Princípio da Incerteza de Heisenberg

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova.

O Princípio da Incerteza de Heisenberg afirma que não podemos conhecer simultaneamente com precisão a posição e o momento linear de uma partícula. Podemos escrever esse princípio através da seguinte fórmula:

Onde:

  • p é a incerteza na medição do momento linear;
  • x é a incerteza na medição da posição;
  • h é a constante de Planck, que vale 6,63 × 10 - 34 J . s

O que a equação está nos dizendo é que a multiplicação entre as incertezas na medida do momento e da posição é sempre maior ou igual à uma constante. Para que isso seja respeitado, quanto mais precisamente conhecemos a posição, ou seja, x pequeno, maior tem que ser p , em outras palavras, não sabemos com exatidão o momento. E o mesmo vale pro contrário, quanto mais conhecemos o momento, maior a incerteza na posição.

Para que serve?

Quando estudamos física, nós conseguíamos saber a posição e o momento de uma partícula simultaneamente sem nenhum problema, não é mesmo? Isso acontece porque o princípio da incerteza melhor se aplica no universo subatômico, porque em partículas microscópicas o ato da medição é capaz de alterar a posição ou o momento, o que não ocorre em objetos macroscópicos. Por esse motivo esse princípio é tão importante para a Mecânica Quântica.

Conteúdos Complementares