Marketing digital precisa de matemática?

Categories: Educação, TecnologiaPublished On: 16 de julho de 2021By
Compartilhe!

Será que marketing digital precisa de matemática? E se precisa, onde será que ela deve ser aplicada?

O marketing digital é uma área de trabalho e conhecimento bem ampla. Pois, ele abrange tudo que diz respeito ao mundo online, e como as marcas, empresas e profissionais devem atuam nesse meio.

Então, é obvio que ele envolve uma série de informações, habilidades e competências distintas, vindas de múltiplas áreas de estudo.

No artigo de hoje, vamos descobrir se o marketing digital precisa de matemática e qual o papel do SEO e da agência de marketing digital nisso. Além de entender melhor também como acompanhar os resultados do uso de palavras-chave SEO, como clareador dental, e outras.

Acompanhe.

Marketing digital precisa de matemática: existe alguma relação?

Um bom profissional do marketing digital precisa de matemática básica para ser capaz de analisar a situação do mercado. A partir daí, ele pode traçar estratégias para alavancar o desempenho de seus clientes no mundo digital.

E para isso, a comunicação é uma peça chave. Porém, não basta apenas se comunicar é preciso dialogar com o púbico certo, e em uma linguagem adequada.

Isso requer:

  •         Boa definição e conhecimento do perfil do público-alvo;
  •         Uma persona adequada a dialogar com esse público;
  •         Estratégias de marketing de conteúdo e marketing de relacionamento.

Esses pontos muito importantes para a montagem de uma campanha. E depois de pronta, ela finalmente vai para o ar.

O que acontece então?

Bom, não basta apenas criar e colocar a campanha no ar. É preciso acompanhar os resultados. E isso é feito através da análise das métricas.

É aqui que os números se tornam uma peça chave para o sucesso do marketing digital.

Usando matemática para interpretar as métricas no marketing digital

Há muitos números envolvidos em uma campanha de marketing digital. Vou citar alguns:

  •         O número total de pessoas que a campanha consegue atingir;
  •         Métricas de anúncios e páginas das redes sociais, como o Facebook;
  •         Número de acessos a sites;
  •         A quantia de conversões, sejam leads ou vendas.

E todos esses dados numéricos são importantes tanto de forma individual, quando comparados uns aos outros. Pois, fornecem informações relevantes sobre o real desempenho de uma campanha de marketing digital.

Então, o marketing digital precisa de matemática de fato?

A matemática pode revelar muitas informações importantes em uma estratégia de marketing digital.

Por exemplo: você pode ter um número elevado de acessos, ou seja, sua campanha resultado no aumento de tráfego de um site, página ou blog. Porém, ao comparar esse número com a taxa de conversões, você descobre que poucas vendas foram feitas.

Esse dado pode indicar várias coisas.

A mais óbvia delas é que você não tem uma audiência qualificada, interessada naquele produto.

Portanto, o responsável pelas campanhas precisa segmentar melhor o seu público e fazer a campanha chegar até esse segmento específico.

A importância de uma boa agência de marketing digital

Saber mensurar resultados e entender como a matemática pode clarear as coisas é um dos pontos mais importantes para qualquer agência de marketing digital.

Dessa forma, se você quer otimizar melhor seu site com um bom SEO Google, melhorar suas conversões e visualizações nas redes sociais, etc., uma boa agência de marketing digital pode resolver os seus problemas.

Inclusive, a capacidade que a agência possui de entender a matemática por traz do marketing digital é um dos diferenciais que evidenciam a qualidade do trabalho desenvolvido.

Uma boa agência de marketing digital deve sempre considerar a matemática de uma campanha.

E apresentar aos seus clientes informações detalhadas, em números, para demonstrar a eficácia das estratégias implementadas.

Matemática e SEO: as métricas por traz de termos chaves

Você sabia que algumas palavras-chave SEO são mais procuradas que outras no Google? E que algumas vezes termos escritos de forma errada em sua grafia ranqueiam melhor, porque é assim que os usuários escrevem na hora de procurar?

Tudo isso faz do SEO e da matemática no marketing digital.

Portanto, quando você quer ranquear um termo importante para seu site, como o termo clareador dental, entender qual é o volume de buscas é importante. Assim como entender quais termos chaves se relacionam com ele.

Outras métricas importantes

E a matemática é realmente importante para o marketing digital, que eu posso citar ainda outras métricas importantes:

  1. Métricas de cliques: contempla a CTR (porcentagem de pessoas que clicam em um anúncio quando o veem), o custo por visita e a SAR (Taxa de Ação Secundária), que exclui cliques acidentes da métrica de cliques em anúncios;
  2. Número de impressões: é o registro de quantas vezes seu anúncio digital foi exibido;
  3. Métricas de apps: contempla métricas referentes aos usuários que visitam sua página na Apple Story e na Play Store;
  4. Engajamento: se relaciona a forma como os usuários se relacionam com a sua marca. Por exemplo: número de interações em publicações de redes sociais, e o tempo de permanência os usuários no seu site.

Todos essas métricas são expressas em números exatos e porcentagens que dizem muito, por si mesmas, sobre o desempenho da sua marca ou empresa na internet.

Conclusão

A matemática é uma ciência exata. Portanto, entender os números por trás de uma campanha de marketing digital fornece informações precisas sobre os resultados obtidos.

Portanto, todas as informações que podem ser captadas sobre os clientes e público alvo são importantes. Muitas vezes, as informações já armazenadas pelas empresas são a base para novas estratégias.

Em outras palavras, trabalhar com marketing digital precisa de matemática no dia a dia, pois envolve captar e interpretar muitos números diferentes.

Leave A Comment