Enunciado

Duas baterias tendo a mesma fem E, mas diferentes resistências internas r 1   e   r 2   ( r 1 > r 2 ) estão ligadas em série a uma resistência externa R. (a) Determine o valor de R que produz uma diferença de potencial igual a zero entre os terminais de uma das baterias. (b) Que bateria é essa?

Passo 1

E aí galerinha do bem, galerinha do mal e galerinha que gosta de uva passa na comida, vem comigo, para a questão A sendo i, a corrente no circuito, a ddp na bateria 1 é V 1 = E - i r 1 para que seja nula é preciso que i 1 = E - r 1 . A lei de Kirchhoff das malhas diz-nos que:

Substituindo-se i = E / r 1   nesta expressão:

Passo 2

Já na questão B, Como R tem que ser positivo, precisamos ter r 1 > r 2 . A ddp através da bateria com a maior resistência interna pode ser anulada através de uma escolha apropriada de R. A ddp através da bateria com a menor resistência interna não pode ser anulada.

Resposta

Exercícios de Livros Relacionados

Pretende-se dissipar uma potência de 10 W em um resistor de 0,10 Ω ligando o resistor a uma fonte cuja força eletromotriz é 1,5 V. (a) Qual deve ser a diferença de potencial aplicada ao resistor? (b)
O motor de arranque de um automóvel está girando muito devagar e o mecânico não sabe se o problema está no motor, no cabo ou na bateria. De acordo com o manual, a resistência interna da bateria de 12
(a) Na Fig. 29-23, qual deve ser o valor de R para que a corrente no circuito seja 1,0 mA? Sabe-se que E1 = 2,0 V, E2 = 3,0 V, r1 = r2 = 3,0 Ω . (b) Qual é a potência dissipada em R?
Suponha que as baterias na Fig. 29-29 tenham resistências internas desprezíveis. Determine (a) a corrente no circuito, (b) a potência dissipada em cada resistor e (c) a potência de cada bateria e se a
Na Fig. 29-21, o trecho AB do circuito dissipa uma potência de 50 W quando a corrente i = 1,0 A tem o sentido indicado. O valor da resistência R é 2,0. (a) Qual é a diferença de potencial entre A e B?