Avançar para conteúdo principal

O Ensino a Distância (EaD) já vinha em um crescimento contínuo ao longo dos últimos anos. De acordo com a 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, divulgado pelo Instituto Semesp em junho de 2021, o número de estudantes matriculados em faculdades EaD cresceu mais de 19% no Brasil em 2019, ano antes do início da pandemia.

Como esse levantamento não reflete o impacto que o coronavírus teve na educação brasileira, o Semesp ainda prevê como os dados de 2020 e 2021 vão impactar no EaD. Para o ano de 2021, a estimativa do instituto é que o número de matrículas em cursos a distância em faculdades privadas cresça cerca de 10% até dezembro.

Entre os 20 cursos EaD mais procurados no Brasil, há duas engenharias na lista de universidades públicas (Engenharia de Produção e Engenharia de Computação), e uma nas faculdades particulares.

Antes, os estudantes e o mercado de trabalho enxergavam as faculdades EaD com um olhar ainda desconfiado, questionando a qualidade dessas graduações e até a credibilidade do diploma de quem se formava no ensino remoto.

Mas agora as coisas mudaram, o EaD segue evoluindo e os estudantes vão se adaptando às tecnologias que fazem com que essas graduações sejam certificadas pelo Ministério da Educação (MEC) e aceitas, sim, pelas empresas.

Para acabar com qualquer preconceito relacionado ao ensino a distância, nós separamos alguns dos prós e contras de fazer uma faculdade EaD. São alguns motivos que podem animar quem quer fazer um curso online, mas sabendo que há também algumas desvantagens nessa modalidade.

Confira e veja se vale a pena fazer faculdade EaD!

Pontos positivos de fazer uma faculdade EaD

Você vai ver que há diversos pontos positivos que fazem dos cursos a distância uma ótima opção de estudos. Vai muito do perfil de cada um, e as vantagens que vamos te mostrar agora atraem um público de estudantes que se identifica com esses pontos.

Se liga aí!

Flexibilidade dos cursos EaD

Essa é a primeira e mais óbvia vantagem de fazer uma faculdade EaD. Matriculado nessa graduação, o estudante não precisa se preocupar tanto com os horários de aulas e encontros virtuais. Isso porque a maior parte das aulas são gravadas e podem ser assistidas a qualquer momento.

Esse motivo chama a atenção de muita gente que quer fazer uma faculdade, mas não pode deixar a correria do trabalho e outros compromissos de lado e não teria tempo para acompanhar as aulas em horários fixos. No curso EaD, dá para encaixar as aulas, atividades e avaliações de acordo com a necessidade de cada um.

Isso não quer dizer que o estudante não precisa ter uma rotina de estudos séria, já que o compromisso com o curso se dá muito pela disciplina ao longo das semanas. Além disso, também haverá encontros presenciais nos polos com alguma regularidade, que varia em cada faculdade.

Preços de uma faculdade EaD são menores

Outro ponto que chama a atenção da galera para começar uma faculdade a distância é que os custos são muito menores do que para estudar presencialmente. As mensalidades do EaD são mais baratas do que as dos cursos presenciais nas universidades particulares.

E a economia com os gastos não param por aí. Além de não gastar tempo com deslocamento, os universitários do EaD não gastam dinheiro com o transporte para a faculdade.

Aproveitar as ferramentas digitais no EaD

Estudando no EaD, os alunos terão contato com as ferramentas digitais mais modernas que auxiliam o processo de aprendizagem de qualquer pessoa que saiba aproveitar esse recurso. Elas fogem do modelo tradicional de ensino, que foca apenas na lousa e no caderno.

Aproveitar as modernidades vai abrir a cabeça dos estudantes para novas ideias de educação, e eles perceberão como o computador e até o celular são grandes colegas de estudo.

O Responde Aí é um exemplo de como essas tecnologias podem ajudar muito na vida dos universitários de engenharia do Brasil, para que os cálculos do ciclo básico não se tornem uma verdadeira dor de cabeça.

O EaD abre as portas do ensino superior

Muitas das principais universidades do Brasil estão localizadas nas grandes capitais e nos principais centros urbanos de cada estado. Os polos das faculdades EaD estão espalhados por todo o país, com unidades em cidades menores que possibilitam o acesso de pessoas de fora dos grandes centros ao ensino superior.

Pontos negativos de fazer uma faculdade EaD

Mas estudar a distância não é somente um mar de rosas, e existem alguns pontos negativos que podem pesar na hora de decidir se vale a pena fazer uma faculdade EaD.

Conectividade ainda é empecilho no Brasil

Paralelo ao último ponto positivo listado acima, e travando um pouco essa vantagem, é preciso de conexão com a internet para estudar a distância. E nós sabemos que, no Brasil, esse acesso ainda é bastante limitado para uma parcela grande da população.

Cursos EaD exigem muita disciplina e foco

Estudar em casa pode parecer tentador para muita gente, mas a verdade mostra que pode ser um conforto que acaba atrapalhando o foco de muitos alunos. Ter disciplina é muito necessário para criar a rotina de estudos, deixar as matérias em dia e evitar ficar jogado no sofá assistindo a seriados em vez de às aulas.

Sociabilidade com professores e colegas do EaD

O período da faculdade é culturalmente um momento de fazer amizades, conhecer novas pessoas e criar laços com os colegas. Barzinhos e festas são algumas das diversões mais populares entre os universitários, e nas faculdades EaD esse contato social é muito menor.

Outro ponto que pode dificultar é a menor interação com os professores, já que no EaD os alunos têm uma autonomia muito grande ao longo dos semestres. Isso pode dificultar o aprendizado em momentos em que a ajuda dos mestres poderiam fazer a diferença.

Com esses pontos positivos e negativos, vai muito do perfil de cada estudante fazer uma faculdade EaD. E aí, você acha que se adaptaria bem fazendo um curso a distância?

Um comentário

Deixe um comentário