Analise o trecho de programa Python apresentado a seguir.
Ao ser executado, qual será o resultado exibido?
Passo 1
E aí, cara! Ao executar esse programa, serão exibidas 5 coisas, já que tem 5 prints. Vamos analisar uma de cada vez, ok?! Começando por numeros[2].
Cara, aqui a gente tá simplesmente pegando o terceiro item da lista e exibindo. Terceiro porque a contagem começa em zero na computação, então o item 2 é o terceiro item. Olha:
Viu? E o terceiro item é o 64, o primeiro a ser exibido. Bora analisar o segundo print()!
Passo 2
Seguindo a mesma lógica do primeiro, aqui vai ser exibido o item de número 7-6. Cara, 7-6 é igual a 1, certo?! E o item um é qual??
É o 32, doido! Pronto! Vamos ver o próximo print.
Passo 3
Agora o print é no índice -1. Tu tá lembrado que dá pra pegar itens contando o índice de trás pra frente?!
Viu?! Funciona da mesma forma que os índices normais, só que começa em -1. Então o elemento -1 sempre é o último da lista, e nesse caso é o 1024. Show! Vamo ver o próximo print!
Passo 4
Agora, o índice é len(numeros)-1. Cara, dá uma olhada de novo nisso aqui:
Tu reparou que o índice do último elemento sempre é o tamanho da lista -1? Nesse caso a lista tem 7 itens, e o último item tá no índice 6, e isso não é coincidência, mano! Sempre vai ser assim. Por isso, nesse print vai ser exibido 1024 de novo.
Passo 5
Agora o último print. O índice 5-7 é igual a 5-7=-2. A lógica é exatamente a mesma que a gente fez no -1.
Índices negativos são contados de trás pra frente, começando no -1. Nesse caso, o -2 é o item 512. Ufa! Esse era o último. Te vejo no próximo exercício, doido!
Resposta
64, 32, 1024, 1024, 512.