Avançar para conteúdo principal

Se você precisa apresentar um trabalho acadêmico, geralmente surge uma dúvida: como fazer um slide para apresentação na faculdade? 

Depois de optar por fazer o slide, que geralmente é a melhor escolha, você deve ficar com diversas dúvidas de como utilizar o PowerPoint. Isso é natural, afinal, o programa do pacote Office não é tão utilizado quanto seus irmãos Word e Excel.

Ao pensar em como organizar uma apresentação de trabalho, você deverá conhecer bem seu tema e, principalmente, seu público. Antes de mais nada, é preciso saber o que e para quem falar.

Você também pode ficar em dúvida de como fazer um slide para apresentação na faculdade sem ter nenhuma norma específica para esse tipo de trabalho, que é diferente da parte escrita, no qual a ABNT irá trazer diversas normas. Essa liberdade, desde que bem aproveitada, pode ser um ponto forte, e não um problema.

Para te ajudar em todas essas dúvidas, traremos 10 dicas para você preparar seu slide. A ideia é que seu trabalho transmita o conhecimento e mantenha a atenção do público. Boa leitura!

Leia também: O que é norma da ABNT? Conheça as regras para trabalho

10 dicas para fazer um slide para apresentação na faculdade

Como já falamos, não existem regras quanto à formatação dos slides, a não ser que a instituição ou evento tenha suas próprias. Sem ter um norte de como construí-lo, o trabalho pode ficar mais difícil, mas é claro que você pode usar essa abertura para explorar possibilidades e fazer algo de qualidade.

Entretanto, é interessante seguir algumas convenções do que é agregador ou não na hora de criar e apresentar um slide, afinal, você precisa ter um bom recurso para facilitar seu trabalho. Confira agora nossas 10 dicas de como fazer um slide para apresentação na faculdade:

  1. Planeje seu slide e apresentação

Antes de mais nada, é fundamental planejar aquilo que será feito. Se preparar bem é a melhor forma de garantir que o trabalho cumpra seus objetivos, passando o conteúdo com qualidade e mantendo a atenção do público. 

Pense em tudo que você deve inserir no slide antes mesmo de abrir o PowerPoint! É claro que você pode precisar adaptar e inserir algum conteúdo depois, mas isso precisa ser bem avaliado.

  1. Organize seu slide da mesma forma que um trabalho

Diferente de um trabalho escrito, o slide não possui regras da ABNT para normalizar como ele deve ser feito. Apesar de isso ser uma vantagem, é preciso estabelecer uma organização que facilite seu entendimento.

Mas como organizar uma apresentação de trabalho? A melhor forma é seguindo a mesma fórmula de seu trabalho escrito, afinal, essa é a ordem que o seu raciocínio deve seguir, que pode ser acompanhada pelo público.

Leia também: Como escrever um artigo acadêmico?

  1. Escolha bem a fonte

Felizmente, em um ambiente acadêmico, em 2022, já foi superado o uso de fontes extravagantes! É preciso lembrar que a “decoração” do seu slide jamais pode ofuscar seu conteúdo, ainda mais na letra.

O ideal é trabalhar com fontes sem serifas como Arial, Tahoma ou Calibri. Quanto ao tamanho, é fundamental pensar onde você estará apresentando, lembrando de dar visibilidade para quem estará no fundo da sala.

  1. Não exagere nas informações

Você precisa saber qual é a função do seu slide, que deve ser utilizado como uma base para sua apresentação, e não como um documento com tudo que será visto. É preciso se atentar com o que deve ir ou não para seu trabalho.

O PowerPoint deve trazer os pontos principais, sem tirar a atenção do que você diz. Foque em estabelecer um tamanho viável para os slides, sem ser muito longo e nem muito curto.

Estudante cria sua apresentação em seu notebook, na mesa, podemos ver diversos papéis e uma caneta.

  1. Utilize o fundo branco

Não sendo pedido outra cor, o ideal é utilizar o fundo branco, que ilumina bem o espaço e coíbe o sono de quem assiste a apresentação. No caso de imagens de fluorescência ou muito claras, utilize o fundo preto.

  1. Substitua texto por imagens

Se o slide deve chamar a atenção para pontos centrais, nada melhor que fazer isso com o uso de imagens. As imagens são mais didáticas e não cansam o ouvinte.

Entretanto, não insira imagens demais em um mesmo slide porque deixará o trabalho confuso e poluído. Lembre-se também de não deixar o material ofuscar o conteúdo que está sendo passado.

Leia também: Como fazer um resumo de texto? Veja o passo a passo

  1. Aproveite a interação do PowerPoint

Você não precisa iniciar o slide com toda a informação que terá nele, ela pode ir aparecendo a medida em que você vai explicando. É possível utilizar os recursos do programa para aperfeiçoar seu trabalho, mas, mais uma vez, é preciso ser moderado.

Tome cuidado com os efeitos, transições e animações! Você irá apresentar em um ambiente acadêmico, onde a seriedade é característica. Por isso, não use recursos espalhafatosos e que retiram a concentração.

  1. Não numere as páginas

Apesar de ser cobrado no trabalho escrito, o ideal é que seu slide não seja numerado. Com páginas contadas, você pode deixar o público assustado ou até mesmo ansioso.

A numeração pode deixar todo mundo cansado quando o trabalho tiver muitas páginas, mesmo que a passagem por elas seja rápida. Além disso, ao chegar no final, as pessoas perderão a atenção e ficarão ansiosas pelo fim da apresentação.

  1. Saiba quem é seu público

Assim como em todo espaço que estamos, é preciso saber para quem estamos falando. Existem diferenças entre preparar um trabalho para sua turma e apresentar um seminário na faculdade, por exemplo.

De acordo com o nível de conhecimento de quem assiste, seu slide poderá ser mais técnico e aprofundado. A seriedade do espaço também deve entrar na análise, até para decidir por fazer algo mais formal ou não. 

  1. Não fique lendo o slide

Apesar de todo mundo conhecer essa dica, vale sempre a pena ressaltar: não leia o texto que está presente no slide! É claro que você poderá retornar a ele se perder o raciocínio, mas o ideal é que seu uso não seja recorrente.

Se é cansativo uma aula na qual o professor lê slide, porque você faria o mesmo? Lembre que você tem conhecimento e domina o assunto!

Além de fazer um bom trabalho, é preciso dominar as disciplinas da graduação. Que tal conhecer o Responde Aí e ter aquele reforço nas principais matérias de Exatas?

Deixe um comentário