Avançar para conteúdo principal

Já imaginou se fosse possível transformar toda a carga de aprendizado e conhecimento que você está vivenciando em seus anos de universidade em um negócio próprio que lhe traga satisfação pessoal e profissional, além daquele tão sonhado retorno financeiro?

Pois saiba que o empreendedorismo cada vez mais faz parte da vida de muitos estudantes de diversas áreas!

Eles tiveram aquela “big business idea” dentro do seu segmento de estudos e perceberam que a faculdade pode oferecer um ambiente bastante propício para realizar o planejamento e colocar em prática o desenvolvimento e implantação de suas ideias.

Afinal, em grande parte dos casos, os empreendedores universitários podem compensar a pouca experiência no mundo dos negócios por meio do apoio e suporte oferecido pelos professores, que atuam como seus mentores e consultores.

Além disso, a própria instituição incentiva as diferentes iniciativas de seus alunos, ao permitir que suas instalações sejam utilizadas para a criação e amadurecimento de cada negócio e, assim, possam sair do papel e se tornar realidade.

Continue com a gente neste artigo para entender melhor como é possível tornar-se um empreendedor universitário bem-sucedido antes de mesmo de concluir o curso e entrar formalmente no mercado de trabalho.

Como tornar-se um empreendedor universitário bem-sucedido

Conciliar os estudos com o espírito empreendedor é um desafio que deve ser encarado com disciplina e responsabilidade.

No entanto, trata-se de uma jornada que vai sendo construída a cada dia e que os erros cometidos hoje servem de lição para os acertos que virão na sequência.

É importante estabelecer uma rotina, com horários dedicados a cada atividade (estudos e negócios), mas nada é definitivo. O que não está dando certo agora pode ser modificado, visando o seu aperfeiçoamento.

Confira a seguir algumas dicas importantes que podem ajudar o estudante universitário a ser bem-sucedido em sua missão empreendedora!

  1. Aproveite ao máximo as experiências universitárias

A universidade oferece inúmeras oportunidades de aprendizado que culminam com o crescimento do empreendedor iniciante.

As ideias que surgem pelo caminho podem aparecer a qualquer momento. Por isso, dê atenção às suas aulas, mas não deixe de participar de tudo o que puder.

Compareça a eventos empresariais e visitas guiadas a empresas, visite feiras de negócios, converse com gestores, faça contatos com outros empreendedores e aproveite todas as oportunidades que a faculdade oferece.

  1. Busque inspiração nas histórias de sucesso

São inúmeros os casos de empreendedores bem-sucedidos que deram os primeiros passos quando ainda estavam na faculdade.

Existem as histórias clássicas de nomes como Steve Jobs (Apple), Bill Gates (Microsoft) e Mark Zuckerberg (Meta – Facebook e Instagram).

Mas muitos daqueles que não alcançaram a fama, apesar de se sobressaírem no mundo dos negócios desde cedo, demonstram o poder da visão empreendedora, da determinação e do firme propósito de vencer que caracterizam a sua jornada.

Os portais de empreendedorismo na internet trazem as histórias surpreendentes de diversas pessoas “comuns” que chegaram ao sucesso por perseguirem o seu sonho. Vale a pena procurar e se inspirar!

  1. Construa o seu próprio caminho

Cada pessoa possui a sua própria história. Por isso, é importante focar nas condições que a sua realidade apresenta, evitando comparações exageradas com outros empreendedores ou se deixando levar por suposições fantasiosas de como foi o caminho percorrido por eles.

Buscar inspiração não significa copiar o que já foi feito anteriormente pelos outros, mas entender que existem experiências e lições que podem ser adaptadas à sua realidade.

  1. Plano de Negócios: o planejamento do empreendimento

O planejamento é a base do sucesso de qualquer tipo de negócio. Não são raros os casos de empresas que fecharam rapidamente as portas por não terem se dedicado adequadamente à fase de planejar suas atividades futuras.

