Avançar para conteúdo principal

Três engenharias estão na lista de profissões mais procuradas do Brasil nas redes pública e privada. É o que aponta o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2021, pesquisa realizada pelo Instituto Semesp que traz um panorama do cenário universitário do país a cada ano.

Nesta 11ª edição, divulgada em junho, os números mostram os cursos com mais matriculados em 2019. Ou seja: antes de a pandemia impactar todo o ensino brasileiro, fechar os campi e suspender as aulas presenciais.

Entre as faculdades particulares, os cursos de Engenharia Civil, Produção e Mecânica estão entre os 20 mais populares. Já nas universidades públicas, apenas uma mudança: junto com Civil e Mecânica, a Engenharia Elétrica aparece nas mais buscadas pelos universitários.

Em ambas as redes, a Engenharia Civil se destaca e aparece entre os cursos favoritos dos brasileiros: ocupa o quinto lugar entre as graduações mais buscadas nas faculdades privadas e a sexta colocação nas instituições públicas.

Outro ponto curioso apresentado na pesquisa é que nenhuma engenharia esteve entre as mais buscadas na internet nos últimos quatro anos, apesar de o interesse pela área seguir refletido no número de matrículas.

Os líderes dos rankings de popularidade são os cursos de Direito na rede privada e de Pedagogia na pública.

Engenharias mais procuradas no ensino privado

A Engenharia Civil é o quinto curso entre os mais populares em universidades particulares no Mapa de 2021, com mais de 204 mil matriculados, sendo 45,1 mil deles calouros em 2019.

Em 16º da lista, aparece o curso de Engenharia de Produção, com 82,7 mil matriculados e 20,9 mil calouros.

Logo em seguida, na 17ª colocação, está o curso de Engenharia Mecânica, com 80,8 mil matriculados. Destes, 24,5 mil são calouros de instituições privadas.

Somadas, essas três engenharias representam 8,7% do número total de matriculados em universidades particulares do Brasil em 2019, que foi de 4,2 milhões. Só naquele ano, foram mais de 90 mil novos calouros que começaram a estudar Civil, Produção ou Mecânica.

Engenharias mais procuradas em universidades privadas

Fonte: Instituto Semesp/Mapa do Ensino Superior no Brasil 2021 (Arte – Responde Aí)

Leia também: Melhores faculdades de engenharia em São Paulo

Engenharias mais procuradas no ensino público

Nas universidades públicas, a Engenharia Civil também se destacou e lidera entre as engenharias mais procuradas, além de ser o 5º curso mais popular entre os brasileiros. São 51,5 mil matriculados – destes, 11,3 mil são calouros.

A Engenharia Mecânica aparece em seguida, mas na 14ª posição entre as graduações mais populares do Brasil, com 34,7 mil estudantes, sendo que 7,6 mil são calouros. Logo após está a Engenharia Elétrica, que tem 34,6 mil matriculados, e os novos estudantes são 8,1 mil desse total.

Futuros engenheiros civis, mecânicos e eletricistas representam 6,3% do total de universitários matriculados em instituições públicas de ensino, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Foram mais de 27 mil novos ingressantes nessas engenharias no ano da pesquisa mais recente.

Engenharias mais procuradas em universidades públicas

Fonte: Instituto Semesp/Mapa do Ensino Superior no Brasil 2021 (Arte – Responde Aí)

Veja mais sobre: Conheça a Poli-USP

Engenharias EaD

No ensino a distância (EaD), as engenharias ainda não emplacam entre os cursos mais populares de universitários no país, e poucas graduações aparecem entre as favoritas nas aulas remotas.

Nas faculdades particulares, a Engenharia de Produção tem 21,6 mil alunos e é o 19º curso EaD com mais matriculados.

Entre as universidades públicas, Produção aparece em 5º lugar, com 8,1 mil estudantes, enquanto a Engenharia de Computação surge como o 10º curso mais popular do ensino a distância, com 4,8 mil alunos matriculados.

É importante notar que o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2021 foi desenvolvido com dados estatísticos referentes ao ano de 2019 e, por isso, ainda não é possível identificar se a pandemia fez a busca por cursos de engenharia EaD aumentar.

Achou o seu curso entre as engenharias favoritas dos brasileiros? Conta para a gente nos comentários aqui embaixo!

Um comentário

Deixe um comentário