O segredo para passar
em cálculo

5 Dicas para você se dar bem!

Houve um tempo em que você e a matemática eram até bons amigos, mas aí você entrou na faculdade e agora ela só vira a cara pra você? Calma, isso é normal!

A dinâmica da faculdade é diferente da escola.Você só tem um semestre para assimilar um monte de coisas novas, fazer amigos, entender qual é a do professor… tudo de uma vez! Sem falar que aparecem infinitas matérias, que às vezes você nem sabe exatamente por quê tem que estudar.

Mas calma que tem jeito! Quer saber qual o segredo daqueles alunos que sempre conseguem ir bem? Aqui vão 5 dicas para melhorar seu aprendizado:

Não se iluda! Vá para a prática.

Você passa horas estudando e não vê resultados? Pior, descobre na hora da prova que não sabe como começar aquela questão? Muitas vezes, acreditamos que passar horas sentados na frente do livro é suficiente para aprender, nem que seja por osmose. Mas, infelizmente, quando você olha a matéria no livro ou no caderno ela ainda está lá e não passa para você =(.

A melhor forma de aprender cálculo é ser ativo no aprendizado. Depois de aprender um conceito novo, se teste para ter certeza de que entendeu. No Responde Aí, você tem cada teoria explicada de um jeito rápido e fácil, e uma série de exercícios selecionados para fixar os conceitos do capítulo. Assim não tem desculpa para ficar procrastinando a prática!

Tenha certeza de que entendeu cada pequeno conceito da matéria

Sabe quando você está lendo um livro tranquilamente, e de repente não consegue passar de um parágrafo? Isso normalmente acontece porque o autor usou uma palavra ou conceito que você não conhecia. O segredo é descobrir essa palavra que está travando e procurar o significado dela, e pronto, a leitura flui facilmente!

A mesma coisa acontece com cálculo. Às vezes você não consegue terminar uma questão ou passar de um parágrafo do livro porque brotou um conceito que você não entendeu de onde veio! Pular essa parte ou apenas tentar decorar para a prova pode ser uma estratégia ruim, pois esse aprendizado pode fazer falta para aprender novas coisas no futuro. Por isso que no Responde Aí colocamos cada teoria e exercício com a explicação passo a passo. Você pode entender cada pedacinho da matéria, sem bruxarias - afinal, não chegou sua carta de admissão em Hogwarts, infelizmente =’(

Planeje e anote seu progresso

Para alcançar um objetivo, você precisa ter um, certo? Sem fazer um planejamento, só a perspectiva de encarar um monte de matérias é desanimadora. Depois de listar e estruturar todos os assuntos que precisa estudar, fica mais fácil!

E, claro, anote também tudo o que você já conseguiu fazer! Assim você percebe que seu trabalho está rendendo e fica até mais animado para ir em frente ;). No Responde Aí, os capítulos estão organizados e com ferramentas para você dar um “check” no que já estudou. Assim você já sabe o que estudar em seguida, e ainda vê o quanto já conseguiu avançar!

Tenha tempo para descansar o cérebro

O seu cérebro guarda as informações em diferentes lugares. Depois de aprender cada conceito, você precisa deixar ele relaxar para conseguir conectar os pontos. Principalmente naquela questão mais difícil! Quem nunca percebeu a “sacada” só horas depois de entregar a prova? É que o cérebro precisava relaxar.

Dá para entender que com um monte de matérias, estágio, trabalho, inglês, espanhol… só com um dia de 30 horas para estudar e ainda deixar o cérebro descansando lá, bonitão, né? Por isso que o Responde Aí valoriza seu tempo e vai direto ao assunto, além de ter ferramentas para ajudar você a se organizar e estudar em menos tempo.

Respire fundo e acredite em você!

Quando você fica nervoso, a primeira coisa que faz é prender a respiração, já percebeu? Só que sem oxigênio, fica difícil resolver aquela integral cabeluda. A primeira coisa que você deve fazer quando olhar para a prova e achar que não sabe nada é dar uma respirada. Alem disso, não fique achando que só porque está parecendo difícil você não consegue.

Todo aprendizado é um passo de cada vez - lembre que Einstein também não conseguia contar até dez quando nasceu ;)

O Responde Aí acredita que todos podem aprender se tiverem as ferramentas certas. Nosso site é feito de alunos para alunos, e queremos ajudar todos a realizarem seu potencial.

Bons estudos!

Camila Farias, gerente de conteúdo do Responde Aí

Camila Farias

Gerente de Conteúdo do Responde Ai

Quer botar em prática?
Vem estudar Cálculo no RespondeAí!

Nosso mascote Dexter