Avançar para conteúdo principal

A faculdade pode ser bem cansativa; além das aulas durante a semana, o estudante ainda tem que tirar um tempo para fazer os trabalhos e estudar para as provas. Nos momentos de descanso, uma das melhores opções é assistir filmes sobre tecnologia, que mesclam o lazer com mais aprendizado.

Os filmes podem ser uma ótima opção para quem quer reforçar a matéria de uma forma mais tranquila. Seja com histórias reais ou com ficção científica, é sempre possível aprender um pouco mais sobre a história, as possibilidades e os limites da tecnologia.

Para te ajudar a escolher boas obras, preparamos essa lista com 10 filmes sobre tecnologia. Nela você verá diversos temas dentro da área, dando uma visão bem ampla de seu alcance.

  1. A Rede Social

Como o nome já mostra, o filme A Rede Social conta a história de uma delas, no caso a mais popular de todas, o Facebook. A história mostra o início da rede, apresentando a caminhada de Mark Zuckerberg para o sucesso e os problemas que ela teve em nível pessoal e profissional.

Por que assistir: o filme retrata a criação do Facebook, que além de ser a maior rede social, é relevante até os dias de hoje. A empresa cresceu tanto que adquiriu o Instagram e o Whatsapp e passou a se chamar Meta, uma das principais investidoras no Metaverso.

Onde assistir: HBO Max e Star+.

  1. Ex Machina: Instinto Artificial

O filme mostra a história de um programador que é escolhido para testar uma inteligência artificial no corpo de uma robô. A trama se desenvolve à medida em que ela vai se desenvolvendo e ele se apaixonando, criando uma situação complicada com o criador.

Por que assistir: traz bons debates sobre IA, mostrando até onde ela se aproxima de um ser humano.

Onde assistir: Prime Video.

Leia também: O que é robótica? Saiba para o que ela serve

  1. O Jogo da Imitação

O filme conta a história de Alan Turing, o pai da computação moderna. Na obra, é mostrado como ele criou uma máquina que conseguia decifrar as mensagens dos alemães, durante a Segunda Guerra Mundial.

Por que assistir: além de ser uma história extremamente relevante para quem trabalha com a computação, o filme conta com uma carga dramática grande ao mostrar as represálias sofridas por Alan Turing por ser gay, mesmo tendo ajudado na guerra.

Onde assistir: HBO Max.

Leia também: O que é ciência da computação? Conheça essa área

  1. Jobs

Mais uma obra real sobre alguém importante da tecnologia, aqui temos a história de Steve Jobs, o criador da Apple. Além de mostrar muito sobre o mercado, neste filme você percebe que os gênios da área são tão humanos quanto a gente, passando por desafios e dificuldades.

Por que assistir: a mistura de tecnologia e negócios é o ponto chave de Jobs, que encontrou o caminho certo para fazer a Apple dar certo.

Onde assistir: Prime Video.

  1. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

Imagina ter a possibilidade de apagar as memórias que você tem de uma pessoa depois que um relacionamento acaba. Essa é a história de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, um filme que mistura romance, ficção científica e drama.

Por que assistir: além de contar com um roteiro bem criativo, a história mostra o quanto a tecnologia pode afetar a vida de uma pessoa, mesmo que ainda não chegamos nesse ponto de interferência.

Onde assistir: Claro tv+.

Filme Minority Report mostra Tom Cruise utilizando uma tela virtual, acessando cenas de uma gravação de vídeo.
  1. Jogador Nº 1

Em 2044, em um mundo extremamente pobre e desigual, a utopia virtual OASIS é onde muitas pessoas passam seu tempo. Além deste metaverso possibilitar que as pessoas vivam, trabalhem e se relacionem, ele ainda conta com enigmas que levam a um prêmio extremamente valioso.

Por que assistir: com um dos temas da tecnologia que mais está em alta, Jogador Nº 1 traz uma ótima abordagem sobre as possibilidades do Metaverso. Além disso, a destruição do planeta e a desigualdade são pautas importantes na obra.

Onde assistir: HBO Max.

  1. Snowden – Herói ou Traidor

Contando a história de Edward Joseph Snowden, esse filme mostra o vazamento de dados da NSA que o analista de sistemas promoveu. Nos documentos vazados, está a comprovação de que os EUA realizaram espionagem de cidadão e líderes internacionais.

Por que assistir: além de trazer uma reflexão sobre o embate entre expor dados de espionagem e traição ao próprio país, a obra reflete sobre nossa privacidade e a segurança da informação.

Onde assistir: Star+.

  1. Ela

Ela mostra a relação entre um homem solitário e Samantha, sua assistente de voz que é uma inteligência artificial que pode manter relações verdadeiras com os humanos. A história se complica quando ele começa a se apaixonar pela tecnologia.

Por que assistir: o filme fala bastante sobre a solidão em tempos de tecnologia, assim como estende o debate para o papel que a inteligência artificial pode ter em um mundo em que as pessoas se conectam cada vez menos.

Onde assistir: Paramount+.

Leia também: Descubra o que é e como funciona a inteligência artificial

  1. Minority Report – A Nova Lei

Minority Report passa no futuro, quando a humanidade conta com uma tecnologia que identifica assassinos antes mesmo dos crimes serem cometidos. A história se complica quando o chefe da divisão de Pré-Crime é acusado de um futuro homicídio e precisa descobrir quem está tentando incriminá-lo.

Por que assistir: ótima obra para a tecnologia e para o direito, o filme vai aos limites da justiça e da interferência dos avanços tecnológicos na nossa vida.

Onde assistir: Netflix e Prime Video.

  1. Tempos Modernos

Apesar de pensarmos na internet e em recursos aprimorados quando falamos de tecnologia, ela também diz respeito aos avanços históricos menos “complexos”. Em Tempos Modernos, um operário da linha de montagem vê sua saúde mental se transformar à medida que a tecnologia vai modificando seu trabalho.

Por que assistir: é um filme de Charles Chaplin, de 1936, que mostra o esgotamento do ser humano com a repetição de um trabalho completamente robótico, dando uma noção maior sobre o fordismo e a Segunda Revolução Industrial.

Onde assistir: Globoplay, Pluto TV, Libreflix e Looke.

Para poder assistir mais filmes sobre tecnologia, é fundamental ir bem nos estudos. O Responde Aí te ajuda nisso, apresentando uma plataforma que explica as matérias de Exatas com a linguagem do estudante!

Deixe um comentário