Avançar para conteúdo principal

Sair do ensino médio é um momento de grandes mudanças. Além de iniciar um novo grau de ensino que tem suas cobranças, metodologias e dinâmicas diferentes, vem junto uma grande dúvida: “biológicas, exatas ou humanas? O que eu devo estudar?”

Nas escolhas do ensino superior, antes de pensar em um curso específico, é interessante saber qual área de estudo combina mais com seu perfil. Cursar uma graduação com a qual você se identifica é fundamental porque, além de estudar por cerca de 4 ou 5 anos, ela fará parte do seu cotidiano após a formatura, quando entrar no mercado de trabalho.

Por isso, fizemos um panorama das ciências biológicas, exatas e humanas, além de mostrar alguns critérios que podem te auxiliar a encontrar seu caminho pelas áreas. A seguir, exploramos o campo das exatas. Depois da sua leitura, não deixe de conferir no blog do “Como Aprender” a segunda parte do texto, que apresenta as ciências humanas e biológicas!

Como saber sua área de estudo ideal?

Para saber qual a área do conhecimento ideal para o estudante, é preciso estar aberto à pesquisa e a uma análise completa sobre si. Não adianta ir atrás de profissões de renome, em alta ou com salários exorbitantes; você deverá escolher algo que possa mandar bem e, principalmente, ser feliz com suas escolhas profissionais.

Para uma escolha tão importante, não dê bobeira nem faça de qualquer forma. Fuja de ideias pré-concebidas e dos estereótipos que ganham cada vez mais a internet; você precisa pesquisar sobre cada área de estudo em fontes confiáveis.

Seu futuro é bem maior do que um quiz ou post divertido de rede social, então leve essas primeiras escolhas a sério. Para te ajudar, iremos apontar 4 critérios que te ajudarão a se conhecer e entender melhor se você deve seguir para biológicas, exatas ou humanas. Vamos lá?

  • Conheça os tipos de inteligências que você possui

Essa ideia de que as pessoas são puramente inteligentes ou burras está totalmente ultrapassada e desconectada da realidade! A inteligência é uma coisa extremamente ampla, que se manifesta de formas diversas.

Cada atividade que você realiza irá cobrar mais de um conhecimento específico, e isso não é diferente quando se trata dos tipos de ciência. Se você possui uma inteligência específica, é de grande ajuda se ela for útil para a área que você escolher. Conheça agora quais são elas:

  1. Inteligência corporal ou cinestésica;
  2. Inteligência espacial;
  3. Inteligência existencialista;
  4. Inteligência interpessoal;
  5. Inteligência intrapessoal;
  6. Inteligência linguística;
  7. Inteligência lógico-matemática;
  8. Inteligência musical; e
  9. Inteligência naturalista.
  • Pense qual o trabalho você quer ter

Ainda mais importante do que gostar de um curso, você precisa fazer uma escolha na qual se sentirá satisfeito com o trabalho que terá depois. Por mais que seja longa, a faculdade tem um tempo para ser realizada, já sua profissão pode te acompanhar a vida inteira.

Se você gosta muito de determinado assunto, mas não se imagina trabalhando com ele, provavelmente será a escolha errada. Seu presente deve ser planejado já pensando no futuro.

  • Ouça profissionais e alunos da área

Uma das melhores formas de decidir entre biológicas, exatas ou humanas é conhecendo a realidade de quem está envolvida com essas áreas. Como já avisamos, não dá para confiar em estereótipos, então é fundamental ver o estudo e a atuação na prática.

Não sabe se a profissão é tudo aquilo que você espera? Ouça o que os trabalhadores daquela área dizem sobre. Tem dúvidas sobre como é um curso específico? Confira os relatos dos alunos da graduação. Para ter acesso a essas opinião realistas, uma boa saída é ir em uma mostra de profissões

  • Faça um teste vocacional sério

Por fim, você sempre pode apostar nos testes vocacionais, seja para uma área de estudo ou até mesmo para um curso. O importante é procurar por aqueles que realmente possuem credibilidade, que são feitos com uma metodologia bem pensada.

Fuja de sites que trabalham com jargões e estereótipos, na maioria das vezes eles apostam mais no entretenimento do que na seriedade da escolha. Faça testes de portais voltados para a educação e, se possível, faça mais de um para comparar os resultados.

Duas mulheres trabalham num laboratório, elas estão observando plantas, uma está olhando em um microscópio.

Como são as Ciências Exatas?

Nas Exatas, estão aqueles cursos que lidam com o raciocínio lógico, com métodos que buscam respostas palpáveis, objetivas e intransigíveis. Muito conhecida por contar com bastante cálculo, essa área do conhecimento tem sua base principal na matemática.

As Exatas estão no rol dos conhecimentos mais antigos do mundo; foi com elas que o humano conseguiu construir seus grandes monumentos e desenvolver milhares de métodos e tecnologias. 

Quais as principais matérias da escola de Exatas?

O primeiro ponto para descobrir se as Exatas são para você é investigando o que você preferia durante a escola. Além da Matemática, nesta área se destacam a Química e a Física.

Os estudantes de Exatas costumam gostar de uma aula mais prática, que busca trabalhar com seu raciocínio lógico. 

Quais são os cursos de Exatas?

Tendo bastante opções de graduações, as Exatas ocupam um papel grande e de destaque nas universidades brasileiras. Elas contam com as engenharias, cursos que trabalham com finanças, tecnologia e algumas licenciaturas. Veja alguns exemplos:

  1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  2. Ciências Contábeis;
  3. Economia;
  4. Engenharia Ambiental;
  5. Engenharia Civil;
  6. Engenharia de Produção;
  7. Física;
  8. Matemática;
  9. Química; e 
  10. Sistemas de Informação.

Quais são os tipos de inteligências mais cobrados nas Exatas?

Dentro daquela lista com os tipos de inteligência que apresentamos, duas se destacam mais para as Exatas. A primeira, obviamente, é a inteligência lógico-matemática, que diz respeito à habilidade de agir de forma objetiva e abstrata, entendendo os padrões lógicos e numéricos.

A inteligência espacial também pode ser muito útil para você, dependendo do curso que escolher. Essas habilidades serão bem úteis para quem precisa lidar com desenho técnico, além daqueles que trabalham com espaços mais macro, como astrônomos, por exemplo.

Quais são seus principais interesses?

Se ainda tem dúvida entre Exatas ou Humanas, além das habilidades que você já tem, é fundamental saber o que você gosta. Seus interesses são o maior motor para que você possa desenvolver novas expertises, afinal, estamos sempre aprendendo coisas novas. Para quem entra nas Exatas, as principais atuações estão ligadas a:

  1. trabalhar com cálculos e números;
  2. lidar com finanças;
  3. criar projetos e construí-los; e
  4. mexer com as tecnologias.

Nesta primeira parte do texto, explicamos as melhores formas de conhecer sua área de estudo ideal e apresentamos as Ciências Exatas. Para saber mais sobre as Humanas e as Biológicas, confira a segunda parte no Blog do “Como Aprender?”!

Um comentário

Deixe um comentário