Avançar para conteúdo principal

Você provavelmente já ouviu falar em Excel, né?

O mais provável é que você acredite que ele serve apenas para as áreas de exatas, não é mesmo?

A verdade é que ele é bem útil para essas áreas, mas nada te impede de utilizá-lo em todas as outras, seja para criação de gráficos, para criar tabelas, fazer análise de dados com tabelas dinâmicas ou criar dashboards para apresentações. 

Vou te mostrar alguns exemplos de como o Excel pode ser útil tanto para armazenar suas informações, como para criar apresentações incríveis que nem parecem com o Excel.

Tabela no Excel pode ajudar universitários nos seus estudos

Você provavelmente já viu ou vê o Excel dessa forma, com algumas informações na tabela e algumas formatações pra deixar a planilha mais bonita.

Gráfico no Excel ajuda na visualização de dados

Um próximo passo, depois de criar a tabela, pode ser a criação de um gráfico padrão do Excel para representar os dados em um formato visual, o que torna as informações bem mais agradáveis.

O que nem todo mundo sabe é que o Excel tem muito mais potencial do que isso. Dá só uma olhada na imagem abaixo pra tirar suas próprias conclusões de que um gráfico padrão não é tão interessante quanto um gráfico formatado e ajustado.

Gráfico no Excel é customizável e pode incluir uma linha de meta para mostrar dados.

Aqui já temos um gráfico muito mais visual, com uma linha de meta que pode ser personalizada através das setas na parte superior do gráfico.

Isso deixa o seu trabalho muito mais fácil e mais dinâmico. Não pense que tudo no Excel é manual! Muito pelo contrário, podemos automatizar muita coisa para facilitar os cálculos, resultados, visualização de tabelas, visualização de gráficos…

Aí você pode estar pensando: “Mas eu sou da área X ou da área Y. Consigo usar o Excel para me ajudar?” É claro que sim! Vou te mostrar alguns exemplos de dashboards que nós já ensinamos!

Para você que ainda não sabe o que é um dashboard, nada mais é do que um painel ou uma apresentação interativa e muito mais visual do que os gráficos padrões que temos dentro do programa.

É uma forma muito mais visual e profissional de mostrar as informações mais importantes em um trabalho ou uma apresentação.

Dashboard de dados no Excel dinamiza exibição de dados de planilhas em apresentações

Dá só uma olhada nesse Dashboard de Vendas no Excel. Tenho certeza de que, ao olhar para esse dashboard, você deve estar pensando: “Mas isso não é Excel”.

Isso é, sim, Excel, mas é um nível além do avançado, em que você consegue mostrar seus indicadores, gráficos, análises de uma forma mais direta e muito mais fácil de ser entendida.

Olha esse outro Dashboard Comercial que já fizemos dentro do Excel também.

Dashboard de dados comercial pode ser aprendido em cursos grátis

Esse é outro dashboard facilita muito a leitura das informações na hora de uma apresentação, então não precisa se prender a uma única aplicação.

Com esses dashboards, fica mais fácil de ver que o Excel pode te ajudar muito mais do que você imagina e nas mais diversas áreas de aplicação.

Claro que muitas das vezes você não vai precisar criar um dashboard, você vai precisar apenas registrar informações, fazer alguns cálculos, visualizar alguns gráficos, fazer suas análises…

Isso é perfeitamente normal então, por isso, eu vou te dar algumas dicas de conteúdos que você pode aprender que vão te ajudar em qualquer área dentro do Excel.

Dicas de Excel para universitários

1. Se ambientar no Excel

Você deve se ambientar no Excel se ainda não souber nada da ferramenta, pois isso vai te auxiliar a criar exatamente o que precisa sem perder muito tempo.

2. Seja organizado!

O Excel possui diversas ferramentas para que você consiga formatar seus dados e deixá-los com a formatação adequada. Então vai conseguir separar datas, horas, moeda, percentual…

Isso é muito importante, pois você consegue identificar facilmente tudo o que está fazendo sem se perder, então fica muito mais organizado do que escrever em um papel.

Você pode separar seus dados em diferentes planilhas se precisar. É importante que coloque as informações sempre em colunas e coloque um cabeçalho para saber do que se tratam essas informações.

Com isso, você vai notar que quanto mais organização tiver, mais fácil de entender o que você fez e mais fácil para analisar esses dados e construir análises em relação a esses dados.

