Enunciado
Física - Física de Sears & Zemansky: Mecânica Volume 1 - 12ª Edição - Hugh D. Young e Roger A. Freedman- Ed: 12º - Capítulo 1.6 - Ex. 28
Quantas notas de um dólar seriam necessárias para fazer uma pilha de notas com uma altura igual à distância entre a Terra e a Lua? Este total seria maior ou menor do que o valor gasto em um projeto para construir e lançar uma nave até a Lua? (Sugestão: comece dobrando uma nota de um dólar para verificar qual espessura perfaz 1,0 mm.)
Passo 1
Faala ae!! Beleza??
Nessa questão, vamos precisar fazer algumas estimativas já que o enunciado não nos dá muitas informações numéricas. Então, quando for preciso, a gente dá aquela pesquisada básica na internet pra pegar algumas informações, ok?
A primeira, é a distância da Terra até a Lua. É muita coisa, não é?
Essa distância é estimada em:
Pois bem, agora vamos avaliar a espessura de uma nota de um dólar. Podemos fazer isso medindo uma pilha pequena, por exemplo, de dez dólares, e dividindo essa medição pelo número total de cédulas. Com isso, obtemos a espessura de aproximadamente para cada nota.
Então usaremos esses valores, beleza?
Passo 2
Agora, já podemos calcular o número de notas necessárias para fazer uma pilha com a altura igual a distância da Terra até a Lua. A pergunta que faremos pra isso é:
“Se 1 nota tem de espessura, quantas notas empilhadas formarão ?”
Lembrando que
Fazemos uma regra de três, onde:
Assim:
Isolando o , teremos:
Como estamos usando notas de 1 dólar. Isso nos diz que a distância da Terra até Lua em notas de um dólar é de 4 trilhões de dólares!
Tranquilo até aqui? 😊
Passo 3
Agora, comparando com o valor gasto em uma única missão espacial, em 2005, o montante dessa pilha de notas e extremamente maior.
Isso porque o valor gasto nesse ano com a missão espacial foi cerca de 1 bilhão de dólares.
É assim, encontramos nossa resposta!
Entendeu tudo? Responde Aí! 👀