Enunciado

Na Figura 29-18, ε 1 = 12   V   e   ε 2 = 8   V . (a)Qual é o sentido da corrente no resistor? (b)Que fem está realizando trabalho positivo? (c)Que ponto, A ou B, apresenta o mais alto potencial?

Passo 1

E aí galerinha do bem, galerinha do mal e galerinha que gosta de uva passa na comida, vem comigo que para a questão A sentido da corrente é anti-horário, determinado pelo sentido da fonte resultante de fem:

ε r e s u l t a n t e =   ε 1 - ε 2 ε r e s u l t a n t e = 12 - 8

ε r e s u l t a n t e = 4   V

Passo 2

Agora na questão B que a fonte que realiza trabalho positivo é a que tem o mesmo sentido da fonte “resultante”; neste caso é a fonte ε 1 . Se tivéssemos mais fontes no circuito, todas as que tivessem o mesmo sentido da fonte “resultante” são as que fariam trabalho positivo.

Passo 3

Por fim na questão C, chamando de V A e V B o potencial no ponto A e B, respectivamente, temos, pela “regra da fem”, ao ir do ponto A ao ponto B passando através das fontes:

Ou seja,

o que implica ser V B > V A

Resposta

A:

Anti-horário

B:

ε 1

C:

V B > V A

Exercícios de Livros Relacionados

(a) Qual é o trabalho, em elétrons-volts, realizado por uma fonte ideal de 12 V sobre um elétron que passa do terminal positivo da fonte para o terminal negativo?
Na Fig. 27-25 , as fontes ideais têm forças eletromotrizes E 1 = 12 V e E 2 = 6,0 V e os resistores têm resistências R 1 = 4,0 Ω e R 2 = 8,0 Ω . Determine (a) a corrente no circuito; (b) a potência di
Uma bateria de automóvel com uma força eletromotriz de 12 V e uma resistência interna de 0,040 Ω está sendo carregada com uma corrente de 50 A. Determine (a) a diferença de potencial V entre os termin
Uma corrente de 5,0A é estabelecida de um circuito durante 6,0m i n por uma bateria recarregável com uma força eletromotriz de 6,0V . Qual é a redução da energia química da bateria?
(b) Se 3,40 × 10 18 elétrons passam pela fonte por segundo, qual é a potência da fonte em watts?