Avançar para conteúdo principal

Com o avanço da tecnologia, diversas mudanças são implementadas no trabalho. Para se manter relevante, é preciso se adaptar e entender quais são as tendências do momento, e isso vale tanto para profissionais quanto para as empresas.

Trazendo muitas dessas mudanças, temos o termo Indústria 5.0. Para quem quer se destacar no mercado de trabalho, conhecê-lo é fundamental. Nesse texto iremos explicar o que é a Indústria 5.0, mostrando seus pilares e benefícios. Esperamos que você faça uma boa leitura e se torne o profissional do amanhã!

O que é Indústria 5.0?

Seguindo um conceito de que passamos por revoluções industriais durante a história, a Indústria 5.0 indica a última delas. Sua ideia central está em combinar o uso de máquinas inteligentes com o trabalho cognitivo das pessoas.

Na Indústria 5.0, o toque humano traz a criatividade para se somar à automação. Ela entende a importância de utilizar a tecnologia nos negócios, ao mesmo tempo que retoma a humanização da cadeia produtiva.

Quais são os pilares da indústria 5.0?

Nessa ideia de desenvolver a produção através de um trabalho conjunto de máquinas e homens, a Indústria 5.0 se apoia em três pontos centrais. São eles que dão a luz para a evolução que é esperada nas empresas e nos trabalhadores. Conheça agora três pilares básicos:

  1. Sustentabilidade

Seguindo uma tendência da produção mundial, a Indústria 5.0 aposta em um desenvolvimento sustentável. A ideia é que o mercado possa alcançar o progresso sem prejudicar o meio ambiente.

Deste modo, as máquinas não devem otimizar a produção a todo custo. É preciso entender quais são os limites da indústria no que tange a proteção do planeta, procurando um consumo ético dos recursos naturais.

  1. Inovação

A inovação é trazida de duas formas: com as pessoas e com as tecnologias. No que diz respeito aos profissionais, a Indústria 5.0 aposta no raciocínio e criatividade humana para estabelecer produtos mais personalizados.

Quanto às máquinas, é esperado que possamos contar com recursos tecnológicos cada vez mais avançados. Somando essas duas frentes, teremos soluções mais completas e inovadoras.

Um trabalhador mais velho em contato com um computador bem moderno, utilizado para controlar máquinas na indústria.
  1. Integração

Como você pode ver, a atual pedida é por um ambiente que une profissionais capacitados com tecnologias de ponta. A ideia é estabelecer postos de trabalho que mesclam a objetividade das máquinas com as expertises humanas.

Apesar de termos avançado em matéria de inteligência artificial, a capacidade cognitiva do homem é fundamental. Integrado com as máquinas, são os profissionais que tomam decisões, personalizam e humanizam a indústria.

Quais foram as outras revoluções industriais?

Se estamos chegando na Indústria 5.0, é de se imaginar que tivemos quatro formatos anteriores. E isso é verdade! A cada momento em que a produção foi revolucionada, temos uma nova numeração.

Para analisar cada uma dessas revoluções, é preciso ter em mente que todas contaram com novidades que foram gigantes para suas épocas. Conheça um pouco de cada uma:

  1. Indústria 1.0

A Indústria 1.0 teve seu advento através da energia a vapor e do uso da energia mecânica, com as primeiras máquinas. Apesar de parecer pouco atualmente, esse maquinário podia, dependendo do caso, aumentar a produtividade em 8 vezes.

A energia a vapor também transformou o transporte, dando, futuramente, início ao navio e à locomotiva a vapor. Além de aumentar a produção, a Indústria 1.0 também revolucionou sua distribuição.

  1. Indústria 2.0

No século XIX, a Indústria 2.0 surgiu com a descoberta da eletricidade e a produção em linha de montagem. Com a distribuição da energia elétrica, ficou cada vez mais fácil aumentar a produtividade com novas máquinas.

Destaque do fordismo, a produção em linha de montagem também mudou muito a indústria. Com cada funcionário desempenhando uma função, os processos se tornaram mais rápidos.

  1. Indústria 3.0

Já bem mais atual, a Indústria 3.0 é caracterizada pela invenção do computador. Por mais que fossem máquinas mais primitivas, limitadas e enormes, esses equipamentos deram novas possibilidades para o trabalho.

Com sua implementação, o processamento das máquinas foi superando o fordismo. Esse foi um início para a automação de tarefas, trazendo a substituição de pessoas por máquinas.

  1. Indústria 4.0

Por fim, temos a Indústria 4.0, que ainda segue em voga na maioria dos espaços. Com a evolução da computação, essa nova fase tem seu principal foco na automação, na criação de máquinas que realizam trabalhos sem contar com a intervenção humana.

Junto da automação, temos o desenvolvimento da internet, que aperfeiçoou a produção e trouxe novas possibilidades. O uso dos dados e da inteligência artificial também tem grande influência aqui.

Quais são os benefícios da indústria 5.0?

Obviamente, cada nova revolução industrial que surge vem para melhorar nossas relações de trabalho. As inovações tecnológicas aperfeiçoaram a produção, trazendo as vantagens possíveis para cada momento histórico.

Na Indústria 5.0, novos benefícios foram implementados para o trabalho e para a sociedade. Conheça 3 dos principais:

  1. Personalização

No atual momento, não basta automatizar os processos, é preciso trazer soluções personalizadas para o consumidor. Na Indústria 5.0, esse ponto é totalmente suprido com a volta do toque humano para a cadeia produtiva.

No fundo, esse é o momento de combinar a demanda do mercado, com a personalização e a produção em grande quantidade. 

  1. Otimização de custos

Com a união dos trabalhadores com a tecnologia, ultrapassando a ideia de automação máxima da 4ª revolução industrial, os custos tendem a diminuir. É preciso entender que os “robôs” não irão roubar nosso trabalho, e sim transformar a sua execução.

Juntando essas duas forças temos a possibilidade de processos que saiam mais baratos. Os serviços em home office, por exemplo, reduzem com transporte e também com o tempo.

  1. Proteção ao meio ambiente

Por fim, temos a proteção ao meio ambiente, que é um tema de grande importância para as empresas e para o profissional do amanhã. As novas tecnologias, antes mesmo de sua criação, precisam ser planejadas já pensando em sustentabilidade.

Além de se preocupar com o trabalho, é fundamental ir bem na faculdade? Se você precisa melhorar em alguma disciplina de Exatas, que tal conhecer o Responde Aí e sua didática?

Um comentário

Deixe um comentário