Avançar para conteúdo principal

Para os estudantes universitários, o estágio é uma importante etapa da graduação. Isso porque ele é a primeira oportunidade que os alunos encontram de se inserir no mercado de trabalho e, quem sabe, de conseguir o primeiro emprego.

No entanto, para conseguir um estágio, é preciso, primeiro, se sair bem na entrevista. E essa etapa pode ser bastante complicada para os alunos, especialmente os que têm menos experiência.

Afinal, o que falar em uma entrevista de estágio? E quais técnicas usar para garantir que você vai estar calmo e preparado? Para te ajudar a atravessar esse momento difícil, a equipe do Responde Aí elaborou este conteúdo. Confira as dicas para se sair bem na entrevista e aproveite!

O que falar em uma entrevista de estágio?

Uma entrevista de estágio é o primeiro contato do estudante com o mercado de trabalho e, por isso, já é vista como uma porta de entrada para as suas experiências profissionais. Por isso, é muito importante que o candidato à vaga tenha em mente que aquele processo é tão sério quanto o de uma vaga efetiva.

E, assim como acontece nas entrevistas profissionais, os recrutadores querem ouvir quem você é de verdade. A entrevista de estágio é a sua chance de se apresentar, então não tenha medo. 

Confira, abaixo, alguns exemplos do que falar em uma entrevista de estágio.

Experiências anteriores

Ainda que este seja o seu primeiro estágio, você com certeza já teve experiências na vida. Seja na faculdade, seja ao longo da sua vida escolar, não tenha vergonha de falar sobre as suas experiências e fale também sobre os feedbacks que já recebeu. Alguns exemplos de experiências são:

Competências pessoais

Além de falar sobre as suas experiências, aproveite para indicar o que gostaria de aprender e desenvolver ainda mais, e quais são as suas principais competências. Isso ajuda os recrutadores a ver o quanto você se conhece, e o quão preparado pode estar para lidar com as demandas. Alguns exemplos de competências são:

  • Raciocínio lógico;
  • Organização;
  • Capacidade de trabalhar em equipe;
  • Resolução de problemas;
  • Capacidade analítica;
  • Boa criatividade e comunicação.

Como você contribui para a empresa — e vice-versa

Uma pergunta bastante recorrente em entrevistas de estágios é por que você gostaria de trabalhar naquele lugar. Aproveite esse momento para dizer como você pode ajudar a empresa a crescer, isto é, como as suas competências podem ser importantes para o dia a dia do trabalho.

Além disso, fale como a empresa pode te ajudar a chegar aos seus objetivos. Indique quais são os seus planos profissionais — o que você quer fazer, quais experiências quer ter, o que espera da profissão etc. Isso tudo ajuda os recrutadores a ver que você está preparado, conhece o mercado e quer se desenvolver.

Leia também: 10 dicas para ser um empreendedor universitário bem sucedido

Estudante calma mostra que sabe o que falar em uma entrevista de estágio. A recrutadora anota as respostas e escuta atentamente.

Como ficar calma na entrevista de estágio?

O maior desafio dos estudantes para se sair bem em uma entrevista de estágio é conseguir ficar calmos para responder todas as perguntas de forma clara. E a verdade é que não existe uma fórmula mágica para que a ansiedade vá embora.

Esse processo é uma parte importante da sua carreira, então é comum que você fique um pouco nervoso. No entanto, adotar algumas posturas podem te ajudar a pelo menos transmitir com clareza o que você gostaria. São elas:

  1. Saiba o que você quer. Conhecer seus objetivos e metas é uma forma eficaz de não se embolar na hora de responder perguntas, além de evitar malabarismos que indicam despreparo.
  2. Prepare-se. Pesquise sobre a sua área, sobre o mercado de trabalho e sobre as funções que você deverá assumir. Veja quais perguntas costumam ser feitas e pense nas respostas com antecedência. 
  3. Conheça seus pontos fortes e fracos. Todos nós os temos, mas as perguntas mais “pessoais” podem ser armadilhas que nos deixam ansiosos. Por isso, saiba bem o que você faz bem e o que ainda precisa desenvolver — e não tenha vergonha de dizer isso para os recrutadores.

Você pode se interessar: Qual é a engenharia mais procurada no mercado de trabalho? Descubra!

5 dicas para se sair bem na entrevista de estágio

Agora que você já conhece a importância de uma entrevista de estágio e já sabe como precisa se preparar para ela, chegou a hora de saber como se sair bem ao longo dessa entrevista. Para isso, separamos 5 dicas fundamentais. Confira!

1. Fale sobre você e se apresente

Parece óbvio, mas os recrutadores querem saber quem você é. Então fale sobre você mesmo, seus interesses, seus objetivos, o que você já fez e o que ainda gostaria de fazer. Não tenha vergonha de se abrir um pouco — mas, é claro, mantenha o profissionalismo.

2. Pesquise sobre a empresa

Jamais vá a uma entrevista de estágio sem saber nada sobre a empresa. Hoje em dia, as informações estão disponíveis nas redes sociais, no LinkedIn, em todos os lugares. Por isso, pesquise sobre a empresa e o mercado e saiba como você se encaixaria ali.

3. Fique longe de distrações

Em entrevistas presenciais ou remotas, evite ficar perto de qualquer coisa que te distraia. Pessoas, notificações, sons inesperados… Tudo isso pode te atrapalhar e passar uma imagem de pouca seriedade, o que você não deseja.

4. Seja honesto

Não é incomum que candidatos finjam dominar um idioma ou software específico por acreditarem que esses conhecimentos garantirão uma vaga. No entanto, isso não é verdade, e pode ser bastante prejudicial ao longo da entrevista. Por isso, na dúvida, seja honesto: admita que tem pontos a desenvolver e mostre interesse em fazer isso. Você chegará mais longe, com certeza.

5. Evite falar mal de experiências anteriores

Lembre-se: a entrevista de estágio também é uma experiência profissional. Por isso, não perca tempo reclamando de trabalhos ou projetos anteriores. Foque no que você aprendeu, no que funcionou e nas dinâmicas que te ajudaram a se desenvolver. Caso haja perguntas sobre desafios ou problemas, seja breve. Reclamar de chefes ou colegas antigos pode te fazer parecer uma pessoa difícil ou, pior ainda, rancorosa.

Agora que você já sabe tudo o que precisa saber para se sair bem em uma entrevista de estágio, não deixe de conhecer o Responde Aí! A nossa plataforma de estudos tem como objetivo ajudar os estudantes de exatas a mandar bem nas matérias.

Deixe um comentário