Avançar para conteúdo principal

Não há como negar o impacto da tecnologia em nossa vida hoje em dia. O século XXI é tido como a era da ciência, e em somente 20 anos fez progressos notáveis.

A tecnologia é uma ferramenta inseparável da nossa sociedade. Seu desenvolvimento representa um marco importante ao longo da história, mas como a utilizamos sempre traz proveitos e provocações.

Discutir os pontos positivos da tecnologia, bem como os negativos, nos dá um entendimento melhor de como ela está mudando nossas vidas em casa e no trabalho. Acompanhe algumas informações que nos farão entender melhor o assunto.

Pontos positivos da tecnologia

Todos os setores do mercado foram largamente influenciados pelo surgimento de novas tecnologias, não há como negar isso. Esses avanços vão desde a medicina à ascensão dos robôs na indústria, e nos últimos anos esse processo tem sido mais rápido ainda. 

A disseminação dos smartphones e o envolvimento constante com o ambiente digital, a variedade de produtos e serviços à disposição estão em constante expansão. 

Mas, em simultâneo, é preciso contar com profissionais que possam trabalhar de forma imaginativa e inovadora com diferentes tecnologias. 

A mera presença dos smartphones está mudando a condução dos negócios, o mundo corporativo está aceitando com muita naturalidade o uso de dispositivos móveis no local de trabalho. 

No entanto, esse novo hábito de colocar todas as informações ao alcance do usuário tem alguns efeitos colaterais que devem ser considerados, como, por exemplo, o sedentarismo. 

Compras, solicitações de serviços e até atendimento de pedidos estão cada vez mais simples de serem feitos, sem a necessidade de deslocamentos. 

Trabalhar em casa — o chamado home office — tornou-se uma prática comum, tendo em vista as atuais disponibilidades de conexões de internet cada dia mais eficientes. 

Os cuidados com a saúde física e mental são um dos principais desafios a serem enfrentados pela nova geração, já profundamente integrada à tecnologia.

Meios de comunicação mais eficientes

Os meios de comunicação estão se tornando cada dia mais eficientes. Sempre estão surgindo novas tecnologias para substituir as antigas. 

E essas substituições tornam-se imediatamente em imprescindíveis. A tecnologia mudou fundamentalmente o nível de bem-estar em nossas vidas.

Facilidade para acessar informações

Quem não conhece a abreviatura www? A World Wide Web transformou o mundo em uma aldeia social, devido à forma como as informações são distribuídas pela internet. 

E não estamos falando só de notícias, mas de qualquer tipo de informação. Tomemos como exemplo o rádio, substituído pela televisão. Hoje em dia a televisão já é digitalizada em LCD e LED. Tudo isso só é possível devido à tecnologia.

Gestão inteligente

Novos sistemas não apenas conectarão as pessoas, mas também os dados e processos que deixarão a operação do negócio inteligente. 

É nesse momento que os gerentes de TI precisam assumir a liderança e fazer novos investimentos, sobretudo em serviços técnicos para complementar seus sistemas. E a tecnologia é o caminho mais rápido para atender a essas demandas.

Relação custo-benefício

A eficiência de custos é um dos principais objetivos da tecnologia, ou seja, tornar os bens mais acessíveis às pessoas. Isto auxilia muito na relação custo-benefício, sendo muito favorável ao consumidor. 

O custo de uma máquina de grande utilidade é muito menor do que podemos supor. Por fim vem a concorrência, que ajuda a reduzir ainda mais os preços.

Inovação em muitas áreas

A tecnologia de fato trouxe digitalização e modernização a muitas áreas. Seja na medicina, eletrônica ou agricultura, a tecnologia revolucionou o mundo. Melhorias na tecnologia agrícola culminou em alimentos melhores para a saúde. 

Doenças intratáveis, como o câncer, agora são curáveis. Enfim, em praticamente todos os campos foi feita uma melhora tecnológica.

Avanços da tecnologia

Pontos negativos da tecnologia

É inegável que a tecnologia tem muitos pontos positivos, mesmo assim não podemos nos esquecer que, além do uso em excesso, existem outros fatores que podem ser considerados pontos negativos. 

O impacto na sociedade é gradativo e inexorável, razão pela qual devemos estar cientes dos perigos potenciais à privacidade e à individualidade. Vejamos alguns destes pontos negativos:

Diminuição da interação pessoal

Na mesma proporção em que os sistemas computadorizados aperfeiçoam a colaboração entre as pessoas, os avanços tecnológicos reduzem as interações face a face.

Essas interações muitas vezes são essenciais para o triunfo de uma empresa, como aquele brainstorming ou feeling que só é possível com a equipe debatendo junto, no mesmo ambiente.

Frustração

A cada dia que passa usamos com mais frequência os aparelhos tecnológicos. 

Por exemplo, quando alguém nos pede para concluir uma tarefa que exige que paremos de conversar com alguém no Facebook,ficamos rapidamente irritados e normalmente vem a frustração.

Segurança da informação

Esta é a preocupação número um das empresas que se tornaram digitais. Um equívoco neste caso é achar que nossas vidas pessoais estão mais seguras evitando migrar para a nuvem. O fato é que isso logo estará fora de questão. 

As empresas que não investem em dados não podem competir em pé de igualdade. Portanto, o apoio de fornecedores confiáveis e empresas profissionais tem muita importância. 

É a única maneira de a TI se preparar para riscos sem perder os benefícios da tecnologia.

Impaciência

O simples fato de as páginas na internet demorarem segundos para carregar nos deixa estressados. Isto tem uma consequência muito negativa, já que é preciso paciência para lidar com as adversidades diárias, incluindo aquelas no ambiente de trabalho.

Competir com inteligências artificiais

É pouco provável que mesmo os especialistas em tecnologia mais otimistas não pudessem prever o avanço tão rápido da inteligência artificial no local de trabalho. Hoje em dia, a análise de Big Data e uso de Machine Learning são a base do Business Intelligence. 

Por mais difícil que pareça, preparar-se para introduzir essas tecnologias em sua empresa e evoluir com elas só terá a ganhar profissionalmente. 

Em um futuro não muito distante, os especialistas nesta atividade técnica serão os mais procurados pelas empresas, independentemente do setor.

O avanço da tecnologia

As mudanças tecnológicas têm sido tão rápidas e surpreendentes que nunca sabemos o que pode vir no amanhã. Em poucos anos nossos hábitos se transformam e, muitas vezes, nem nos damos conta disso. 

Com o avanço da tecnologia, a era da cultura de dados aprimorou e melhorou nossa experiência no mundo digital, mas também gerou dúvidas sobre cibersegurança (segurança cibernética). 

Isso o surgimento de novas leis, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – nº 13.709). 

Essas novidades estão mudando como interagimos com as pessoas, as coisas e o mundo ao nosso redor, acabando por influenciar como consumimos e impactando diretamente na economia, fazendo com que as empresas sejam obrigadas a otimizar processos e fazer mudanças. 

Desde o modo como produzem seus produtos e serviços até como as pessoas e as máquinas funcionam.

Deixe um comentário