Q 18 - Uma partícula desloca-se no sentido anti-horário, sobre um círculo de raio R = 2,0   m com vetor velocidade que varia com o tempo segundo a equação v → ( t ) = 8 - 4 t e ^ θ (no SI). Sabe-se que em t = 0 sua posição angular é θ 0 = 1,0   r a d . A posição angular da partícula no instante em que ela inverte o sentido do movimento, em radianos, é:

Passo 1

Vem comigo que a gente resolve essa juntos!

Temos a situação de um movimento circular e o enunciado quer saber em que posição θ no instante que a partícula inverte o sentido do movimento.

Para que a partícula inverta o sentido do seu movimento a sua velocidade deve ser contrária ao que ela tinha, mas para isso acontecer ela tem que zerar primeiro e depois começar a crescer no sentido contrário.

Sabendo disso o instante em que a partícula inverte o movimento acontece quando v t = 0 , com isso achamos o instante que queremos.

Agora para conseguir a posição angular θ nesse instante temos que saber conhecer θ t , ou seja, como ele varia com tempo.

Passo 2

Vamos primeiro encontrar uma expressão para θ ( t ) . Usando a definição de radianos, temos que:

θ = S R

Mas como θ varia com tempo temos que:

θ = S t R

Onde S ( t ) é a função posição da partícula, e como:

v = d S d t

S t = ∫ v   d t

Onde v é a velocidade na direção e ^ θ , já que é ela que faz θ variar, com isso temos que:

θ ( t ) = 1 R ∫ v θ   d t

Usando que v θ ( t ) = 8 - 4 t , temos:

θ ( t ) = 1 R ∫ ( 8 - 4 t )   d t

⇒ θ ( t ) = 1 R 8 t - 2 t 2 + θ 0

Onde θ 0 é uma constante de integração. Como o enunciado diz que em t = 0 temos θ = 1   r a d , logo θ 0 = 1   r a d .

Passo 3

Agora vamos encontrar o instante em que v t = 0 , temos:

  v t = 8 - 4 t = 0

⇒ 4 t = 8

⇒ t = 2   s

Passo 4

Agora que sabemos o valor t , podemos achar θ nesse instante, temos:

θ ( 2 ) = 1 2 8 ( 2 ) - 2 ( 2 ) 2 + 1

= 1 2 16 - 8 + 1

= 4 + 1

Logo temos que:

θ 2 = 5   r a d

Então essa é a posição que ela se encontrar quando inverte seu movimento.

Resposta

θ 2 = 5   r a d

Exercícios de Livros Relacionados

Uma partícula P se move com velocidade escalar constante sobre uma circunferência de raio r=3,00m (Fig. 4 56) e completa uma revolução a cada 20,0s . A partícula passa pelo ponto O no instante t= 0 .
Um astronauta é posto em rotação em uma centrífuga horizontal com um raio de 5,0m . (a) Qual é a velocidade escalar do astronauta se a aceleração centrípeta tem um módulo de 7,0g ? (b) Quantas revoluç
Um carrossel de um parque de diversões gira em torno de um eixo vertical com velocidade angular constante. Um homem em pé na borda do carrossel tem uma velocidade escalar constante de 3,66m / s e uma
Uma bolsa a 2,00m do centro e uma carteira a 3,00m do centro descrevem um movimento circular uniforme no piso de um carrossel. Os dois objetos estão na mesma linha radial. Em um certo instante, a acel
75. Nos Problemas de 74 a 76 são fornecidas algumas equações que devem ser usadas para resolver um problema. Para cada um deles, você deve a. Escrever um problema realista para o qual estas equações s