Por isso, é muito importante planejar todos os aspectos do empreendimento, tendo total controle sobre questões relativas à gestão administrativa, finanças e marketing.

A melhor forma de fazer isso é por meio de um Plano de Negócios, documento que irá orientar todas as atividades relacionadas à nova empresa.

Se for necessário, faça cursos online ou consulte entidades que incentivam o surgimento de novas empresas, como o Sebrae, para aprender a elaborar o Plano de Negócios do seu empreendimento.

  1. Planeje suas atividades ao longo do tempo

É importante que você consiga identificar quantas horas semanais poderá se dedicar ao seu negócio, tendo em vista a carga horária de aulas, trabalhos e outras atividades acadêmicas que a universidade impõe.

É esse o tempo que você terá para fazer o seu empreendimento acontecer e, nesse quesito, disciplina é mais do que fundamental.

  1. Construa o seu network

O ambiente universitário é rico em possibilidades de criar e expandir sua rede de relacionamentos. Professores, colegas de sala, alunos de outros cursos, enfim, todos devem fazer parte do seu network.

Essa diversidade possibilita que parcerias de negócios possam se estabelecer no presente, sem contar que, no mundo dos negócios, todas as sementes plantadas hoje podem render muitos frutos no futuro.

  1. Utilize os recursos que a universidade oferece

Buscar as orientações e o conhecimento dos professores é importante para que o empreendedor universitário possa ser bem-sucedido em sua iniciativa de montar uma empresa, especialmente no que se refere à gestão do novo negócio.

Também é importante verificar se a universidade em que você estuda possui as chamadas “incubadoras de novos negócios”, que visam justamente dar suporte a empreendimentos formulados pelos alunos.

Se este for o seu caso, não deixe de aproveitar esta grande oportunidade!

  1. Esteja aberto à capacitações fora da universidade

Lembre-se de que também existe muito a aprender fora do ambiente universitário.

Por isso, busque o conhecimento que sua faculdade não contempla em cursos complementares online, especialmente aqueles relacionados à administração de negócios, novas tecnologias etc.

  1. Seja dedicado ao seu empreendimento

Ser um empreendedor universitário exige bastante dedicação, pois é preciso conciliar as obrigações de estudante com o sonho de fazer o negócio dar certo. Se caso for abrir um negócio, use um bom gerador de nomes gratuito.

Por essa razão, para que o sonho possa se transformar em realidade, é preciso saber dedicar tempo e esforço suficientes, superando os obstáculos e desafios.

Histórias de sucesso que inspiram são construídas a partir de inteligência e uma boa dose de suor, e cabe a você dar o seu máximo para que a sua jornada seja bem-sucedida.

Dica extra: deixe a tecnologia ajudar na gestão do seu empreendimento

O “calcanhar de Aquiles” de muitos empreendedores universitários reside na gestão administrativa e financeira do seu negócio.

Em boa parte dos casos, o estudante entende bastante da parte técnica da empresa que está montando, mas enfrenta problemas nos aspectos gerenciais.

Uma boa solução é contratar um software de gestão empresarial, que realiza de forma automática as atividades de ordem financeira e administrativa, liberando o empreendedor para cuidar dos assuntos que lhe trazem maior satisfação.

O Simples Agenda, empresa parceira do Responde Aí, é um software de gestão que cuida da administração e controle financeiro do seu empreendimento de forma rápida e descomplicada.

O sistema cuida de rotinas como contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, emissão de boletos e de notas fiscais, agenda online, entre outros.

Além disso, o armazenamento das informações é feito em nuvem e a interface é muito intuitiva e amigável.

Se você se interessar em conhecer todos os recursos oferecidos pelo sistema, o Simples Agenda te convida a fazer um teste grátis de 35 dias sem compromisso ou necessidade de informar os dados do cartão de crédito.

Você vai ver que a gestão do seu empreendimento ficará muito mais fácil, te liberando para cuidar das atividades que você mais gosta em sua empresa.

Conteúdo produzido pelo site Simples Agenda

Deixe um comentário