Avançar para conteúdo principal

Toda empresa tem objetivos. Mas ela tem uma estratégia quando lança um olhar sobre fatores externos e internos para prever como eles vão afetar a capacidade dela de alcançar esses objetivos. Uma das ferramentas que estrutura esse mapeamento é a análise SWOT. 

Provavelmente você já ouviu falar dela. Das ferramentas de planejamento estratégico ela é uma das principais e mais presentes no kit de ferramentas dos gestores. 

Mas o que ela faz de fato e como aproveitá-la

Neste artigo, você encontra os fundamentos da análise SWOT: o que é a análise SWOT, como fazê-la e um exemplo prático para se inspirar.

Análise SWOT: o que é?

O termo “SWOT” é o acrônimo de: 

  • Strengths: forças;
  • Weaknesses: fraquezas;
  • Opportunities: oportunidades; e 
  • Threats: ameaças.

Análise SWOT – também conhecida em português como matriz FOFA – é uma ferramenta de gestão que estrutura a análise do ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) à empresa, que serve de base para a tomada de decisão estratégica.

Ao utilizar a análise SWOT, você garante que todos os ambientes que impactam a organização sejam mapeados e analisados, o que será fundamental para tornar o planejamento estratégico consistente.

Os fatores da análise SWOT: o que significa ambiente interno e externo

Veja o escopo de cada um dos ambientes mapeados na análise SWOT:

Ambiente interno

O ambiente interno engloba todas as questões relativas à organização. 

  • Identidade organizacional: missão, visão, valores e cultura; 
  • Gestão e processos: fluxos entre setores e parceiros, ferramentas, performance etc.;
  • Pessoas: competências, conhecimento e desempenho da organização etc.
  • Marca: market share, NPS, preço, atendimento etc.

Quando olha para o ambiente interno, você analisa forças e fraquezas

Ambiente externo

O entendimento do ambiente externo vai englobar a análise de questões provenientes de:

  • Legislação; 
  • Contexto tecnológico;
  • Competidores;
  • Mercado consumidor; 
  • Cultura e sociedade;
  • Economia nacional e internacional etc.

O ambiente externo não está sob o controle da empresa. Nesse caso, nele, você encontra ameaças e oportunidades

Análise SWOT: como fazer

Na análise SWOT, seu objetivo é analisar, dentro do ambiente interno, forças e fraquezas, e no ambiente externo, oportunidades e ameaças.

Acompanhe o passo a passo para fazer sua primeira análise SWOT:

1. Coleta de material

Uma boa análise SWOT não parte do zero, e sim de relatórios de indicadores gerenciais dos setores, com dados que informem os envolvidos no processo sobre o contexto interno e externo da empresa. 

Normalmente, é a alta direção que está diretamente envolvida na análise dessa informação, que por via de regra é proveniente dos coordenadores.

O ponto de partida é a coleta e consolidação de todo o material que vai subsidiar o processo. 

Antes de iniciar o processo, todos os envolvidos deverão ter uma leitura e interpretação inicial desse material. Não é hora de improvisar. A equipe precisa estar bem informada e preparada para que a execução da análise SWOT seja rica e não demore tanto.

2. Faça um brainstorming com a equipe

Não há uma ordem para começar a análise SWOT. Sugerimos que comece pelo ambiente externo para depois ir para o interno, pois eventualmente questões externas vão revelar fraquezas ou forças internas.

Para a construção da matriz SWOT o brainstorming é uma prática produtiva. 

Cada membro da equipe traz suas análises individuais. Em um primeiro momento, elas são apenas expostas e reunidas, sem discussão.

Depois dessa grande troca de ideias, inicia a discussão e análise crítica. Identifique critérios para cortar o que não é válido, estabeleça um sistema de votação e quem vai bater o martelo sobre a entrada ou não de um item na matriz SWOT.

3. Monte a matriz SWOT

Após a discussão, você vai ter os itens para formalizar a sua matriz SWOT. Ela terá o seguinte formato:

4. Defina os próximos passos estratégicos

Cada item de sua matriz SWOT influencia os objetivos da empresa de determinada maneira. 

Após construí-la, você deverá questionar como potencializar as forças, controlar as fraquezas, aproveitar as oportunidades e minimizar as ameaças em seu planejamento estratégico, tático e operacional

Não necessariamente você terá um plano de ação ou 5W2H para o gerenciamento imediato para cada ponto levantado. Você poderá priorizar os projetos em seu planejamento, usando a matriz GUT para classificar cada item por nível de urgência. 

5. Defina uma cadência de revisão

Em gestão, poucas ações são pontuais. Com a análise SWOT não é diferente. Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças vão mudar – às vezes muito rapidamente.

Portanto, defina uma cadência mínima para revisar a sua matriz e, sempre que apropriado, faça essa revisão.

Exemplo de análise SWOT

Para entender na prática como poderia ser uma análise SWOT, veja neste exemplo algumas constatações de uma empresa de e-commerce fictícia:

Análise do ambiente interno

ForçasFraquezas
Preço competitivo – nossos preços são menores que os de nossos principais concorrentes.Reconhecimento da marca – temos reconhecimento nacional, diferente de parte da concorrência.Market share – temos participação de 30% de nosso mercado. Posicionamento – somos associados apenas a nosso nicho, enquanto os concorrentes são menos focados.Ineficiência operacional – a operação não acompanhou o ritmo do crescimento de vendas. Nossa capacidade de processamento ficou mais lenta, resultando no atraso de entregas. Aumento de reclamações – tivemos aumento na reclamação de clientes.Falta de padronização – a execução das operações é inconsistente, causando retrabalho, desperdício e prejuízo. Falta de treinamento – tanto as lideranças das áreas quanto os colaboradores não estão preparados para lidar com mudanças repentinas e crescimento da empresa, o que tem dificultado a comunicação interna e a resolução de questões cotidianas. 

Análise do ambiente externo

Oportunidades Ameaças
Investimento externo – captamos recursos para melhorar nossos processos e expandir. Expansão internacional – temos potencial de expansão internacional.Competição crescente – aumento de players no mercado tem ampliado a competitividade.Escassez de mão de obra – a falta de mão de obra no mercado faz com que a empresa não consiga acompanhar o ritmo de crescimento.Avanço das tecnologias – a digitalização total do back office é uma realidade nos players mais modernos, que nascem digitais

Construa sua matriz SWOT

Acompanhar mudanças no ambiente interno e externo de maneira contínua é fundamental para não ser surpreendido por dificuldades e não perder boas chances. A análise SWOT estrutura melhor esse processo.

Boa parte dos insumos que vão tornar a sua análise SWOT mais rica dependem da iniciativa da organização. Tenha indicadores gerenciais, monitores-os de maneira contínua e siga o passo a passo para enriquecer cada vez mais sua capacidade de mapeamento do contexto interno e externo.

Conteúdo produzido pelo site Qualy Team

Deixe um comentário