Um amigo pediu para que você desenvolvesse um programa que calculasse o I.M.C (índice de massa corpórea) e informasse a situação da pessoa analisada, a única informação que ele te deu foi a fórmula para realizar esse cálculo:
Com base na fórmula, são dados do seu programa:
- I.M.C;
- Peso;
- Altura.
Além disso, para realizar o informe é necessário saber o sexo da pessoa analisada:
- Sexo (considere apenas a primeira letra, sendo ‘M’ para masculino e ‘F’ para feminino).
Com base nessas informações você deve, como primeiro passo para iniciar o desenvolvimento do seu programa, realizar uma análise de cada um dos dados fornecidos e encontrar o tipo ideal deles.
Passo 1
Realizando uma análise mais criteriosa, os dados que serão processados (atuantes na fórmula) são: peso e altura. Como ambos não são medidas exatas e podem assumir valores reais, o tipo que melhor caracteriza esses dados é float.
Passo 2
Como agora sabemos que o tipo dos dados que serão processados (peso e altura) é float, podemos definir o tipo de I.M.C, que é o dado que caracteriza o resultado da fórmula. Sendo assim, como a fórmula do I.M.C é calculada a partir de dois dados do tipo float (peso e altura), o resultado gerado também será um número real. Portanto, o tipo do dado I.M.C também é float.
Passo 3
Por fim, só nos resta encontrar o tipo do dado sexo.
Como esse dado só receberá um caractere identificador fica bem mais fácil, né?!
Pois sabemos que pois o caractere ‘M’ representará “masculino” e o caractere ‘F’ “feminino”, ambos presentes no tipo char.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)