A figura mostra um instantâneo de três ondas que são produzidas separadamente em uma corda que está esticada ao longo do eixo x e submetida a uma certa tensão T. Quatro elementos da corda estão indicados pelas letras a, b, c e d. Se λ i = 1, 2, 3, representa o comprimento de onda da onda i, pode-se dizer que:

a) λ 3 > λ 1 ,     λ 3 > λ 2   e   λ 1 = λ 2 . No momento do instantâneo, se a onda 1 se propaga no sentido positivo do eixo x, os elementos a e b da corda estão se movendo no sentido positivo do eixo y e os elementos c e d no sentido negativo.

b) λ 3 > λ 1 ,     λ 3 > λ 2   e   λ 1 = λ 2 . No momento do instantâneo, se a onda 1 se propaga no sentido negativo do eixo x, os elementos a e b da corda estão se movendo no sentido positivo do eixo y e os elemento c e d no sentido negativo.

c) λ 3 < λ 1 ,     λ 3 < λ 2   e   λ 1 = λ 2 . No momento do instantâneo, se a onda 1 se propaga no sentido positivo do eixo x, os elementos a e b da corda estão se movendo no sentido positivo do eixo y e os elementos c e d no sentido negativo.

d)   λ 1 = λ 2 = λ 3 . No momento do instantâneo, se a onda 1 se propaga no sentido negativo do eixo x, os elementos a e d da corda estão se movendo no sentido positivo do eixo y e os elementos b e c no sentido positivo.

e) l   λ 1 ≠ λ 2 ≠ λ 3 . No momento do instantâneo, se a onda 1 se propaga no sentido positivo do eixo x, os elementos a e d da corda estão se movendo no sentido negativo do eixo y e os elementos b e c no sentido positivo.

Passo 1

Do gráfico, nós conseguimos ver que:

λ 1 = λ 2

E que:

λ 3 2 = λ 1 = λ 2

Então:

λ 3 > λ 1

λ 3 > λ 2

E:

λ 1 = λ 2

Show!

Passo 2

Vamos analisar os dois tipos de resposta: onda se movendo pra esquerda e onda se movendo pra direita.

A onda se propaga da esquerda pra direita (sentido positivo do eixo x):

Os pontos a e b estão se movendo pra cima, porque vai passar uma crista por eles.

Os pontos c e d estão se movendo pra baixo, porque vai passar um vale por eles.

A onda se propaga da direita pra esquerda (sentido negativo do eixo x):

Os pontos a e b estão se movendo pra baixo, porque vai passar um vale por eles.

Os pontos c e d estão se movendo pra cima, porque vai passar uma crista por eles.

A única resposta que satisfaz tudo ao mesmo tempo é a A.

Resposta

Letra A.

Exercícios de Livros Relacionados

13.1. A corda de um piano emite um lá médio vibrando com uma frequência primaria igual a 220 Hz. a) Calcule o período e a frequência angular. b) Calcule a frequência angular de uma soprano emitindo um
Feixes de laser enviados para a Lua são um recurso rotineiro para se determinar com precisão a distância entre a Terra e a Lua. No entanto, para determinar a distancia com precisão, correções devem se
Use a equação de onda para determinar a velocidade de uma onda dada por y x , t = 3,00m m sen ⁡ [ 4,00m - 1 x - 7,00s - 1 t ] .
Se, no exemplo 15.3 você não desprezasse a massa da corda, qual seria a velocidade da ondaNa extremidade inferior da corda;No meio da corda;Na extremidade superior da corda?
Um oscilador harmônico simples em x = 0 gera uma onda em uma corda. O oscilador opera em uma frequência de 40 H z e com uma amplitude de 3 c m . A corda possui uma densidade linear de 50 g / c m e est