Avançar para conteúdo principal

Cada vez mais, torna-se uma preocupação mundial a valorização das florestas, a diminuição dos impactos ambientais e a reconstrução de áreas degradadas pelo desmatamento desenfreado.

Em um país como o Brasil, em que o seu território natural vem diminuindo a passos largos nos últimos anos, a discussão ambiental ganha contornos ainda mais urgentes. Um dos profissionais responsáveis por guiá-la e por apresentar soluções para os problemas enfrentados é o engenheiro florestal.

Mas, afinal, o que faz um engenheiro florestal? Quais são as suas atribuições, como é o curso de Engenharia? E como está esse mercado de trabalho atualmente? Para responder esta e outras dúvidas, a equipe do Responde Aí elaborou este conteúdo. Continue lendo e saiba mais!

O que faz um engenheiro florestal?

O engenheiro florestal é o principal responsável pela análise e estudo da dinâmica das florestas e de seus ecossistemas. O profissional possui diversas atribuições, como:

  • Desenvolver projetos de exploração dos recursos florestais;
  • Garantir a exploração sustentável das florestas;
  • Minimizar impactos causados ao meio ambiente.

Ao longo da sua carreira, o engenheiro florestal também passa muito tempo em campo. Por isso, torna-se um conhecedor dos ecossistemas da sua região, funcionando como uma ponte entre a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento industrial.

Quais as áreas de atuação da Engenharia Florestal?

A Engenharia Florestal se divide em diferentes áreas de atuação, que vão desde o setor público até o setor privado. Para que o profissional atue em qualquer uma delas, é necessário estar registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) do seu estado.

Abaixo, separamos as 5 principais áreas de atuação da Engenharia Florestal. Confira!

1. Ecologia aplicada

A ecologia aplicada é a área da Engenharia Florestal responsável por estudar e gerenciar parques e reservas florestais. O profissional que atua nessa área tem como principal foco a preservação de recursos naturais, além do desenvolvimento de técnicas de recuperação de espaços degradados.

2. Fiscalização

A área de fiscalização da Engenharia Florestal é a responsável pela supervisão de empresas que usam recursos e produtos florestais. É o caso, por exemplo, das usinas hidrelétricas. 

Desse modo, o profissional interessado em atuar na Fiscalização verifica se todas as regras legais estão sendo seguidas pelas empresas. Por isso, esta área está mais atrelada ao Direito, de modo que o engenheiro florestal deve ter em mente as legislações e normas ambientais.

3. Manejo florestal

A área de manejo florestal é caracterizada pela elaboração e desenvolvimento de projetos de reflorestamento. Desse modo, é função principal do engenheiro florestal pensar em estratégias de recuperação de áreas degradadas.

Esta área é uma das que causam maior impacto na Engenharia Florestal, e também que enfrentam desafios cada vez maiores. O profissional focado no manejo florestal lida com o monitoramento de espécies, a pesquisa de melhoramento genético e os diferentes tipos de semente e solo.

4. Tecnologia de produtos florestais

O engenheiro florestal interessado em atuar nesta área vai trabalhar principalmente com as novas tecnologias da área da Engenharia Florestal. Assim, estará sob sua responsabilidade o melhor aproveitamento de recursos florestais.

Esse profissional garante que os produtos que vêm da floresta — como madeira, óleos etc. — estão sendo corretamente extraídos e aplicados em construções ou produções. Ele desenvolve tecnologias que possibilitam que esses processos sejam feitos com o menor impacto possível para o meio ambiente.

5. Pesquisa e ensino

O engenheiro florestal também pode optar por seguir carreira acadêmica e atuar na formação de outros engenheiros. Ao trabalhar com pesquisa e ensino, ele se torna responsável por continuar se dedicando ao estudo de novas tecnologias e à promoção de atividades de educação ambiental.

O que estuda a Engenharia Florestal?

O curso de Engenharia Florestal tem duração média de 5 anos e está disponível na modalidade presencial. Graças ao tempo dedicado ao trabalho em campo, é muito importante que os alunos tenham aulas práticas ao longo da sua formação.

Dentre as matérias estudadas no curso, estão presentes as que compõem o chamado “ciclo básico” da Engenharia: é necessário aprender cálculo, física e álgebra. No entanto, destacam-se as matérias ligadas às ciências e à Biologia, como:

  • Botânica;
  • Biologia Celular;
  • Impactos Ambientais;
  • Florestas e Recursos Florestais;
  • Legislação Ambiental;
  • Microbiologia;
  • Metereologia.

Os alunos interessados em atuar no campo de fiscalização podem se aprofundar, ainda, em matérias ligadas ao Direito Ambiental. Já os mais interessados em uma carreira de gestão de recursos podem optar por mais matérias ligadas à Administração.

Leia também: Veja como funciona a faculdade de Engenharia

IMAGEM 2

Engenheiro florestal atuando no mercado de trabalho para a Engenharia Florestal ao supervisionar o uso de recursos naturais.

Como é o mercado de trabalho para Engenharia Florestal?

O mercado de trabalho para a Engenharia Florestal é especialmente amplo para os interessados em atuar com a recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento ambiental. Os profissionais em geral atuam em conjunto com empresas e indústrias.

O salário médio de um engenheiro florestal é de R$4.512 reais, de acordo com o portal Vagas. Esse valor pode chegar a R$6.500 reais para profissionais mais especializados. 

É importante manter em mente que esses números podem variar de acordo com o nível de experiência e com o porte da empresa onde atua o profissional de Engenharia Florestal. Há a possibilidade de salários que ultrapassam os 10 mil reais. 

Para se destacar no mercado, é recomendado que o profissional tenha uma especialização.

Você pode se interessar por: Qual engenharia é mais procurada no mercado de trabalho? Descubra!

Onde estudar Engenharia Florestal?

Separamos, abaixo, a lista com as 3 melhores instituições de ensino superior para quem deseja estudar Engenharia Florestal, de acordo com o MEC. Confira!

Instituição Conceito Enade (contínuo) Conceito Enade (faixa)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) 4.72 5
Universidade Federal de Viçosa (UFV) 4.41 5
Universidade Federal do Paraná (UFPR) 4.34 5

Vale lembrar que nem todas as universidades participam do Enade todos os anos, o que pode influenciar os dados da tabela. Esses números são de 2019 e estão disponíveis no site oficial do MEC.

Agora que você já sabe o que faz um engenheiro florestal, aproveite para conhecer o Responde Aí! Nossa plataforma tem como objetivo principal ajudar os estudantes de exatas a atravessar suas disciplinas com maior facilidade. Confira os materiais!

Deixe um comentário