Avançar para conteúdo principal

Os profissionais de construção e engenharia civil vivenciam um momento de transformação no segmento. O contexto histórico-social atual demanda, cada vez mais, o desenvolvimento e a implantação de práticas sustentáveis dentro e fora dos canteiros de obra. Os reflexos dessas mudanças se traduzem em benefícios de curto, médio e longo prazo. 

A chamada construção verde, “green building”, é a responsável por canalizar as soluções que orientam o manejo consciente dos recursos naturais e contribuem para a diminuição dos resíduos sólidos. A partir deste método, são utilizadas estratégias que, orientadas pela ecoeficiência, se relacionam especialmente com o reúso e a reciclagem. 

Construções sustentáveis

As indústrias da construção impactam o meio ambiente em diferentes etapas de uma edificação. Desde os recursos utilizados na obra como areia, madeira e outros materiais até a manutenção do imóvel. Estimativas apontam que mais da metade da energia produzida no Brasil tem como destino o abastecimento de moradias. 

Nesse sentido, o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) apurou que aproximadamente 75% dos recursos extraídos da natureza são utilizados por essas indústrias. Além do alto consumo, os canteiros de obras geram rejeitos que poluem o meio ambiente, e o montante, segundo o CBCS, atinge a média anual de 80 toneladas.

Para reverter o cenário geral, surgem as soluções sustentáveis. No conjunto de técnicas e práticas, o foco se mantém em fazer o melhor aproveitamento possível dos materiais. Os projetos inteligentes resultantes dessa intenção consideram também os aspectos naturais da área a ser construída para priorizar a eficiência no uso e na gestão dos recursos. 

Essa nova concepção exige uma mudança na postura de todos os envolvidos na construção civil, do engenheiro até o peão de obra. Até porque são eles os responsáveis por executar os planos de redução de desperdício, reaproveitamento de resíduos, captação de águas cinzas e demais procedimentos ecológicos na construção. 

Soluções da engenharia civil 

Para que as construções verdes continuem mostrando sua aplicabilidade e competência, é necessário que os profissionais da área assumam o protagonismo desse movimento. Em âmbito nacional, os esforços em aplicar a sustentabilidade nos canteiros de obra começaram a surtir efeitos positivos e obter reconhecimento em nível mundial. 

O incentivo a green buildings ocorre simultaneamente em todo o globo e sustenta a criação do certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) pelo Conselho Norte Americano de Construção Verde. O documento funciona como uma maneira de mostrar para o mundo a preocupação com a gestão sustentável. 

Ao redor do globo, mais de 160 países se envolvem com essa iniciativa. O Brasil é uma das nações que busca essa aprovação, por intermédio do Green Building Council Brasil (GBC Brasil). Não por acaso, ocupa a 4ª posição no ranking mundial de certificação LEED. Isso significa que os projetos foram aprovados pelas categorias da GBC Brasil, que são:

  • Processo integrado;
  • Localização e transporte;
  • Terrenos sustentáveis;
  • Eficiência hídrica;
  • Energia e atmosfera;
  • Materiais e recursos;
  • Qualidade do ambiente interno;
  • Inovação;
  • Prioridade regional. 

Com a avaliação desses critérios, o selo LEED atribui um sistema de pontos para classificar as edificações verdes, dentro das modalidades: novas construções, design de interiores, edifícios existentes e bairros. Conheça 3 empreendimentos brasileiros que possuem as certificações Silver (+50 pontos), Gold (+60 pontos) e Platinum (+80 pontos). 

  • WT – Centro Empresarial Senado – LEED Silver 

No Rio de Janeiro, o prédio passou por implementações tecnológicas que aumentaram a eficiência do local. Dentre elas, a criação de um sistema de retenção de águas pluviais, que reduziu o impacto ambiental causado pelas enchentes. 

  • JK 1455 – LEED Ouro 

Na cidade de São Paulo, esse prédio se reinventou através de soluções sustentáveis. As principais ações realizadas na edificação garantiram a diminuição no consumo de energia e o reaproveitamento de águas cinzas para higienização das áreas internas. 

  • São Paulo Corporate Towers – LEED Platinum

O complexo administrativo, localizado na capital paulista, comprova a eficiência de um projeto sustentável. A fachada é desenhada para garantir o melhor aproveitamento dos recursos naturais, desde captação de água da chuva até iluminação. 

Vantagens mercadológicas

Além dos benefícios para o meio ambiente, a presença da sustentabilidade nos projetos de engenharia e arquitetura proporciona economia e ganhos financeiros. Afinal, se sabe que, atualmente, empreendimentos que absorvem e/ou utilizam métodos ecológicos são mais valorizados. 

Tanto as construções como as reformas trazem a oportunidade de tornar a edificação mais “verde”, e, com isso, ganhar vantagens, inclusive, competitivas no mercado. É nesse sentido que vale a pena investir na certificação LEED, disponível para pleito de projetos e profissionais. 

A tendência atual é que as soluções sustentáveis se tornem mais frequentes no ramo da construção. A eficiência energética, por meio do uso de energia solar para empresas e residências, é um exemplo de medidas que têm obtido adesão positiva entre os consumidores. 

Como o governo também se interessa pelo crescimento dessa prática no Brasil, criou incentivos fiscais nas esferas federal, estadual e municipal. Projetos feitos com sistemas ecoeficientes como reutilização de água, reciclagem de resíduos de construção e uso de placas solares se beneficiam do desconto de 5% a 20%, proporcionado pelo IPTU verde.

Conteúdo produzido pelo site Conversion

Deixe um comentário