Enunciado
Física - Curso de Física Básica - Mecânica Volume 1 - 5ª Edição - Herch Moysés Nussenzveig- Ed: 5º - Capítulo 3.Problemas - Ex. 27
Um rio de 1km de largura tem uma correnteza de velocidade 1,5 km/h. Um homem atravessa o rio de barco, remando a uma velocidade de 2,5 km/h em relação à água. a) Qual é o tempo mínimo que leva para atravessar o rio? Onde desembarca neste caso? b) Suponha agora que o homem quer chegar a um ponto diametralmente oposto na outra margem, e tem duas opções: remar de forma a atingí-lo diretamente, ou remar numa direção perpendicular à margem, sendo arrastado pela correnteza até além do ponto onde quer chegar, e depois caminhar de volta até lá. Se ele caminh a 6 km/h, qual das duas opções é mais vantajosa, quanto tempo leva?
Passo 1
- Para atravessar o rio só precisamos analisar o movimento na direção da outra margem. O movimento de correnteza vai simplesmente deslocar a canoa lateralmente, tranquilo?
- Nesse caso as coisas acontecem um pouco diferentes galerinha. O cara vai remar na diagonal pra que a correnteza não arraste ele! Se ele quer que isso aconteça precisa remar 1,5 km/h contra a água.
Usano esta relação : largura = velocidade da canoa x tempo
Como a gente já sabe que ele leva esse tempo pra atravessar bora lá calcular o quanto a correnteza arrastou a canoa pro lado
Passo 2
Ai a gente pensa, então só vai sobrar 1 km pra cima! NÃO, haha. Bora lá!
Se pensarmos num triângulo, nosso vetor velocidade vai estar na hipotenusa e a componente virada contra a correnteza será nosso cateto adjacente.
Então nossa velocidade pra cima vai ficar
Agora o cara vai chegar do outro lado em mais tempo, vamos ver de quanto vai ser
Pra saber se compensa remar assim, vamos ver quanto tempo ele gastaria andando.
- Distância a pé =
- Velocidade a pé =
Como ele já gastaria 24 minutos na canoa, o tempo total também é de 30 minutos. Então tanto faz o caminho que ele vai escolher, show!