Avançar para conteúdo principal

Este é um tema um tanto controverso: a maioria dos profissionais têm dificuldades em dizer se um engenheiro civil pode assinar projeto elétrico. Após muita pesquisa, chegamos à conclusão que, sim, um engenheiro civil pode assumir a responsabilidade de executar projetos elétricos, mas sob certas condições. Existem alguns pré-requisitos para realizar esse tipo de projeto e ser um profissional responsável por ele. 

O primeiro é que deve ser registrado no CREA, o segundo é que só podem ser executados projetos de baixa tensão, ou seja, projetos em que a tensão de entrada na residência ou condomínio não seja superior a 1000 volts e o limite não ultrapasse 75 KVA — ou seja, o limite próximo de um transformador. 

Projetos maiores e mais intricados devem ser direcionados para engenheiros elétricos com ênfase em eletrotécnica

Em suma, pode-se dizer que pequenos projetos de baixa tensão podem ser realizados por um engenheiro civil, pois esta é uma de suas atribuições. O mais importante é a segurança do cliente que contrata o profissional.

Projeto elétrico: o que é

O projeto elétrico pode ser definido como o conjunto de todas as informações, desenhos, cálculos e detalhes relativos a uma instalação elétrica, equipamento eletroeletrônico ou máquina. 

Estes dados podem estar contidos em forma de tabelas de dados elétricos, plantas elétricas, esquemas de distribuição de componentes, layout, diagramas elétricos etc. 

O projeto elétrico residencial é apenas uma representação gráfica e escrita da instalação elétrica e todos os seus detalhes. É preciso lembrar que um projeto elétrico não é o mesmo que instalação elétrica. 

Ambos requerem um profissional capacitado, mas em momentos distintos, sendo que o projeto pode ser feito por um engenheiro com curso superior ou por um técnico. 

Esses profissionais devem estar adequadamente registrados no Conselho Federal do técnico industrial (CFT). Todo projeto elétrico residencial deve ser realizado conforme as normas da NBR 5410. 

Quando ouvimos falar em um projeto elétrico, a primeira coisa que nos vem à cabeça é um projeto elétrico residencial, ou planta elétrica residencial.  Ele normalmente é representado por um diagrama de distribuição de cabos, com a posição das tomadas e lâmpadas, desenhados sobre a planta baixa de uma casa ou outro tipo qualquer de construção. 

Um eletricista deve não somente ler e interpretar um esquema elétrico, como também fazer cálculos de projetos elétricos, desenhos, diagramas e tabelas. Entretanto, somente um técnico ou engenheiro registrado no sindicato CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) pode ser o responsável técnico por um projeto elétrico.

Como fazer um projeto elétrico

Elaboramos uma sequência de etapas para facilitar o entendimento e ganhar tempo na execução do projeto. Recomendamos seguir a mesma linha de raciocínio em todas as etapas. Confira o passo a passo:

  • Criar uma planta do local;
  • Estabelecer os pontos de luz do recinto;
  • Indicar o local das tomadas e uso generalizado das potências;
  • Fazer as ligações elétricas;
  • Rabiscar a posição dos dutos;
  • Gerar os circuitos elétricos;
  • Calcular a potência total.

Projeto elétrico: o que éPerguntas frequentes sobre projetos elétricos

O que precisa ter em um projeto elétrico?

No projeto elétrico é onde estão as informações detalhadas da utilização da energia elétrica, dimensionamento de carga, circuitos, seção dos condutores, trajetos, saídas para iluminação e tomadas etc. 

Tudo é calculado com muito carinho para o pleno funcionamento e garantir a segurança na edificação.

Quais as etapas de um projeto elétrico?

As etapas de um projeto elétrico são as seguintes:

  1. Examinar a planta baixa;
  2. Indicação dos circuitos elétricos;
  3. Conferir local do quadro de distribuição;
  4. Corrente elétrica;
  5. Mensuração do disjuntor aplicado no quadro de mediador;
  6. Planta de localização dos pontos elétricos;
  7. Esquema unifilar para o projeto elétrico.

Quem faz o projeto elétrico?

Os projetos elétricos que pedem um circuito de alta potência e instalações mais emaranhadas são realizados somente por engenheiros eletricistas. As instalações de baixa potência e residenciais podem ser feitas por arquitetos e engenheiros civis.

Como calcular a quantidade de fios de uma instalação elétrica?

Para calcular a quantidade de fios de uma instalação elétrica, use uma planta em escala para saber precisamente quantos metros lineares de condutores e eletrodutos serão necessários na obra. 

Faça a medição dos eletrodutos representados no plano horizontal e, ao resultado, some a cota vertical, como, por exemplo, a altura dos interruptores.

Qual a quantidade de tomadas por cômodo?

A norma que determina as condições ideais das instalações elétricas (NBR 5410) determina que no mínimo uma tomada deve ser acomodada a cada 8 metros quadrados. Nas salas e quartos, o padrão é 1 ponto de tomada para cada 5 metros.

O que é uma planta baixa elétrica?

A planta baixa elétrica é um documento que o projetista usa para representar graficamente a iluminação para a residência, as tomadas e os cabos. Com ele, é possível criar um diagrama que inclui o traçado de todos os circuitos da casa.

O que é o aterramento?

O aterramento é a conexão elétrica de um dispositivo ou parte de um sistema elétrico à terra por meio de artefatos que conduzem eletricidade. Quando a corrente passa por ele, o aterramento funciona como uma impedância complexa.

Conclusão

Uma das partes mais importantes de qualquer obra é o projeto elétrico — disso não temos dúvidas. Por isso ele deve ser feito com muita atenção e responsabilidade, afinal de contas, a parte elétrica de uma construção não pode apresentar defeitos. 

As consequências de uma falha deste sistema podem causar diversos danos, como curtos-circuitos e até incêndios. No campo da engenharia civil, o projeto elétrico consiste em uma compilação de todas as informações sobre a energia elétrica do edifício. 

Essa compilação pode ser feita de várias maneiras, como tabelas, listas, gráficos e quadros. Depois das análises acima, concluímos que não é necessário contratar um engenheiro eletricista para elaborar e assinar um projeto elétrico. 

O engenheiro civil responsável pode elaborar e assinar o projeto, desde que esteja registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia de Agronomia) e cumpra a limitação permitida da qualidade de carga inserida. 

O engenheiro civil responsável pela obra pode, portanto, efetuar as instalações elétricas, desde que sejam de baixa tensão. A obra deve ser de sua autoria, e a responsabilidade pelo projeto e pela execução da mesma também.

Deixe um comentário