Avançar para conteúdo principal

Não raro, o ato de estudar é visto como uma atividade associada a sentimentos negativos, que podem ir desde a preguiça até a ansiedade. No entanto, durante a maior parte das nossas vidas, é impossível fugir dos estudos — e são eles que abrem as portas do nosso futuro.

Assim, uma maneira de contornar as sensações ruins é criando uma rotina de estudos eficiente. Com isso, o ato de estudar se torna mais natural, parte do cotidiano, o que gera uma menor pressão e proporciona melhores resultados a longo prazo.

Uma rotina de estudos também favorece a disciplina, a organização, o foco e a autonomia, sendo, portanto, benéfica de maneira mais generalizada para o estudante. Quer saber como criar a sua? Continue lendo!

Como criar uma rotina de estudos? Veja 11 dicas!

Você já sabe a importância de criar uma rotina de estudos que se adapte às suas necessidades e ao seu dia a dia, então chegou a hora de colocar a mão na massa. Para te ajudar nesse processo, separamos 11 dicas fundamentais. Confira!

1. Tenha um roteiro de estudos

O roteiro de estudos é como um mapa que guia o nosso processo de aprendizagem. Com ele, é muito mais fácil saber por onde começar, o que diminui a ansiedade e o medo de sentar para estudar. 

Por isso, se você ainda não criou o seu cronograma, não perca tempo: para ter uma rotina de estudos que realmente funciona, ele é essencial.

2. Estabeleça horários fixos para estudar

Pode parecer bobagem, mas ter um horário fixo dedicado à aprendizagem é uma maneira de criar uma boa rotina de estudos. Afinal, nós nos adaptamos às tarefas quando as executamos com certa regularidade.

Assim, quando você se habitua a separar blocos de tempo no seu dia para dedicar exclusivamente ao seu aprendizado, todo o processo fica mais fácil. Além disso, você também passa a dedicar outros momentos apenas para o seu lazer, porque o estudo já está marcado na sua agenda.

Leia também: Mapa mental: como a técnica é capaz de auxiliar em estudos de exatas

3. Tenha um local próprio para os estudos

Esta é uma dica importante para uma rotina de estudos. Afinal, nosso cérebro associa determinados espaços a determinadas atividades. Estudar da cama pode ser a sua única alternativa, mas nossa cabeça está habituada a pensar nesse local como um espaço de relaxamento, e não de concentração.

Por isso, sempre que possível, tenha um lugar apenas para os estudos. O ideal é que ele seja silencioso e bem iluminado, com o mínimo de distrações possível.

4. Mantenha os materiais necessários por perto

Para que a sua rotina de estudos funcione, é bom ter tudo à mão. Dessa maneira, você evita ter que ficar fazendo pausas em momentos chave do aprendizado, e também consegue manter o foco por mais tempo.

Assim, sempre separe os materiais necessários e deixe-os perto de você. Isso também vale para lanchinhos e uma garrafa d’água. 

5. Evite distrações

Hoje em dia, o estudo já não é mais tão separado da internet. Por isso, de pouco adianta sugerir que você mantenha o celular longe, ou que não use o computador. Ainda assim, vale ressaltar que sons de notificação e aplicativos podem prejudicar muito a rotina de estudos.

Por isso, quando possível, desative as notificações e use aplicativos que bloqueiam sites e redes sociais por um período determinado de tempo. Com isso, você certamente vai ter mais foco.

Leia também: Como se adaptar para utilizar e-books para estudar?

6. Faça pausas curtas

Todo mundo precisa de um pouco de descanso enquanto estuda. Portanto, você pode programar algumas pausas curtas entre sessões de estudo. Para quem usa o método pomodoro, este já é um hábito conhecido, mas, mesmo para quem ainda não é adepto da técnica, pausas de 10 a 15 minutos são essenciais para manter a concentração e a energia.

7. Tenha metas diárias

As metas diárias de estudo são fundamentais para uma boa rotina, porque possibilitam que o estudante consiga mensurar o seu processo. Além de aumentar a sua motivação, essa lista de objetivos ajuda a guiar o estudo, o que o torna menos dispendioso e cansativo.

8. Lembre-se dos seus objetivos

Criar uma rotina de estudos implica ter em mente os seus objetivos de longo prazo. Claro, você quer ter boas notas e passar em provas específicas — mas por quê? São essas respostas que te manterão motivado e incentivarão a rotina, mesmo nos dias mais difíceis. Por isso, tenha em mente que tipo de sonho você gostaria de realizar, e estude para ele.

Veja também: Conheça as melhores faculdades de exatas para estudar em 2022

9. Mantenha a saúde em dia

De nada adianta construir uma rotina de estudos se ela não leva em consideração a sua saúde física e mental. Ao contrário do que muitos acreditam, estudar deve ser apenas mais uma atividade no seu cotidiano, e não deve drenar toda a sua energia. Se isso está acontecendo, é hora de repensar.

10. Descanse

O descanso não deve ser visto apenas como uma recompensa, tampouco com culpa. Ele é parte fundamental do processo de aprendizagem e garante que você terá energia o suficiente para dar conta da sua rotina de estudos. Por isso, mantenha em mente que é preciso ter tempo para descomprimir e se divertir.

Estudante assiste a uma aula depois de montar uma rotina de estudos para quem estuda de tarde, a partir do seu cronograma.

Rotina de estudos para quem estuda de manhã

Se você estuda de manhã, aqui vão 4 dicas extras que podem te ajudar:

  • Tenha um horário fixo para acordar. Leve em consideração uma rotina da manhã completa, com tempo para o café da manhã e para que você não precise correr;
  • Evite usar o celular assim que acordar, para evitar atrasos e diminuir a sensação de ansiedade diante das notícias e tarefas;
  • Tome um café da manhã completo, que te dê energia e que seja saboroso, melhorando o humor logo cedo;
  • Não deixe a rotina de lado nos fins de semana. Flexibilizar é parte da vida, mas perder completamente o controle só faz com que a segunda-feira seja especialmente difícil.

Rotina de estudos para quem estuda à tarde

Se você estuda à tarde, aqui vão 3 dicas extras para te ajudar a construir sua rotina de estudos:

  • Acordar cedo é melhor do que estudar até de madrugada. Afinal, seu cérebro está mais descansado e pronto para as atividades;
  • Faça uma refeição completa, mas evite almoços muito pesados. Comidas como massas ou feijoada exigem muita energia para a digestão, o que pode causar mais cansado no momento do estudo;
  • Não prejudique a sua noite de sono para estudar até tarde. Priorize a sua saúde e durma bem, para dar conta das responsabilidades do dia seguinte.

E aí, gostou de aprender a montar a sua rotina de estudos? Para otimizar ainda mais o seu processo de aprendizagem, não deixe de conhecer o Responde Aí!

Deixe um comentário