Avançar para conteúdo principal

Você provavelmente já ouviu de alguém o conselho “pense antes de agir”. Apesar de ser usado em contextos variados, o que ele representa é que, antes de colocar qualquer ideia em andamento, é necessário planejar bem para garantir que tudo sairá como o esperado. E isso vale para todas as ações, grandes ou pequenas.

No entanto, quando levamos esse conceito de “planejamento” para a área da engenharia, ele pode ficar um pouco mais confuso. Afinal, o projeto não é uma atribuição do arquiteto? Então o que é um projeto de engenharia? E como é que um estudante pode começar a elaborar o seu?

Essas são dúvidas muito comuns. Por isso, para te ajudar a entender melhor como a engenharia pode “pensar antes de agir”, a equipe do Responde Aí elaborou este conteúdo. Nele, vamos explicar o que compõe, afinal, um projeto de engenharia e quais são as suas etapas. Também te daremos 5 dicas para construir o seu.

Ficou interessado? Então continue lendo e confira!

O que é um projeto de engenharia?

A Engenharia é uma área bastante ampla, que se comunica com diversas outras áreas. Por isso, ela nunca trabalha completamente sozinha

Assim, quando falamos em um “projeto de engenharia”, estamos falando do conjunto de processos, ações e passos que devem ser pensados, organizados e estruturados antes de serem executados por um engenheiro e sua equipe. 

O projeto de engenharia inclui desde as primeiras tomadas de decisão, quando a obra ou produto ainda é apenas uma ideia no papel. E ele reúne pontos como:

  • Os objetivos principais daquela construção ou produto;
  • Quais são os processos necessários para que ele tome forma;
  • Quais atividades precisam ser desenvolvidas e que equipes serão responsáveis por elas;
  • Qual será a duração daquela ação e quantas pessoas ela demandará;
  • Quais serão os custos de produção.

Além de diversos outros aspectos relevantes para o andamento de um projeto. Ou seja, o projeto de engenharia é um planejamento do passo a passo de uma ação da engenharia, que permite prever problemas e aplicar soluções otimizadas e assertivas.

E, ao contrário do que se pensa, o projeto de engenharia não está ligado apenas à Engenharia Civil. Na verdade, ele é parte de diversas áreas da engenharia, e é fundamental para o andamento de diversas atividades.

Veja também: Quem ganha mais: arquiteto ou engenheiro? Descubra!

Quais são as etapas de um projeto de engenharia?

As etapas de um projeto de engenharia podem variar de acordo com a área de especialização do engenheiro. Por exemplo: enquanto um projeto de Engenharia Civil levaria em consideração questões como o solo do local e a segurança contra incêndios, um projeto de Engenharia de Computação não precisaria se preocupar com essas questões.

No entanto, de modo geral, existem 4 etapas fundamentais em um projeto de engenharia. São as chamadas “ciclo PDCA”, ou “ciclo de Deming”. Esta é uma metodologia de gestão de projetos bastante conhecida, e que pode ser aplicada nesse caso. Abaixo, falaremos mais sobre cada uma dessas etapas. Confira!

1. Plan: planejar

Esta é a primeira etapa de um projeto de engenharia, e é fundamental para que ele tome forma. Nela, são consideradas questões como: 

  • objetivos do projeto;
  • quais problemas devem ser resolvidos de antemão;
  • quais serão as metas;
  • como será construído o plano de ação;
  • quem serão os responsáveis por cada etapa.

Ou seja: este é o momento de realmente estruturar todo o projeto de engenharia, do começo ao fim

2. Do: fazer

Nesta fase, o engenheiro responsável pelo projeto começa a executá-lo. Com base no plano determinado na primeira fase, é hora de colocar a mão na massa e deixar que as diferentes equipes cuidem de suas responsabilidades.

Aqui, é muito importante que o engenheiro tenha uma boa capacidade organizacional, pois será ele o responsável por administrar todas essas equipes e garantir que o cronograma está sendo seguido.

3. Check: verificar

Esta etapa acontece ao mesmo tempo em que a etapa anterior. Ou seja: conforme o projeto começa a ser executado, é papel do engenheiro verificar se ele está seguindo o planejamento e cumprindo todas as normas estabelecidas.

Também é neste momento que o engenheiro e suas equipes podem identificar novos problemas, o que exige grande capacidade de raciocínio lógico e tomada de decisão assertiva. É preciso estar pronto para lidar com surpresas!

4. Act: agir

Com base na etapa de verificação, é hora de o engenheiro responsável pela gestão do projeto começar a agir. Isso pode acontecer a partir do controle das equipes, da manutenção de equipamentos, da resolução de conflitos etc. 

Com um bom planejamento e uma boa gestão, esta etapa não costuma ser muito cheia de problemas. Afinal, basta compreender quais pontos precisam ser aprimorados e começar a colocá-los em prática.

Uma das fases de um projeto de engenharia. Vemos o projeto e um notebook em uma mesa improvisada e a obra sendo executada.

Como elaborar um projeto de engenharia?

Você já entende a importância de um projeto de engenharia bem delineado e bastante claro. Mas como elaborar o seu? Para te ajudar nessa missão, nós separamos 3 dicas fundamentais. Dê uma olhada!

1. Use um software de gestão de projetos

A organização de cada etapa do projeto de engenharia pode ser bastante confusa quando tentamos fazer tudo sozinhos. Por isso, use a tecnologia a seu favor e aposte em um bom aplicativo ou software de gestão. Ele pode te ajudar a ter mais controle sobre cada fase, o que facilitará o seu processo de conferência e a sua tomada de decisão.

2. Tenha um cronograma

Para que o projeto saia do papel e funcione, você precisa saber quando ele começa e quando ele termina. Assim, um cronograma é fundamental. Ele também te ajuda a saber quando cobrar fornecedores e colaboradores, quais processos estão funcionando e o que pode ser prejudicado em caso de atrasos. 

Lembre-se, porém, de ter um cronograma flexível, contando com problemas não previstos e com eventuais desafios de execução.

3. Acompanhe o andamento do projeto

Para saber se o seu projeto está caminhando bem ou não, você precisa acompanhá-lo de perto. Mantenha-se atento ao andamento do projeto e esteja presente, se não diariamente, com a maior frequência possível. Isso evita que problemas se tornem emergências.

Leia também: Vale a pena fazer Engenharia? Conheça o mercado de trabalho

O que é engenharia de projetos?

A Engenharia de Projetos é a área da Engenharia focada na elaboração, construção e desenvolvimento de projetos. Dentre as funções de um engenheiro de projetos, estão:

  • Preparar especificações de cada projeto;
  • Definir técnicas de execução;
  • Indicar os recursos necessários para o projeto;
  • Determinar o cronograma e plano de ação.

Ou seja, essa área da engenharia é ideal para pessoas com boa organização, bom planejamento e que conseguem trabalhar em equipe. O salário da área fica na casa dos R$ 7 mil mensais, mas esses profissionais costumam já ter um bom tempo de carreira e a confiança de seus chefes.

Agora que você já sabe o que é um projeto de engenharia, não deixe de conhecer o Responde Aí! Nossa missão é facilitar a vida dos estudantes de exatas e, para isso, oferecemos materiais e aulas extras. Confira a nossa plataforma e saiba mais!

Deixe um comentário