explique seu raciocínio.
Seja a um vetor em R 3 fixado. Decida se a fórmula T v = a × v define um operador linear injetor de R 3 . Explique seu raciocínio.
Em cada parte, determine se a multiplicação por A é uma transformação linear injetora. A = 1 - 2 2 - 4 - 3 6 A = 1 3 5 7 2 - 1 2 4 - 1 3 0 0 A = 4 - 2 1 5 5 3
Escreva cada combinação de vetores como um único vetor. P Q → + Q R → R P → + P S → Q S → - P S → R S → + S P → + P Q →