Avançar para conteúdo principal

Ter conhecimento de como funciona um teste vocacional já é um passo para se chegar a uma conclusão acertada de qual curso você deve fazer. Se ainda não fez, seja durante a vida escolar ou profissional, nós aconselhamos que faça agora.

Para a maioria das pessoas, escolher qual curso superior não é uma escolha fácil, envolvendo muitas dúvidas e questionamentos por se tratar de uma decisão que envolve todo seu futuro profissional.

Esse guia vocacional, também conhecido como teste de profissão, consiste em responder a perguntas e, ao final, verificar qual das propostas mais se adequa ao seu perfil. Resumindo: trata-se de um dos principais recursos para se definir sua carreira.

Como descobrir qual curso quero fazer

Descobrir qual carreira se deve seguir não é uma decisão fácil. Prova disso é que mais de 50% dos estudantes ficam indecisos até o final do ensino médio. Para se chegar a uma conclusão com alta possibilidade de acerto, é necessário investir em autoconhecimento.

Isto significa que a pessoa deve se concentrar, tentando decifrar quais são seus desejos e sonhos mais profundos. O teste vocacional, neste caso, pode ser um mecanismo muito útil. 

O teste vocacional mede interesse, habilidades e tipos de personalidade, avaliando aptidões e níveis cognitivos, dentre outros. Com esse propósito são realizadas entrevistas pessoais, testes de inteligência, de personalidade e de aptidão profissional. 

Nos modelos mais básicos, a pessoa responde a um questionário, resultando em uma indicação de carreira. Já nos testes mais elaborados, envolvendo sessões com psicólogos, o processo é mais meticuloso. 

Além dos diálogos, há exercícios e dinâmicas. Assim, os profissionais podem sugerir as profissões que mais se adequam ao perfil do candidato. Podem, ainda, ocorrer outras reuniões com especialistas da área em questão para conhecer o cotidiano da referida profissão. 

Embora a escolha final seja única e exclusivamente sua, é muito aconselhável ter o acompanhamento de um bom profissional no processo. Ele é quem pode minimizar o impacto de uma escolha que não seja congruente com suas qualificações e objetivos. 

Suas orientações podem, inclusive, oferecer uma inteligência do mercado de trabalho e áreas de negócios emergentes que talvez estejam passando despercebido de suas considerações.

Vantagens do teste vocacional

Conviver com a dúvida sobre qual trajetória profissional seguir exige moderação, constituindo-se em um ótimo exercício de autoconhecimento. 

De um lado está sua insegurança, seus desejos confusos, enfim, seus problemas internos. Por outro lado, a realidade externa se apresenta com expectativas familiares, exigências do mercado de trabalho e posicionamento na pirâmide social. 

O guia vocacional intervém precisamente para auxiliar no equilíbrio entre desejos e virtudes pessoais e o que o mercado espera de você como profissional. O termo “vocação” refere-se exatamente à inclinação do indivíduo para realizar uma atividade ou incumbência conforme suas conveniências e talentos. 

Essa é a grande vantagem do teste: ajudá-lo a trabalhar e conseguir seu sustento com uma atividade que realmente ame, exercendo uma carreira que tem tudo a ver com seus dons. 

Limitações do teste vocacional

O teste vocacional ajuda bastante a clarear a ideia sobre a vocação de cada um, porém, sozinho, não faz milagre. 

É preciso que aquele que se submete a esse tipo de teste esteja disposto a colaborar da melhor forma possível, de maneira honesta, para permitir que surjam respostas que possam de fato auxiliar no processo da escolha da carreira a ser seguida. 

É fundamental pesquisar e buscar conhecimentos para que, no futuro, se tenha uma boa compreensão de como anda o mercado de trabalho. Ficar a par das profissões mais procuradas, rendimentos médios, tipo de qualificação e quantos anos dura o curso. 

Continuar trocando ideias com amigos e familiares, explorando todas as nuances apresentadas. Procurar profissionais sérios e que usem uma metodologia confiável é essencial para o efetivo resultado do teste.

Como e por quem ele deve ser feito

Um programa sério de orientação profissional deve ser implementado individualmente no consultório, ou coletivamente nos estabelecimentos de ensino. 

Os centros de aconselhamento de carreira dos departamentos de psicologia podem prestar ajuda. O teste deve ser administrado por psicólogos e a forma de aplicação depende do método escolhido pelo especialista. 

As questões colocadas aos alunos são relevantes para diversas situações. O objetivo é ficar ciente se elas atraem aqueles a passar pelo procedimento e como são apreendidas. 

Diferença entre teste de vocação e teste de aptidão

Embora sejam modelos de avaliação muito semelhantes, o teste de vocação não é o mesmo que o teste de aptidão. Confira:

Teste de vocação

O teste de vocação destina-se a identificar as profissões com as quais os indivíduos têm mais conexões. 

Assim, ela ajuda a traçar uma rota profissional com mais chances de sucesso, uma vez que estar satisfeito com o trabalho exercido está diretamente relacionado à realização pessoal.

Teste de aptidão

A finalidade do teste de aptidão é outra. Mesmo avaliando a capacidade de um indivíduo, este não é seu único objetivo. 

Nesse tipo de teste, o objetivo é discernir as competências inerentes para melhorá-las, como também identifica suscetibilidades que podem ser reabilitadas.

Como descobrir qual curso quero fazer

Assim que tiver concluído o teste vocacional e identificado as profissões que mais se adequam ao seu perfil, você deve se inteirar melhor e mais profundamente na área apontada. 

Vale a pena procurar referências de possibilidades operacionais, bem como programas de treinamento. Procure debater com outros profissionais para entender suas visões sobre a profissão, pois eles já estão no mercado e podem contribuir com uma visão mais realista.

Conclusão

Podemos concluir, depois do estudo acima, que o sucesso profissional de um indivíduo não depende exclusivamente de sua vocação. Existem outras diretrizes, como habilidades, talentos, atributos pessoais e competências. 

Sobretudo para os alunos que estão prestes a deixar o ensino médio e pretendem fazer o vestibular, esse é um momento melindroso, justamente por ter de escolher uma carreira para seguir.

E é nesse momento que um guia vocacional aparece como uma alternativa para subsidiar a escolha sobre qual carreira seguir. 

O teste não terá 100% de acerto, mas pode, com certeza, ajudar bastante. Curtiu esse artigo? Então indique para aquele seu amigo que ainda está em dúvida.

Deixe um comentário