3. Use as fórmulas do Excel

Saiba as funções básicas do Excel, pois, mesmo que você ainda insista que não é da área de exatas e não gosta de cálculos, isso vai te ajudar muito.

Mesmo que não seja dessa área, você vai precisar de cálculos básicos, então vai ter que fazer uma soma, multiplicação, divisão, encontrar o valor máximo, contar uma quantidade de informações (em número ou texto), contar valores…

Você sempre vai precisar de algumas dessas análises, e o Excel vai te permitir fazer tudo isso de forma automática, então você não vai precisar somar informação por informação. O programa já tem uma função só para fazer soma independente da quantidade de informações que você tenha.

Estamos em um período em que temos muitas informações e, para fazer essas análises, nada melhor do que o computador para nos ajudar e o Excel consegue fazer isso muito bem.

Você mesmo viu alguns exemplos que são excelentes para apresentações. Não adianta chegar em uma apresentação apenas com uma tabela gigante com diversas informações se ninguém entende nada.

Agora se você consegue resumir essas informações para que todos entendam, isso vai não só facilitar a sua apresentação, como vai diminuir as dúvidas que as pessoas têm em relação ao apresentado.

4. Use os atalhos do Excel

Você pode ser rápido e eficiente pra criar suas análises, tabelas, fórmulas… Eu sei que a vida de universitário às vezes é bem corrida e muitas das vezes ficamos sem tempo para preparar algo com a devida qualidade.

Mas o Excel pode te ajudar nisso também, umas das formas de ser mais produtivo e rápido é conhecendo alguns atalhos do Excel.

Você pode achar que estou brincando, mas com a ajuda de atalhos você pode fazer algumas atividades de forma muito mais rápida. Um exemplo muito interessante de falar é a seleção das informações.

Imagine que você tem uma tabela com 100 mil linhas de informações, agora imagine você pegando o seu mouse e indo selecionar da primeira célula (que contém a primeira informação) até a última informação da sua tabela.

Já imaginou o tempo que você iria perder pra fazer isso? E se precisasse fazer isso sempre que fosse utilizar uma nova função?

Com o atalho CTRL + T você já seleciona todas as informações em poucos segundos e já ganha muito mais tempo!

5. Sempre salve seus projetos no Excel

Guarde sempre os seus projetos, pois você pode precisar de algo parecido depois e não vai ter que começar tudo do zero.

Às vezes basta criar uma cópia e fazer algumas alterações e pronto! Não vai precisar perder todo aquele tempo de novo para criar o mesmo projeto, isso vale inclusive para os dashboards.

Se o estilo que você tem já é um modelo legal para o trabalho, por exemplo, e você só precisa atualizar as informações, basta atualizar sua base de dados ou substituir as informações.

Dica de ouro

Se você ainda está em dúvida de como aprender tudo isso ou quer se aprofundar em algum conteúdo mais específico, pode entrar tanto no nosso canal do YouTube quanto em nosso blog.

Lá nós temos conteúdo básico, intermediário e avançado de Excel que você vai poder aplicar no seu dia a dia, seja para os projetos na universidade, para suas apresentações, para o seu TCC, para o trabalho…

Lembrando que tanto no YouTube quanto no blog nós disponibilizamos os arquivos para você treinar, então fica muito mais fácil entender o que está fazendo quando você está praticando e isso é algo muito importante quando estamos falando de Excel.

Vou deixar aqui um presente pra você dar os seus primeiros passos no Excel e já começar a utilizar em tudo quanto é lugar! Seja na universidade, seja no trabalho, seja para criar uma planilha pessoal (planilha de metas, financeira, orçamento…).

Vou deixar um minicurso de Excel pra você já começar hoje a praticar e começar a criar planilha pra tudo!

Clique aqui para acessar o Minicurso Básico de Excel [Gratuito]

Conclusão

Nessa postagem eu te passei algumas dicas sobre Excel para Universitários e como esse programa pode te ajudar nas mais diversas áreas.

Você vai poder criar projetos para qualquer área que quiser, inclusive para projetos pessoais!

Outro ponto importante é que temos alguns links para aulas que vão te ajudar em alguns temas, fora o minicurso gratuito para você se aprofundar em Excel!

Conteúdo produzido pelo site Hashtag Treinamentos

Deixe um comentário